Este é o GRANDE problema dos smartphones pequenos!
Nos últimos anos tivemos grandes problemas envolvendo smartphones pequenos. A questão é tão problemática que tivemos inclusive um enorme impacto sobre as vendas deste tipo de dispositivo. Assim, a nossa conclusão é que os celulares pequenos estão enfrentando uma grande ameaça: eles já não estão sendo fabricados!
A tendência no aumento do tamanho dos smartphones está chegando a um novo patamar (a linha Nexus diminuiu em 0.3 polegadas entre o Nexus 6 e o Nexus 6P), mas não fez muita diferença. Eles tem aumentado de tamanho ano após ano, e agora o número de dispositivos pequenos com alta performance quase zero.
Algumas definições
Muito usuários preferem telas maiores, pois acreditam ser melhores ao reproduzir arquivos de mídia. E é verdade, porém existem também muitos que preferem dispositivos menores por serem mais fáceis de manusear e levar por aí.
Mas o que significa dizer que um smartphone é pequeno? É impossível ser preciso neste ponto, porque tudo é relativo e todos temos nossas definições. Para os propósitos deste artigo, consideramos como um dispositivo pequeno aqueles com menos de 5 polegadas na diagonal de tela. Eis os nosso critério:
- A escolha de aparelhos modernos e de alta performance que existem dentro desta gama de dispositivos (tais como a linha Xperia Compact ou o iPhone 6);
- Conveniência: poucos dispositivos são lançados com dimensões inferiores a 5 polegadas.
Como chegamos a essa bagunça?
Este é um problema agravado ano após ano pela Apple. Os fabricantes de dispositivos Android tem que encontrar uma maneira de lutar contra a popularidade dos iPhones, que são sempre aparelhos com menos de 5 polegadas (com exceção das versões Plus). Uma das possibilidades de ter destaque neste mercado quando comparados ao iPhone 4 de 3,5 polegadas, era apelar para o tamanho da tela dos smartphones.
E foi o que as OEM's fizeram. Mas o problema agora é que os iPhones e Xperias Compact são as poucas opções que temos no mercado para quem está buscando um dispositivo menor, e de alta performance. As opções menores do mercado são, em sua maioria, versões mais baratas e de menor desempenho dos carros-chefe das grnades fabricantes (como a linha Galaxy S Mini).
Particularmente, acho isso incrivelmente frustrante. Não quero um iPhone, nem mesmo se o Johnny Depp viesse cavalgando um Charizard para me entregar o aparelho pessoalmente.
Por este motivo tenho o Sony Xperia Compact. Tudo bem que ambos os smartphones sejam bons, mas queria que houvessem mais opções de aparelhos Android poderosos disponíveis com este tamanho de tela.
Para onde vamos agora?
Basicamente, estamos limitados a duas fabricantes, e uma delas significaria trocar de plataforma. É pedir muito um dispositivo com uma tela de no máximo 5 polegadas com aproveitamento de tela de 90% do seu corpo (ou seja, com bordas extremamente finas)? Isso nos permitiria ter uma moldura pequena em um aparelho com tela relativamente grande: ou seja, o melhor dos dois mundos!
Minha namorada está exatamente com este problema. Ama tela pequena, mas as opções de mercado deixam a desejar em performance, memória e resolução/qualidade de câmera. Celular com tela de 4 polegadas que aproveite bem o corpo (como dito pelo autor) é a solução mais adequada para isso. E o ponto é que para facebook, WhatsApp e Instagram, não precisamos de telas enormes. Eu, particularmente, já gosto muito do meu J7, a tela é grande e dá liberdade para usar o celular como computador portátil. Uso ele para fazer beeem mais do que redes sociais, até emuladores rodo nele. Mas já tive pequenos e o que me fez mudar para os maiores não foi exatamente o tamanho da tela (que até era desejável maior), mas sim a extrema baixa performance dos menores, principalmente para redes sociais.
Acho que as empresas de telefonia móvel ESTÃO PECANDO neste quesito já que os homens usam o celular no bolso da calça ! Tenho um Samsung 4¨ (já acho grande) que anda travando por só ter um 1gb RAM, e gostaria de trocá-lo, mas não encontro mais celulares pequenos com mais de 2 gb RAM.
Sorry. Mas eu gosto de telas gdes. Mas entendo sua frustração. Falta de opção pro consumidor é realmente lamentável. Problema é que a indústria segue tendências né.
Dermilivre! To indo pra tela de 5,7" polegadas. Menos que 5" já olho pro outro lado. Mas claro, respeito quem opta e gosta de telas menores. Mas pra mim não, obg.
Concordo plenamente. Um dispositivo com 5 polegadas para cima de tela, o manuseio eh muito limitado e com muita dificuldade. Para por no bolso da calca eh outro inconveniente. Tinha um S4 e era isso que acontecia. Passei para um S5 mini, apesar da grande limitacao de hardware em relacao ao S4, gostava muito da praticidade e da forma compacta. Porem, fiquei sem ele, minha irma precisou de um dispositivo e passei o S5 mini para ela. Atualmente estou com o S5 New Edition, e tem o mesmo aspecto de grande do S4.
Exatamente isso, não existe no mercado boas opções para aqueles que querem um smart top e com um tamanho reduzido.
Ótima matéria!
Minha filha vinha de um pobre e inexpressivo SONY de 4,5", mas resolveu optar por um de 5" da Samsung. Quando chegamos na loja da FastShop eu me deparei com os J5 e J7 e então convenci-a a mudar de ideia e comprar o J7, porque eu achei que para a usabilidade que ela fazia de um celular um de 5,5" lhe cairia melhor, além do fato da sua bateria parruda removível que ela adorou e da tela Super Amoled que recebeu de imediato uma excelente película de vidro. Então, fica aí a dica, porque cada caso é um caso, tamanho de celular tem a ver sim com a necessidade ergonômica de cada um.
Finalmente uma matéria que mostra que não estou sozinho nas minhas idéias!!! Com tanta briga por 3 ou 4 GB de RAM, custa colocarem 1 mísero GB e 8GB de ROM num aparelho de 4" ou 1,5/2 GB num 4,5" com 16 GB de ROM??? Isso acompanhado de boas baterias e bom aproveitamento da tela.
De que adianta um smart com excelente desempenho se vc não pode usá-lo pra monitorar sua corrida. Pra que ser ótimo se vc não consegue guardá-lo no bolso e se sentar ao mesmo tempo? E mais: ainda que esse já não seja mais o uso principal do celular, já viram o desconforto pra se falar num aparelho com mais de 5"?
Tenho um Z3 Compact, com bom aproveitamento de tela e que consegui por um preço incrivelmente baixo, mas não largo do meu bom L40 com sua tela de 3,5". Excelente companheiro pras caminhadas e trilhas de bike, idas ao estádio ou pra passear de moto. Infelizmente sem substituto...
Eu sempre tenho esse problema na hora de trocar de aparelho. Já tive 4 iphones mas não me adaptei ao IOs. Tive um Sony Xperia Compact mas também não me adaptei com os botões virtuais. Tive S3 Mini e S4 Mini LTE. Da ultima vez, só achei um Samsung A3 com uma configuração razoável. Porque só a Sony faz versões compactas? Nem sempre quem gosta de aparelhos que cabem no bolso, querem máquinas com performance mediana. Já fizeram alguma pesquisa sobre isso?
Máximo ao meu ver e uso 5.0, gosto de 4.7 do Nexus 4 ou 4.6 do Xperia Z3 Compact, até mesmo os 4.95 do Nexus 5; mais que isso, só se tiver bordas muito finas.
Vim de um aparelho com 4.3 e hoje tenho zenfone 2 e você acaba se acostumando com seu tamanho em relação as bordas serem mas grossas te dar uma sensação de melhor pegada e mas resistência. e um ótimo aparelho. 5.5 acho o ideal hoje mas é meu limite de tela também.
complicado não é ter tela grande, o ruim é ter bordas enormes na tela como os zenfones
Até 5.2 eu pago mais do que isso não dá, ou vou ter que trocar o bolso das minhas calças e bermudas kkkkkkk
Hahahahhahaha, eu era um fa de iPhones, mas agora abri meus olhos e vi que nao tem bosta nenhuma naquela linha de smartphone (tem uma coisa sim: o preço bem salgado pra vc ter um custo x beneficio 0)
Não jogo, só uso o básico, redes sociais, emails e internet. Então minhas opções com telas menores aumentam. Meu Galaxy A3 me atende perfeitamente. Tela de 4.5 polegadas, resolução de tela ótima, câmeras ótimas, 4G. Menos de 1000 reais. Perfeito pra mim.
Tenho um LG G2 que tem 5,2", é um tamanho bom. Porém hj se eu fosse comprar, não compraria um Smartphone com tela menor de 5,5"!
Concordo kkkkkkkk
Plenamente de acordo kk. Tmj
Plenamente de acordo kk. Tmj