Huawei P30 Pro vs. Samsung Galaxy S10+: o duelo dos impecáveis
A Samsung reinou durante muito tempo como rainha absoluta entre os Android topo de linha, sendo muito brevemente (e sem sucesso) desafiada por concorrentes como a LG ou a Motorola. Mas agora um novo competidor entra na arena, querendo ofuscar o brilho do Galaxy S10+: é o Huawei P30 Pro. Quem será o vencedor deste duelo?
Ambos são aparelhos que trazem o melhor da tecnologia, com hardware de ponta, a versão mais atualizada do Android e um design de parar o trânsito. O S10+ já está à venda aqui no Brasil, enquanto o P30 Pro deve chegar em Maio, ainda sem preço definido. Por isso não iremos levar em conta esse quesito em nossa comparação.
A beleza está nos olhos de quem vê
Visualmente ambos são belíssimos, com telas com bordas curvas que ocupam praticamente toda a frente do aparelho, lateral em metal e traseira em vidro. No quesito cores a Samsung, aparentemente, leva a vantagem: o S10+ pode ser encontrado em Prism White (Branco brilhante), Prism Black (Preto Brilhante), Prism Green (Verde Brilhante), Prism Blue (Azul Brilhante), Canary Yellow (Amarelo Canário), Flamingo Pink (Rosa Flamingo), Ceramic Black (Preto Cerâmico) e Ceramic White (Branco Cerâmico).
Já o o P30 Pro está disponível nas cores Aurora (um azul “listrado” muito bonito), Amber Sunrise ( mbar), Breathing Crystal (um tom “degradê” que vai do Azul Claro ao Violeta), Black (Preto) e Pearl White (Branco Pérola). Entretanto, em ambos os casos devemos levar em conta que nem todas as cores estarão disponíveis em todas as regiões, então se o visual é o fator mais importante para você é aconselhável visitar uma loja (ou o site do fabricante) antes de fazer a compra.
E falando em "ver", ambos tem telas estonteantes. A do P30 Pro é imperceptivelmente maior, com 6,47 polegadas contra as 6,4 polegadas do S10+, mas o aparelho da Samsung tem a vantagem na resolução: são 1440 x 3040 pixels, contra os 1080 x 2340 pixels no da Huawei.
A Samsung optou por um “buraco” no canto superior direito da tela para abrigar as duas câmeras frontais, enquanto a Huawei usa um discreto “notch” em forma de gota, centralizado no topo da tela, para abrigar uma câmera de 32 MP. Pessoalmente, acho a solução usada no P30 Pro mais discreta.
O que há de melhor em software
Ambos os aparelhos rodam o Android 9.0 Pie, mas a diferença está nas interfaces. O S10+ usa a nova interface da Samsung, a OneUI, enquanto o P30 Pro vem com a EMUI na versão 9.0. Ambas tem seus méritos: a OneUI é mais “limpa” e otimizada para lidar melhor com telas grandes, enquanto a EMUI tem uma imensa variedade de opções de personalização.
Temos artigos aqui no AndroidPIT explicando um pouco mais sobre cada uma delas, basta seguir os links abaixo. Qual a melhor? É uma questão de gosto pessoal.
- One UI: os superpoderes da nova interface da Samsung
- Uma olhada na EMUI, a interface da Huawei que chega ao Brasil com o P30 Pro e P30 Lite
Rápidos como um raio
Tanto o Galaxy S10+ quanto o Huawei P30 Pro são alguns dos smartphones mais rápidos no mercado, e você não irá se desapontar com o desempenho de nenhum dos dois. Entretanto, há diferenças no que está por “debaixo do capô”.
O P30 Pro usa um processador Kirin 980 produzido pela HiSilicon, uma subsidiária da Huawei, com 8 núcleos rodando a até 2,6 GHz e acompanhado por 6 ou 8 GB de RAM (dependendo do modelo). Enquanto isso, o S10+ vem com o que há de mais novo no arsenal da Samsung, o Exynos 9820, com 8 núcleos a até 2,73 GHz, acompanhado por 8 ou 12 GB de RAM.
A vantagem que a Samsung tem na RAM também se estende ao armazenamento interno: há modelos com 128 GB, 512 GB ou 1 TB. Já o P30 Pro tem modelos com “meros” 128 GB, 256 GB ou 512 GB. O S10+ tem um slot para cartões microSD de até 512 GB nos modelos Dual-SIM, enquanto o modelo da Huawei peca por só aceitar cartões de memória no formato proprietário da empresa, o NM (Nano Memory).
Câmeras incríveis
Ambos os fabricantes se esforçaram para oferecer a melhor experiência fotográfica possível. O Galaxy S10+ chama a atenção pela quantidade de câmeras, são cinco no total.
Três delas ficam na traseira, uma com sensor de 12 MP e lente Wide (grande angular) com estabilização óptica, outra com sensor de 12 MP e lente Telefoto e uma terceira com 16 MP e lente Ultra-Wide. Na frente há uma câmera principal com sensor de 10 MP e uma secundária com lente de 8 MP, para detecção de profundidade. Não há flash frontal.
Entretanto, o claro vencedor nesse quesito é o Huawei P30 Pro. Na traseira ele tem quatro câmeras: um sensor de 40 MP com lente Wide e estabilização óptica, um de 20 MP com lente Ultra-Wide, um sensor de 8 MP com lente Telephoto e uma câmera ToF (Time of Flight), para medir distâncias e fazer um mapa tridimensional da cena.
Um dos destaques é o sensor telephoto. Ele tem um arranjo em “periscópio”, o que permite um zoom óptico de 5x sem uma lente imensa atrás do smartphone. E combinado com o zoom digital do aparelho, é possível chegar a um zoom híbrido de 10x, com excelente qualidade de imagem.
Mas o que mais tem chamado a atenção é o modo noturno do P30 Pro. O smartphone praticamente enxerga no escuro, e não estou exagerando. Fotos em uma sala completamente escura, que parecem um breu com o S10+, no P30 Pro são tão boas que parece que alguém acendeu a luz. O aparelho da Huawei tem simplesmente o melhor modo noturno entre todos os smartphones no mercado.
Autonomia de bateria
Aqui temos outro ponto onde o P30 Pro se destaca. A combinação de sua bateria de 4.200 mAh e dos recursos de gerenciamento de energia do processador Kirin 980 resulta em uma excelente autonomia.
Em um teste sintético, como o teste de bateria do PCMark com o brilho da tela a 50%, ele resistiu por nada menos do que 14 horas, um número impressionante. Em uso típico, ele foi ainda mais impressionante: nosso colega Steffen Herget menciona que só precisou recarregar a bateria a cada dois dias, algo quase inédito em um topo de linha.
Já o Galaxy S10+ tem uma bateria de 4.100 mAh que, embora não faça feio, fica bem atrás da concorrente. Nosso colega Simone Scanu conseguiu cerca de 24 horas de uso típico, incluindo neste período vídeos do YouTube e algumas partidas de jogos como Dragon Ball Legends.
Outro ponto onde a Samsung fica para trás é no carregamento rápido: a Huawei tem um sistema de carga a 40 Watts, o que significa que é possível ir de 0 a 70% de carga em 30 minutos, e conseguir uma carga completa em menos de uma hora.
O S10+, por sua vez, tem carga rápida a 15 Watts, o que significa 40% de carga em 30 minutos, mas 1 hora e 40 minutos para uma carga completa. Se você é do tipo que está sempre em movimento e não pode ficar parado esperando o celular carregar, o Huawei P30 Pro é o smartphone para você.
Quem vence?
Se você precisa de quantidades insanas de memória, tanto RAM quanto espaço para armazenamento, em seu smartphone, o S10+ é a melhor opção. Na verdade a única, já que a Huawei não tem um modelo do P30 Pro com 12 GB de RAM e 1 TB de memória interna. Só prepare o bolso, porque este modelo custa a bagatela de R$ 8.999 por aqui.
Em nossa opinião, o Huawei P30 Pro é o melhor aparelho no geral.
Mas para os “reles mortais”, o Huawei P30 Pro é o melhor aparelho no geral. Digo isto principalmente por dois pontos extremamente importantes para os usuários: a qualidade e recursos das câmeras, com seu zoom poderoso e excelente desempenho à noite, e a incrível autonomia de bateria. Em todo o resto, eles são bastante parecidos.
O preço do Huawei P30 no Brasil, que até o momento é uma incógnita, poderia mudar esse veredito, mas acredito que ele chegará ao país usando a estratégia de “oferecer mais por menos” para vencer a concorrência. Assim que soubermos, atualizaremos este artigo.
Qual smartphone te interessou mais? Deixe sua opinião nos comentários
Huawey sem dúvida é a minha opção, a câmera com esse zoom fodástico me ganhou. O que está pegando é o fato da empresa ficar sem o sistema da Google em breve, mas no geral o P30 é superior ao S10 nos quesitos que mais me importam em um smartphone.
Escolheria o P30 Pro sem pensar duas vezes.
Se tem uma coisa que não faço questão em smartphones é som estéreo, um fone de ouvido resolve tudo.
Quer volume alto ? Conecta no Bluetooth numa JBL ou outra mais barata e problema resolvido.
Huawei o melhor
Gostei dos 2, eu acho que se você quer o melhor no conjunto todo o S10 Plus leva, porém se você quer a melhor câmera vai de P30 Pro sem medo. "A melhor câmera não está no melhor Smartphone" vi um gringo falando isso e acho que essa frase resume bem essa disputa.
Sinceramente o que mais me interessou foi o Huawei P30 Pro, primeiro pq nunca tive smartphone da marca, segundo que a Huawei vem se destacando a um tempo já pela qualidade dos smartphones e é o 2° maior fabricante de smartphones do mundo ou seja, ali Tem qualidade é os comparativos mostram isso.
Só preciso conhecer um pouco mais as linhas e seus segmentos. Então É...
P30 Pro X S10+
P30 X S10
Futuramente...
Note 10 X Mate 30
Pelo comparativo de especificações acho que é isso...
2 Tops
P30 10x0....somente um cego não enxerga isso.
São dois ótimos aparelhos. Mas a reportagem deixou de avaliar alguns pormenores que fazem diferença no uso diário.
Primeiro, a possibilidade de recarga de outros dispositivos é mais bem implementada no S10, já que além de ter, salvo engano, o dobro da velocidade, a Samsung possui no mercado gadgets (relógios e fones) que dão sentido na função.
O som estéreo do Galaxy é bem melhor e em conjunto com a tela formam o melhor dispositivo para consumo de mídia.
A diferença de resolução na tela torna o Galaxy smartphone ideal para uso em realidade virtual.
Por fim, o tal do wi-fi 6 tem feito uma diferença enorme nos downloads. Tanto de atualizações como de restauração de backup... A velocidade é realmente incrível.
Sem comentar que você ainda pode baixar em apk o Samsung good lock 2019 que traz possibilidades de personalização muito interessantes.
Existe também o Samsung pay, que funciona melhor do que o Google play de modo geral uma vez que não depende apenas do NFC. Desse jeito que funciona em todas as máquinas
Hoje o povo acha que smartphone se resume apenas em câmera.
Design eu acho que o P30 Pro é mais legal porque acho a traseira dele mais legal a frente tanto faz a dele quanto a do Galaxy S10.
Na questão interface prefiro a OneUI também pelo visual já que ambas são ricas em recursos.
Sei lá... Decisão difícil escolher entre eles pra mim mas acho que iria de Huawei porque nunca tive um aparelho da marca.
Dois belíssimos gadgets
OFF-TOPIC
Começaram os problemas no Galaxy Fold. Tem um monte de sites em inglês falando disso.
Uma explosão de problemas k
Os dois são fantasticamente sensacionais em tudo. O único senão é o fato do P30 Pro, assim como toda linha não poder receber o padrão micro sd e não ter sai da estéreo. Porém, no mais, são perfeitos. Na dúvida, fico com os dois.
Será uma briga feia, parelha, a ser decidida nos detalhes . Eu particularmente não gosto de que um fabricante te ofereça apenas a opção de comprar dele (fabricante) um acessório para o seu device (vide exemplo do que a Sony sempre fez) . No caso do P30 este detalhe é o uso do exclusivo cartão de memória "Nano Memory" fabricado pela própria Huawei . E se vale a lembrança do que sempre ocorreu com a Sony, os preços deste cartão exclusivo acredito que serão mais altos do que os Micro SD fabricados por várias empresas . Só o tempo dirá .