Como reagir quando o Google pergunta sobre a sua última compra?
Nessa semana, fui comprar um pacote de chicletes em uma máquina automática e, alguns segundos depois da compra, recebi uma notificação do Google no meu celular perguntando como tinha sido a minha experiência de compra. Para tudo, o que acabou de acontecer? Como o Google sabe que eu acabei de comprar uma caixa de chicletes? Bom, eu não estava alucinando, era apenas o recurso Nearby do Google que estava ativado no meu Android.
O que é Google Nearby e como funciona?
O Google Nearby foi apresentado durante o Google I/O 2016, a conferência para desenvolvedores da Google. Este mecanismo serve, basicamente, para promover uma interação maior entre você e pessoas, lugares e coisas próximas. Para que o Nearby funcione se faz necessária uma API pública que permite "conectar-se" a outro dispositivo ao andar nas proximidades deste. Inclusive é daí que surgiu o nome do serviço: "Nearby" em inglês significa "perto".
Funciona quase como um QR code instantâneo, visto que não é preciso remover o aparelho do bolso, escanear o código e então interagir com o mesmo. O funcionamento é quase que invisível.
A empresa Beaconsinside começou a instalação de dispositivos de aproximação em máquinas de venda automática no metrô de Berlim. A operação de funcionamento é simples, estes dispositivos enviam uma URL que aparecerá na barra de notificações do seu smartphone como uma notificação do serviço Nearby.
Tudo isso se deve à chamada "Physical Web" (algo que pode ser traduzido como "rede física"), que permite essa interação entre objetos. Certamente você já ouviu falar sobre a "Internet das coisas", certo? O Nearby é mais uma parte disso e vai fazer com que as máquinas automáticas de venda se conectem ao seu smartphone e possam até perguntar como foi a sua experiência de compra se este for o caso.
O que você gostaria de encontrar em uma máquina de vendas?
Essa foi a pergunta feita pelo meu colega Steffan depois que compramos o pacote de chicletes. A nossa experiência com o Nearby aconteceu em Berlim, na Alemanha, e em se tratando da primeira vez que usamos o recurso, nos foi enviado toda uma explicação sobre o serviço, como você pode ver na imagem abaixo (desculpe, mas está em alemão):
Nas capturas de tela, temos o pedido de feedback sobre a experiência da compra e, em seguida, também tivemos acesso às informações nutricionais dos produtos oferecidos na máquina em que compramos os chicletes.
Em contato com a Beaconsinside, nos foi informado que desde que começou a usar este método, a empresa recebe uma média de 400 a 500 sugestões por dia sobre o que os usuários gostariam de encontrar em máquinas de venda automática. E, com base neste resultado, a Beaconsinside foi adicionando mais produtos. Estamos diante de uma nova forma de marketing e interação com o consumidor.
Contudo, o uso deste serviço não se limita a isso. A partir do Nearby será possível verificar quando o próximo transporte público vai passar em terminada parada ou estação, ou envia o menu do restaurante que você acabou de entrar direto para o seu celular.
Como usar o Nearby?
Sí, seguramente tu teléfono tenga esta función si ejecuta Android 5.0 o superior y está equipado con Bluetooth. Si perteneces al 35% restante tu teléfono es un antisocial que no puede comunicarse con nada. Te invito a averiguarlo dirigiéndote a Ajustes –> Google –> Nearby. Ahí recibirás una pequeña explicación sobre esta característica y podrás añadir un icono a tu pantalla de inicio.
Se o seu smartphone rodar a versão Android 5.0 ou superior, bem como estiver equipado com o recurso Bluetooth, você poderá usar o serviço Nearby. Para ativar este recurso, acesse Configurações > Google > Serviços > Nearby. A fazer isso, você receberá uma pequena explicação sobre esse recurso e poderá adicionar um ícone do Nearby na sua tela inicial.
Até que ponto esta conexão é vantajosa para o usuário?
Confesso que a experiência de usar o Nearby foi bastante perturbadora, daquelas que dá vontade de desligar o smartphone e correr para um quarto escuro. Contudo, passado um tempo, não posso deixar de pensar que este é mais um recurso para melhorar serviços ou promovê-los, e que já está entre nós. Depois que passei a conhecer melhor o serviço, consigo ver uma utilidade nele, mas ainda estou desconfortável com o fato deste controle das empresas sobre a minha localização e comportamento.
Não podemos escolher os caminhos que esta tecnologia vai tomar, mas somos parte dela. Não podemos nos esquecer de que somos mestres das nossas ações e, caso algo como o Nearby exceda nossos limites de privacidade, temos que ter em mente que não precisamos ativá-lo. Certo?
Estamos em contato com a Google no Brasil para saber mais sobre os pontos de venda nos quais já se pode ter uma experiência com o Nearby, assim que nos enviarem uma resposta, este artigo será atualizado. Contudo, se você já usou o Nearby na sua cidade, deixe-nos saber nos comentários abaixo se você curtiu a experiência.
fui surpreendido por esse recurso após atualizar meu HTC 10 para o Android Nougat mês passado, a acabei desativando-o, poi após fazer uma compra em um açougue recebi a tal notificação, pior que até o método de pagamento foi "rastreado", isso é útil, mas bem desconfortável...ao menos nesse primeiro contato
Não sou capaz de opinar! O que adianta se ela nem disponibilizou os pixels pra nós...
So eu q vi em espanhol ali?
Creo que sí. No he visto nada.
No Brasil isso funciona?
Sim...
Eu li isso?
Também podiam chamar de "google vizinha de vila", pq olha, quase a mesma coisa kkkkk
sei não viu...
Nem sabia que existia isso, desativado.
Ainda bem que nas custom ROMs isso já vem desativado por padrão, senão já estaria indo xingar os devs kskskksksksk
Vem não. Na minha estava ativado.
Aqui na AOKP já estava desativado. Acho que os devs também não gostam dessa função kskskksksk.
Por enquanto desnecessário.
Tenho uma palavra breve para essa porcaria: "absurdo!"
O Google nearby nunca me retornou nada.
Interessante essas dicas.
Beleza que pode ser vantajoso e tudo o mais, mas imaginem o consumo de bateria ao deixar o Bluetooth sempre ligado.
O meu fica sempre ligado por causa do Gear S3 (novo... êta felicidade) e a bateria tem quase o mesmo tempo de uso. Não vejo muita diferença.
Tb não vi muita mudança não Steven. E além do bluetooth ainda utilizo o Alwayd On