Google Pixel 4 vs iPhone 11 Pro: disputa apertada

AndroidPIT pixel 4 vs iPhone 11 Pro
© nextpit

Já vimos o lançamento do Apple iPhone 11 Pro e, por último, do Pixel 4 do Google. Estes dois smartphones vão de cabeça em cabeça tanto na qualidade de câmera quanto na tecnologia de desbloqueio facial. Então, qual é melhor?

O lançamento dos novos iPhones sempre desencadeia o debate Android contra iOS, mas também provoca muitos fãs de smartphones a considerar fazer a troca de uma forma ou de outra. O Pixel 4 é talvez o dispositivo Android mais puro que você pode comprar. O smartphone Made by Pixel é essencialmente o smartphone Android, sem vestígios de um toque de terceiros. É o smartphone do Google construído para o software do Google, da mesma forma que a Apple cria aquela química especial entre hardware e software. Mas quem faz melhor a combinação? Vamos descobrir.

Qualidade da câmera

Os telefones Pixel do Google são há muito tempo o padrão para fotografia no Android. Apesar de ter apenas um único sensor de câmera de 12 megapixels, o software do Google fez maravilhas em segundo plano. A câmera Pixel 3 era extraordinária e seu modo Night Shot era o melhor do mercado até que o Huawei P30 Pro apareceu. Este ano, no entanto, a competição por ser a melhor câmera em um smartphone é muito mais acirrada.

A Apple foi grande na câmera este ano com sua versão Pro dos iPhones para 2019. Claramente enganada por vários smartphones Android, nomeadamente o Pixel 3 e o P30 Pro, a Apple decidiu que quer voltar a estar no topo. O iPhone 11 Pro apresenta uma configuração traseira tripla e uma aplicação de câmera completamente renovada. O resultado é impressionante, e a Apple está certamente de volta ao topo em termos de fotografia.

AndroidPIT google pixel 4 white button ggl
O módulo da câmera no Google Pixel 4 / © NextPit

O Google também decidiu que está finalmente na hora de adicionar mais sensores à câmera traseira. Pela primeira vez, um smartphone Pixel possui uma câmera traseira dupla. Para 2019, uma lente teleobjetiva de 16 megapixels junta-se ao sensor normal, agora uma lente de 12,2 megapixels. O hardware é apenas parte da batalha aqui porque, como sabemos, foi no lado do software que o Google conseguiu os seus aplausos no departamento de câmeras. Estes dois telefones estão agora a fazer coisas incríveis com inteligência artificial e processamento de imagem.

No entanto, a Apple está à frente quando se trata de selar. O iPhone 11 Pro possui uma câmera frontal de 12 megapixels em comparação com o sensor de 8 megapixels do Pixel 4. Também não há foco automático no smartphone do Google quando se trata de tomar selfies e, além disso, a Apple aperfeiçoou seu software e adicionou novos recursos, como o de 'Slofies' - permitindo que os usuários tomem vídeos de selfie em câmera lenta.

Esta é uma batalha muito próxima, com a Apple finalmente alcançando os telefones Pixel que, com o impressionante P30 Pro, têm dominado

Tecnologia de desbloqueio facial

Passando para a câmera frontal, o Google trouxe alguma tecnologia de desbloqueio facial digna de assumir a impressionante identificação facial da Apple este ano. Essa grande moldura superior na frente do Pixel 4 está repleta de sensores de movimento baseados em radar, um projetor de pontos e duas câmeras IR. Também há lá um iluminador de inundação. Toda esta tecnologia se combina para criar um sistema de Desbloqueio Facial rápido e sem falhas.

AndroidPIT google pixel 4 display ggl
A nova tecnologia Face Unlock está na moldura superior / © NextPit

A Apple também atualizou a sua tecnologia de identificação facial no iPhone de 2019, embora a tecnologia esteja alojada nesse entalhe largo e não numa luneta de gordura. A Apple diz que agora é 30% mais rápida do que antes e que pode trabalhar em ângulos mais amplos do que antes. Descobrimos que foi uma atualização digna durante o nosso teste. O Google deu aqui o maior salto da geração anterior, mas tinha muito terreno para fazer as pazes. Vamos chamar a este um empate, pois tanto o Pixel 4 como o iPhone 11 Pro têm sistemas fantásticos a bordo para desbloquear o smartphone com a sua cara.

Tela

A nova tela Super Retina XDR da Apple é excelente, mas além de um valor de contraste aumentado, não mudou desde o iPhone X a partir de 2017. Ainda é uma ótima exibição, mas se você já possui um iPhone recente e está procurando por algo que pareça o próximo nível, você não vai encontrar aqui. A resolução ainda é de 2.436 x 1.125 pixels (458 ppi).

O Google, por outro lado, inovou com a apresentação do seu mais recente smartphone Pixel 4. Aqui você está recebendo um display P-OLED de 5,7 polegadas. Não é tão nítido como o da Apple (1080 x 2160 pixels, 444 ppi) mas tem um truque na manga que a Apple não consegue igualar - uma taxa de atualização de 90Hz.

AndroidPIT google pixel 4 wave gif
O Pixel 4 tem uma taxa de atualização de 90Hz / © NextPit

Qualquer pessoa que tenha usado um OnePlus 7 Pro, 7T ou 7T Pro recentemente entenderá a diferença que uma taxa de atualização de 90Hz faz para a suavidade geral do visor. A rolagem é uma alegria. É difícil voltar aos 60 depois de se ter 90 anos. Por este motivo, e só por este motivo, estou a premiar o Google pela qualidade de exibição.

Software

O debate sobre o iOS e o Android é longo e tende a resumir-se a gostos e conforto pessoais em vez de qualquer argumento objectivo para o qual é melhor ou pior. Com o iOS 13 e o Android 10, as duas plataformas móveis estão se aproximando cada vez mais. É um jogo de dar e receber há alguns anos, com ambos os lados a beliscar as melhores ideias do software um do outro e a implementar as suas próprias versões das funcionalidades.

O Android 10 e o iOS possuem ambos, a partir de 2019, um modo escuro e navegação por gestos em todo o sistema. Há também um assistente de voz cozinhado na forma de Google Assistant e Siri, embora o Google tenha um melhor desempenho nesta área.

AndroidPIT apple iphone 11 pro front
O iPhone 11 Pro executa o iOS 13 / © NextPit

Uma área onde a Apple marca pontos é a nova funcionalidade 'Entrar com a Apple'. Já vimos isso há algum tempo com o Google e o Facebook, mas o serviço da Apple se concentra na segurança e privacidade e não compartilha seu endereço de e-mail com o site em que você está acessando, reduzindo a probabilidade de anúncios direcionados e rastreamento social para seus usuários.

Em última análise, iOS e Android são ambos ótimos sistemas operacionais e para 90% dos usuários, o que você está mais acostumado ao que você provavelmente irá desfrutar melhor. É difícil mudar entre os dois e quebrar velhos hábitos. Uma coisa eu vou dizer, no entanto, é que se você está pensando em ir do iOS para o Android ou vice-versa, prepare-se para um período de ajuste onde as coisas parecem estranhas e contra-intuitivas no início, mas você logo se acostuma com isso.

Duração da bateria

No papel, a batalha pela melhor duração da bateria entre o iPhone 11 Pro e o Google Pixel 4 parece relativamente próxima. O smartphone Apple possui um telemóvel de 3.046 mAh enquanto o telemóvel Google tem apenas 2.800 mAh. Na prática, porém, a Apple melhorou drasticamente a eficiência do seu software e, graças ao novo chip bionic A13, a vida útil da bateria da nova linha iPhone é excelente.

O Google diz que também optimizou o seu software para ser mais eficiente em termos energéticos, mas como os telefones são novos em folha não tivemos a oportunidade de os testar verdadeiramente durante um período de utilização mais longo. Vamos ter de esperar para ver se essas reclamações se aguentam. A duração da bateria parece ser outra área onde a Apple fechou a lacuna no Pixel, e a empresa tradicionalmente mesquinha Cupertino agora até coloca um carregador decente na caixa como padrão (18 watts).

Especificações técnicas

Quer seja Pixel ou iPhone, ambos têm processadores de bandeira atuais. O Snapdragon 855 da Qualcomm funciona no Pixel 4, enquanto o iPhone usa o próprio chip bionico A13 da Apple. O Pixel tem 6GB de RAM. O iPhone tem pelo menos 4 GB, mas ainda não está completamente esclarecido - e a própria Apple nunca o confirma.

AndroidPIT apple iphone 11 pro front
O design da Apple também se manteve inalterado desde o iPhone X na frente / © NextPit

Há mais uma coisa que eles têm em comum: ambos os smartphones começam com 64GB de armazenamento. Enquanto o Google oferece um modelo com 128 GB, a Apple ignora este tamanho de memória e, em vez disso, oferece uma variante com 256 GB, bem como uma com 512 GB.

Google Pixel 4 vs iPhone 11 Pro

  Google Pixel 4 Apple iPhone 11 Pro
Tela

5,7 polegadas, OLED
90 Hz

5,8 polegadas, OLED
60 Hz
Dimensões 147,1 x 68,8 x 8,2 mm 144 x 71,4 x 8,1 mm
Peso

162 gramas

188 gramas
OS Android 10 iOS 13
Processador Qualcomm Snapdragon 855  Apple A13 bionic
Memória

6GB DE RAM
64/128GB

4GB DE RAM
64/256/512GB
Bateria 2800 mAh 3079 mAh
Câmera

Traseira: 12 megapixels, f/1.6, 28mm
16 megapixels, telefoto
Frente: 8 megapixels, f/2.0, 19mm

Traseira: 12 megapixels, f/2.4, 13mm,
12 megapixels, f/1.8, 26mm
12 megapixels, f/2.0, 52mm
Frente: 12 megapixels, f/2.2, 23mm
Características especiais Desbloqueio Facial 3D
Sentido do movimento
IP68
Identificação facial
IP68

Por fim...

Escolher entre estes dois smartphones de bandeira é uma decisão muito difícil. Em áreas onde antes era fácil escolher um vencedor, o rival apanhou. A Apple fez enormes melhorias no seu hardware e software de câmera, a ponto de não ser mais um dado adquirido que o Pixel seria o telefone de contato em nossa redação se precisássemos tirar uma foto em um evento e não tivéssemos um fotógrafo adequado conosco. Da mesma forma, o novo sistema de desbloqueio facial do Google fechou a lacuna na identificação facial da Apple, que anteriormente estava à frente de qualquer coisa no Android.

Curiosamente, o iPhone 11 Pro e o Pixel 4 ganham cada um em duas áreas que são muito importantes para os consumidores: duração da bateria e preço. Estas duas coisas talvez impulsionem as vendas de smartphones mais do que qualquer outra.

Se estiver dividido entre estes dois dispositivos, vá com o sistema operacional com o qual está mais familiarizado. Não vais perder muito do outro lado.

Notificação por push Artigo seguinte
5 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Allan Esteves 8
    Allan Esteves 06/02/2020 Link para o comentário

    Bom, se até um MIA3 com uma Gcam decente tem resultados superiores ao iphone 11 em fotografia imagina um pixel 4!? Claro que dentro da opinião de vocês tem muita coisa técnica, porém no dia a dia e verificando cada imagem extraída dos androids digo que não justifica aquisição de meia maçã pelo preço de uma honda. Antigamente apple reinava, hoje qualquer android com um snapdragom atual coloca esse cooktop pra mamar.


    • 11
      Pedro Jr 07/02/2020 Link para o comentário

      Acreditas mesmo no que escreves??.....


  • Rafael Nunes 26
    Rafael Nunes 03/02/2020 Link para o comentário

    Na minha opinião, hoje não consigo ver muitas diferenças gritantes entre essas categorias de Smartphone. Acho que o que se pode notar em diferença hoje é na câmera, que alguns modelos da pra ver com nitidez. Acho que cada vez está mais difícil ver algo inovador em celular. O que veremos mesmo é apenas melhorias do que já se tem.

    Quanto aos dois modelos, eu preferiria ficar com o Iphone por causa do sistema. Se fosse optar por android não pegaria o Pixel, ficaria com a Linha S da samsung ou P30 Pro


  • Magno Souza 22
    Magno Souza 03/02/2020 Link para o comentário

    Eu prefiro usar Android por causa de jogos mas o Ios é bom tbm


  • 73
    Jairo rios 02/02/2020 Link para o comentário

    Embora não seja fã do iOS , o iPhone 11 Pro é superior ao Pixel como conjunto .

    Rafael NunesMagno Souza

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.