Desafio lançado: Google vai atualizar a linha Pixel por três anos
Em um mundo atual onde marcas abandonam sem update aparelhos que acabaram de ser lançados, a Google lançou um desafio: anunciou que irá manter os novos Pixel 2 e Pixel 2 XL atualizados por mais três anos, até 2020.
A informação está disponível na página oficial dos aparelhos no site da Google. Nas especificações técnicas dos smartphones Pixel 2, a Google informa que "as atualizações de software e segurança do Pixel são oferecidas por três anos".
Normalmente, a Google costuma oferecer dois anos de updates de sistema para seus aparelhos próprios, como os primeiros Pixel e a linha Nexus. Já as atualizações de segurança são fornecidas pelos atuais três anos, e devem continuar assim também.
E até 2020 a Google também oferecerá upload ilimitado de fotos em alta qualidade para seu serviço Google Photos aos proprietários dos novos Pixel 2. Ou seja, qualquer foto que o usuário desejar, seja tirada com um Pixel 2 ou não, será subida sem compressão para o serviço. O mesmo vale para vídeos.
Após esse ano, apenas as fotos e vídeos capturadas com os aparelhos Pixel 2 terão esse benefício. Outras fotos serão redimensionadas para os tradicionais 16 megapixel, e os vídeos para Full HD, como já acontece hoje com qualquer pessoa que queira usufruir do armazenamento ilimitado gratuito.
Tendência será seguida?
A atitude da Google é louvável, e esperamos que seja até estendida por mais anos futuramente. O que fica de maior questionamento é saber se essa novidade será seguida por outros fabricantes, que obviamente possuem linhas maiores de aparelhos.
Praticamente todas as empresas que utilizam o sistema móvel Android em seus smartphones têm como maior reclamação por parte dos usuários o abandono de suporte aos aparelhos que lançam, às vezes menos de um ano depois de terem sua comercialização iniciada.
A não atualização de seus produtos muitas vezes está ligada ao excesso de aparelhos lançados em pouco espaço de tempo, bem também como à obsolescência programada (escrevi mais sobre isso em um artigo esses dias). Manter aparelhos atualizados dá trabalho e depende de hardware durável (física e comercialmente).
É preciso haver um equilíbrio entre querer que os consumidores troquem seus aparelhos por novos o quanto antes e o suporte oferecido aos clientes que desejam ficar com seus smartphones por mais tempo, e eu acredito que a adoção de uma janela de três anos para updates seria um bom começo para isso. Se já abarcasse aparelhos topo de linha e intermediários premium, muitos usuários se sentiriam menos lesados.
Apple ainda bate fácil essa marca
Logicamente, é bom lembrar que mesmo com três bons anos de updates, a Google ainda não consegue bater a Apple em longevidade de aparelhos. Agora em 2017, a empresa da maçã anunciou a sua nova versão de sistema operacional móvel, o iOS 11, e esse abrangeu uma boa quantidade de dispositivos da marca.
O mais antigo a receber iOS 11 é o iPhone 5S, lançado em 2013. Isso equivale a cinco anos de updates contínuos por parte da Apple, e é também por isso que vemos muitos usuários com smartphones mais antigos da marca. Será que a Google ou outra fabricante conseguirá atingir essa mesma marca longeva?
- Como uma atualização do Android é preparada até chegar no seu smartphone?
- Android 8.0 Oreo: quais dispositivos irão receber a atualização?
Logicamente, com uma linha que possui praticamente apenas aparelhos topo de linha e uma fabricação exclusiva isso fica muito mais fácil, mas as fabricantes que usam Android precisam pensar em uma solução parecida.
E você? Acha que outras empresas que usam Android vão seguir essa tendência?
Fonte: The Verge
Claro, ainda está bem longe dos 5 anos da Apple.
E vamos ver se até 2019 essa história continua desse jeito mesmo..
o nexus 5x poderia receber o android p tb kkkk
Sobre os perfis falsos, uma sugestão, por que o androidpit não coloca esses usuários mais antigos do site para serem moderadores? Acho que seria uma boa se eles aceitarem.
Nesse ponto realmente não dá pra falar da Apple, 5 anos de atualização e quando sai, saem para todos ao mesmo tempo. Que as outra sigam isso, nem que seja os 3 anos. Muito bem!
Que bela noticia Google, só espero que seja cumprida e que sirva de exemplo para as outras empresas.
:D
E novamente brigas por causa de fakes nos comentários, em todos anos que frequento o Androidpit não vi algo render tanto, sou um dos membros mais antigos que atualmente ainda frequenta o site, junto do Brother Deivis e HP, meu amigo pessoal que usa o nick Gaki Kunashii já abandonou e disse que não pretende voltar por causa de alguns usuários. Já contactei um advogado para ver se existe algum aparato legal sobre o fake criado baseado em meu nome (Elierson Tutubarão).
Espero que as providencias tomadas tenham efeito.
E 2017 já está no fim basicamente, então até 2020 dizer três anos é forte hein?
as versões do Android sempre saiem final do ano.
Enquanto isso o iPhone 5S de 2013 tá aí firme e forte em updates agora 2017.
Firme e forte? Não sei não, hein?!
A fluidez do software certamente piorou em comparação com o software que veio com o lançamento.
Qual a motivação das tretas? Qual a dificuldade de ler a matéria e seguir para a próxima?!
Podemos dizer que essa atitude da Google já é um começo, quem sabe algumas fabricantes tomem isso como modelo e comecem a fazer o mesmo (ou seja, a respeitar o usuário que as vezes gasta bastante pra adquirir um smartphone). Qualquer outra desculpa que ele usem, como a Stella disse sobre atualizações, de alguns componentes não serem compatíveis, eu acho puro papo furado. Moto G1 lançado em 2013 tá aí até hoje atualizado através de custom roms e completamente funcional....
A Google sempre atualizando seus smartphones tops,ai sim que influencia a o consumidor a comprar seus produtos
O Marcelo, o Deivis e o David jamais serão bloqueados por aqui, pelo contrário, são nossos leitores de longa data, engajados com a comunidade e temos orgulho de tê-los por aqui. Se você não está satisfeito, pode procurar outro site pra você ler e acompanhar. Garantimos a liberdade de expressão individual que vocês precisam, além do livre arbítrio. Só peço aos leitores mais antigos que não alimentem trolls. Esses perfis são removidos automaticamente e o que sobra são esses resíduos de brigas comentados por vocês.
Obrigado Bruno!
Agradeço pela consideração Bruno. E sei que esses problemas serão resolvidos.
Obrigado!
Bruno, acho interessante colocar pelo menos uns 10 moderadores e a seguinte regra, de proibição a fakes, o mesmo é obrigado a colocar o nome verdadeiro, e em caso de tumulto, agressões, ele seria avisado e banido de vez.
O espaço aqui sempre foi democrático, mas infelizmente, tem sempre meia dúzia de pessoas que querem atrapalhar. Por isso é importante colocar ordem mesmo e se precisar, regime militar mesmo. Os bons não podem pagar pelos maus.
E tão fácil revólver isso, é só colocar moderadores que são ativos no AP, mudar o sistema de Login/cadastro no site, criar regras para uma boa conduta.
Isso mesmo Daniel, excelentes dicas!
Daniel, a parte do login é mais complicada, pois como qualquer empresa, precisa existir uma demanda considerável para que o TI coloque mão de obra e dinheiro em uma solução que sirva para todas as edições do APIT. Nosso sistema é totalmente proprietário, e ele alimenta o ranking de pontuação da comunidade e outras coisas. Não é simples trocá-lo por uma plataforma aberta. As regras da comunidade existem e, infelizmente, esse é um problema completamente isolado no APIT Brasil. Estou em contato com algumas pessoas para que elas possam ter acessos especiais aqui para nos ajudar. Eu acho que os trolls só sobrevivem quando ganham atenção, eles pulam de site pra site, então a melhor arma para combatê-los é o silêncio. O Facebook, apesar de todo dinheiro que tem, também sofre com perfis e páginas fakes, anônimos e etc.
Todos os esforço são válidos Bruno, esperamos que você consiga juntamente com esses "contatos" amenizar os transtornos que a comunidade vem enfrentando, grato pelo posicionamento.