ARK OS pode ser o nome do sistema alternativo ao Android da Huawei
A Huawei está imersa em sua guerra fria com os Estados Unidos. Em meio às sanções comerciais que a cada dia tiram fornecedores e tecnologias de suas mãos, a pergunta que muitos usuários buscam é: o Android irá sair dos celulares da Huawei? Os primeiros sinais claros sobre a transição começam a se intensificar a partir de agora, com o registro do nome do potencial substituto do robô.
No último dia 24 de maio, a Huawei registou três nomes de sistemas operacionais na EUIPO, o "Departamento de de registros de propriedades intelectuais da União Européia", o Huawei Ark OS, Huawei Ark e Ark OS. Pela documentação não é possível afirmar que esses são os nomes do próximo sistema móvel que a marca chinesa irá usar em seus celulares no lugar do Android, mas o registro chega poucos dias após Tim Watkins, vice-presidente da Huawei para a Europa Ocidental, confirmar ao Financial Times que o sistema alternativo já está em desenvolvimento avançado.
Segundo o executivo, o sistema já foi usado em partes da China e está sendo lapidado pela fabricante para estar completamente pronto até o final do ano. Os primeiros sinais sobre um segundo sistema da Huawei surgiram em meados de novembro, quando as acusações de espionagem industrial e vazamentos envolvendo a fabricante e o governo chinês contra os EUA começaram a ganhar força. Na época o sistema era apelidado de KirinOS.
HongMeng OS
Outra patente registrada pela Huawei faz menção ao HongMeng OS, sistema que é baseado no Linux e foi mencionado por Tim Watkins na mesma entrevista ao Financial Times. Na ocasião, o executivo comentou que o sistema poderia ser lançado até o final do quatro semestre já com uma loja de aplicativos própria.
O HongMeng OS começou a ser desenvolvido pela Huawei em meados de 2012 já com potencial de ser uma alternativa ao Android. A interface do mesmo segue o padrão da EMUI, com ícones quadrados e sem gaveta de apps. A marca não chegou a lançá-lo até o momento e poucos detalhes são conhecidos sobre seu atual estágio de desenvolvimento. Não está claro que o HongMeng OS e o Ark OS são sistemas diferentes para usos distintos ou se a Huawei apenas rebatizou o nome de sua ideia inicial.
Aptoide e AppGallery
Fontes do mercado chinês também garantem que a Huawei está com negociações avançadas entre desenvolvedores e executivos responsáveis pela lojas Aptoide e AppGallery. No caso dessa última, a AppGallery, a opção já está presente em celulares da marca vendidos fora da China por padrão. As negociações seguem no sentido de expandir a oferta de aplicativos e jogos.
A Aptoide é outra opção conhecida entre os usuários do Android e que estaria cotada para ser usada como uma segunda opção. Ainda não está claro, contudo, se desenvolvedores de empresas norte-americanas poderão colaborar desenvolvendo apps e jogos para a Huawei devido às sanções, como é o caso do Facebook, WhatsApp e outras centenas.
E aí, você arriscaria começar do zero com um sistema feito pela Huawei?
Fonte: Android Headlines
Já vem com app de espionagem nativo?
kkkkk
Passo.
Também creio que arriscaria sim, desde que mantivessem o devido suporte e assistência técnica aqui no Brasil.
Se esse sistema sair mesmo e tiver qualidade suficiente para substituir o Android, quem pode sair perdendo nessa briga toda será justamente a empresa americana, Google. Assim Trump mira na chinesa e acerta a americana. Parabéns aos envolvidos!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
arram, vai ganhar do android sim.
Cara, não precisa ser melhor que o Android do Google para gerar prejuízo para o Google. Se a Huawei lançar um fork do Android, que é o mais provável, sendo ela a segunda maior vendedora de produtos Android, você acha que o Google não vai perder nada com as vendas de aplicativos da PlayStore que não será mais embarcada nos produtos da Huawei? Pense fora da caixinha amigão, o mundo não é preto no branco.
Se vai dar certo, só o tempo vai dizer. Só sei que, eu usaria!
A empresa precisa com urgência fazer seu sistema próprio. Por isso que sempre se deve ter um plano B.
"ARGH!" OS
Desenvolver alternativas é muito bom mas fica a dúvida. Será que vai dar certo? A Huawei é uma empresa grande com bastante potencial mas outras grandes tentaram também.
A Nokia com o Symbian, a Samsung com o Bada e posteriormente com o Tizen... Bom não dá pra afirmar nada só esperar pra ver.
eu duvido muito que isso aí de certo, quem comprar smartphone com esse os auternativo com serteza vai se arrepender, digo isso por experiência própria.
Eu não afirmo nada antes de ver produto acabado e em uso. Nunca podemos afirmar por nossas experiências o que será dos outros.
O Tizen por exemplo foi muito bem recebido mas a Samsung só lançou aparelhos de entrada e não tirou proveito do sistema.
Sailfish, firefox o.s....
Nada colou aqui no BR
Sailfish nem veio pra cá... Firefox OS não deu certo porque a proposta dele era rodar somente em aparelhos modestos.
Será fundamental a compatibilidade com os aplicativos Android. Aqui mora o problema.
Ou isso ou um bom apoio de desenvolvedores pra levar apps pra lá. E mais, tem que ser fácil desenvolver pra ele pra não deixar o dev com raiva kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Existem excelentes OS para área móvel como o sailfish disponiveis , para que criar outro ? Comprem o sailfish o qual possue excelentes funções nativas e uma loja de apps como o Aptoide e problema em grande parte solucionado
Eu AMO o Sailfish
Belíssimo OS , lamentável é a dificuldade para nós comprar um Jollaphone
Acredito que seja bom, mas NUNCA encontrei um aparelho só para ao menos vê-lo...
Difícil apoiar algo sem saber como é (ao menos na teoria), experimentar para ter uma noção...
Ainda existe o Linux Deepin,que é bem bonito. Poderiam trabalhar com eles, já que são chineses também, para desenvolver para o smartphone.