Google vai descontinuar o app Android Auto no Android 12: o que muda?
Se você dirige e possui um smartphone Android, provavelmente conhece o serviço Android Auto do Google. Dependendo do carro que você possui, o software já vem pré-instalado no dashboard do automóvel. Com o lançamento do Android 12, no entanto, o Google resolveu descontinuar o aplicativo Android Auto em prol do Google Assistente, que possui o Modo Direção.
TL;DR
- A partir do Android 12, o app Android Auto será substituído pelo Modo Direção do Google Assistente;
- O Android Auto para veículos compatíveis não será afetado.
Usando o aplicativo Android Auto é possível acessar o celular através do painel do carro, ou mesmo criar um ambiente de navegação direto no próprio aparelho, para usar aplicativos como o Google Maps, Waze, Spotify e receber chamadas sem tirar a sua atenção da estrada. Contudo, o Google também oferece uma experiência similar a partir do Modo Direção no aplicativo Google Assistente. Em outras palavras, o mesmo serviço pode ser utilizado em diferentes aplicativos da empresa.
Agora, para evitar essa sobreposição de recursos e focar no desenvolvimento de apenas uma experiência global do Android para automóveis, o Google confirmou ao site 9to5Google que o Android Auto será descontinuado em smartphones rodando Android 12 em prol do Modo Direção do Google Assistente:
Para quem usa o Android Auto em veículos compatíveis, essa experiência não vai acabar. Para aquelas pessoas que usam a experiência no celular (aplicativo móvel Android Auto), estas serão transferidas para o modo de direção do Google Assistente. A partir do Android 12, o modo de direção do Google Assistant será a experiência de direção móvel integrada. Não temos mais detalhes para compartilhar neste momento.
Pessoalmente, acredito que este movimento do Google é bastante consistente, dado que o modo direção do Google Assistente é mais simples de utilizar e está presente em um número muito maior de smartphone, visto que é um app padrão do sistema, tendo, inclusive, um botão dedicado em diferentes aparelhos.
No entanto, é um pouco preocupante ver o Assistente recebendo cada vez mais atenção por parte do Google e obrigando ainda mais pessoas a utilizá-lo para ações importantes do cotidiano, como dirigir de casa ao trabalho todos os dias.
E aí, o que você acha deste movimento do Google? Estou curiosa para saber a sua opinião nos comentários abaixo.
Via Engadget Fonte: 9to5Google
Mais... uma... tralha... do Android by Google que só serve para ocupar espaço na memória e dar trabalho ao usuário para desativar no gerenciador de aplicativos. Será que chegará o dia em que o Android voltará aos seus primórdios como "somente um sistema operacional"; afinal já não basta o pacote de aplicativos (bloatwares) instalados pelos fabricantes dos smartphones🤔❓
Concordo, (apesar de eu ser um dos poucos usuários do app Android Auto, #triste).
Do jeito que a coisa anda, vão deixar de distribuir o app do Auto pra empurrar mais um aplicativo de mensagens (ou modo Stories em algum app existente ¬¬)