A sobriedade do Google Maps ou o sistema colaborativo do Waze: o que você prefere?
Eu não sei vocês, mas o meu interesse por carros é equivalente a zero. É sério, nem carta de motorista eu tive paciência de tirar. Mas, quando o metrô e o ônibus não resolvem, eu sempre apelo pro Uber. E como um bom nerd que se preze, eu prefiro ficar prestando atenção no sistema de mapas que o carro usa do que no caminho. O que me levou à seguinte pergunta: quem manda melhor - Google Maps ou Waze?
- Google Maps: Saiba como atualizar, renomear e remover mapas offline
- Waze agora mostra rotas alternativas para desviar do rodízio
Claro que essa pergunta cabe no contexto de um sistema de navegação usado dentro de um carro. Considerando isso, resolvi, primeiro, fazer uma pesquisa informal junto aos motoristas do Uber, para saber qual mapa online eles gostavam mais. Dos 12 “entrevistados” durante o percurso, o Waze ganhou com folga: nove a três.
Os motoristas do Uber opinam
Quando perguntei o motivo pela preferência, aqueles que gostavam mais do Waze listaram dois motivos: 1 - já estavam acostumados com a ferramenta, pois a utilizavam antes, como motoristas comuns; 2 – a visualização do percurso no Waze é melhor que a do Google Maps. O colorido das rotas, segundo eles, ajuda a entender melhor o caminho.
No caso da preferência pelo Google Maps (os profissionais do Uber podem optar por ele ou pelo Waze quando começam a trabalhar pela empresa), os motoristas que o utilizavam listaram dois motivos: 1 - a ferramenta desenvolvida pelo Google é mais estável que o Waze na hora de orientar o caminho, cai muito menos e é muito raro que ela coloque o condutor nos chamados “caminhos errados”; 2 – seu visual mais sóbrio, sem aquele monte de emoticons coloridos do Waze, torna o mapa mais fácil de utilizar.
Agora é a minha vez
Depois de saber a opinião dos motoristas, decidi eu mesmo testar tanto o Google Maps quanto o Waze. Me sentei no banco do carona dos motoristas do Uber e utilizei o serviço de transporte no horário de rush, em caminhos que eu sabia serem complicados, mas que oferecem rotas alternativas. Mas, para ficar mais próximo da realidade do usuário comum, usei os dois serviços a partir do meu smartphone.
Waze
No caso do Waze, vamos primeiro para a parte legal: os recursos colaborativos da ferramenta, são impressionantes. Você consegue ver um sem número de alertas espalhados pelas rotas, visualiza que amigos seus estão online, enviar mensagens, além da possibilidade de alertar se há acidentes no caminho, se uma determinada via está engarrafada, se há alguma situação de perigo no percurso, entre outras funções. Isso ajuda muito para quem enfrenta engarrafamentos dia sim, outro também.
Para completar, a integração do Waze com o Facebook é bem legal e permite que eu veja quais amigos meus estão online e usando a ferramenta, além de enviar lembretes dos meus eventos que estão registrados na rede social. E, além de tudo, ele é tem um interessante nível de personalização.
No entanto, achei que o Waze tem alguns “poréns”: ele demora mais que o Google Maps para recalcular a rota, o que pode atrapalhar bastante se a via em que você está exige pensamento rápido. Além disso, mesmo programado para guiar o motorista por rotas mais rápidas, o Waze tem alguma estranha paixão por ruas que são sabidamente um mico. Um exemplo: ele insistiu, por diversas vezes, em me mandar para Avenida Rebouças, a via mais micada de São Paulo. E, no centro da cidade, ele “saiu do ar” umas três ou quatro vezes, deixando o motorista no escuro.
Aliás, esses erros que citei acima são as principais reclamações dos motoristas do Uber.
Outras coisas que me incomodaram no Waze: o excesso de ferramentas colaborativas, às vezes, pode atrapalhar mais do que ajudar o motorista, já que elas podem distraí-lo. Além disso, há propagandas invasivas diversas, pedindo, por exemplo, para você baixar apps. E sim, os ícones coloridinhos e engraçadinhos cansam. Mas esse é o Rui com alma de velho falando.
Google Maps
O Google Maps me chamou a atenção pela sobriedade. Mesmo quando utilizado para levar o motorista do ponto A ao ponto B, seu visual não muda muito. Mostra as informações mais relevantes ao usuário, como a situação do trânsito nas vias em que ele passará, o tempo estimado para chegar ao destino e permite a pesquisa de estabelecimentos ao redor (postos de gasolina, restaurantes, supermercados e outros locais que podem ser pesquisados via voz).
Para completar, o Maps ainda está integrado ao Waze (que também é do Google) e já mostra diversos alertas criados pelo usuário neste último. E sim, ele sai menos do ar que o Waze e recalcula a rota com mais rapidez.
E os contras do Google Maps: a visualização do mapa quando você está em movimento é um tanto quanto simplificada. A do Waze é mais imersiva e permite uma visão melhor da rota, dando mais segurança ao motorista para tomar decisões rápidas.
Além disso, a transição do mapa do Waze é mais fluida, sem contar que a ausência de ferramentas colaborativas no Google Maps faz com que o usuário perca a chance de recalcular a rota com mais rapidez em caso de engarrafamentos ou escape de uma roubada típica dos dias de trânsito caótico. Afinal de contas, a integração com o Waze ainda não permite que ele indique todos os alertas criados.
E no final, qual serviço de geolocalização eu gostei mais?
Por mais que as ferramentas colaborativas do Waze tenham me impressionado, sou um adepto do minimalismo. Logo, gostei mais do estilo e da usabilidade do Google Maps. Contou pontos preciosos o fato do Maps recalcular a rota com mais rapidez e ter mais estabilidade, não “saindo do ar” tão frequentemente quanto o seu colega. Não por acaso, o Android Auto traz o Google Maps como seu serviço de mapas oficial.
O Google Maps é o vencedor por desempenhar melhor as funções básicas de um serviço de geolocalização
Mas entendo completamente quem curte o Waze e ele está no caminho certo: seu mapa é mais imersivo e agradável de visualizar, totalmente personalizável, as ferramentas colaborativas quebram um baita galho e sua integração com o Facebook é bem interessante.
No entanto, achei que o Waze ainda falha em funcionalidades que são essenciais para um serviço de geolocalização: ele sai do ar com frequência, demora para recalcular a rota (claro que boa parte da culpa são das nossas horrorosas redes de telefonia móvel, mas vale lembrar que o Maps também as usa) e algumas das suas ferramentas colaborativas podem mais atrapalhar do que ajudar. Mas nada que não possa ser corrigido nas próximas versões.
Sou motorista do Uber e dependo do Waze como o nenê depende das tetas da mãe. Eu o sigo o dia inteiro, reta por reta, esquina por esquina, curva por curva. Tô viciadão! Mas hoje experimentei o Maps. Minha análise: Achei o Maps bem mais bem acabado do que o Waze, com mais informações disponíveis na tela, como o Norte, o trânsito do bairro todo, zoom-out bem fácil pra ver a rota toda e opções de rotas alternativas para serem escolhidas mesmo quando a navegação já começou... e o que eu gostei mais foi que às vezes aparece o desenho das pistas onde você se encontra mostrando exatamente em qual pista você deve se posicionar para um evento que se aproxima. Muito útil mesmo. Mas vi três desvantagens, sendo a pior delas o fato de que ele demora mais para recalcular (ao contrário do que afirma a matéria acima). Também não mostra os radares (senti muita falta disso) e nem o tempo que o congestionamento irá durar. Portanto, conclusão: no dia a dia vou continuar usando o Waze.
Waze mostra só um trajeto que "ele" acha é mais rápido e não leva em conta, na rota alternativa, ruas com problemas que mesmo "sem alertas de tráfego", é conturbada, cheio de buracos, valetas, lombadas ou mais semáforos.
Não gosto quando o Waze me propõe uma rota alternativa por causa de ganho de 1 minuto, que nem sempre é realidade. A rota principal (a mesma que um GPS offline indicaria) pode continuar sendo a melhor opção.
É porisso que prefiro o Google Maps que te mostra no Mapa todas as possíveis alternativas nos cruzamentos e quanto tempo de diferença vai dar em cada uma delas. Maps não te deixa dirigindo as cegas, precisamos tomar decisões durante o percurso e uso minha experiência e bom senso para seguir ou não a rota principal.
Só falta isso no Waze
Ou here ou maps. Waze jamais
Discordo de Voce Rui.
A maior margem de erro em sua pesquisa, é alguém que nao dirige, nao gosta de carros avaliar um APP que foi feito para o motorista.
Nao tem cabimento comparar um navegador On-line com um Off-line. (e nao me venha dizer que o Maps tbm informa transito, pois ele pega esta informação do Waze e nao em tempo Real).
Quem nao necessita de informações on-line durante o trajeto que seja feliz com os muitos navegadores off-line que tem no mercado desde 1990 e pronto.
O Waze faz milhares de cálculos por segundo para calcular a via mais rápida e voce me diz da sua cabeça que a "Rebouças" é micada??
Fez os cálculos?? Poste aqui, pois voce nao fez mais cálculos que o algoritmo para afirmar isso.
Como conhecedor de tecnologia, deveria ter levado em conta mais coisas na sua pesquisa. Achei legal a iniciativa, mas muito superficial e feita por quem nao conhece do assunto.
Que tal organizar uma "maratona" com motoristas cada um por um caminho e o mesmo destino, ai sim voce terá certeza do que afirma e veremos quem chega primeiro.!!
EDIT: É só ver os forum do Waze para Android e ver que depois da ultima atualização os GPS estão malucos, com BUG, o que interfere e faz o Waze perder a rota inicial.... culpar o APP é facil.
O Here é ON ou OFFLINE, basta baixar os mapas no menu, e tem serviço de informações de trânsito em tempo real, além de ser a atual p[proprietária de vários GPS como o famoso IGO. Quanto ao embate acima, O Wase é melhor do que o Google Maps, pois informa radares, coisa que o Maps não faz. Um ponto positivo do Maps é a possibilidade de baixar o mapa da área onde se pretende dirigir, e poder usar offline.
Oi Marcio.
Detalhe, o Here compra as informações de transito Online do Waze !
Mais uma informação: Apos a versão IOS 3.9 o Waze ja trabalha Off line(trabalha como os outros GPS), porem neste caso, sem as atualizações de transito, ate que tenha conecção !
Abraços.
Uso o Waze sempre!
Não entendi quais ferramentas colaborativas do Waze podem atrapalhar mais do que ajudar?
E quanto aos icones coloridinhos , você pode destativar em config/config de exibição/mostrar no mapa
Pois eu prefiro os mapas offline do here maps mesmo, são muito úteis e a navegação é quase sem erros...
eu não gosto do fato do Waze ficar o tempo todo querendo achar o caminho mais rápido.
isso consome bateria e processamento demais do celular. poderia ser desabilitado ou configurado de alguma maneira.
a cada metro que você anda ele tenta de novo recalcular todas as rotas possíveis para encontrar um minuto de diferença.
infelizmente o google maps faz um pouco disso depois que a google comprou o waze. mas não chega a incomodar.
AND o waze tem um monte de besteira que não serve pra nada. tipo ver os outros usuários na sua tela. só serve pra gastar bateria e processamento de novo. os bobeiras de pontos no caminho pra poder trocar de avatar.
Fabiano você poide usar a opção caminho mais curto, em config/navegação/tipo de rota.
Quando aos icones que aparecem na tela você pode tirar em config/config de exibição/mostrar no mapa
Na hora de dirigir prefiro o Waze. Já pude colocar os dois apps lado a lado e vi que o Waze acaba poupando mais tempo de viagem do que o Maps. Fora que as atualizações são mais rápidas e pra quem vive em cidades que estão sempre interditando ruas pra obras (meu caso), isso faz toda a diferença.
Há também o Here Maps, que para mim segue o minimalismo do Google Maps, mas nessa disputa do Waze e Google Maps, fico com o Google Maps...
Pessoal que reclama do visual do Waze é porque não sabe usar os recursos. Você pode escolher tema, pode escolher o que ver na tela, etc.
Eu particularmente não gosto daquela barra preta superior que ocupa um espaço muito grande para dar uma informação que já está no trajeto.
Eu reduzi o DPI do Waze para deixar as barras menores e melhorou um pouco.
A última atualização do Waze agora avisa quando você está andando numa velocidade superior à do radar.
O Google Maps usa os mapas atualizados pela comunidade Waze.
O Waze atualiza o mapa rapidamente graças aos usuários e editores. O Maps demora até anos.
A prefeitura de Goiânia fez algumas mudanças de sentido em algumas vias do trajeto de minha casa ao trabalho no início de 2015.
Até hoje o Maps traça o mesmo caminho do início do ano passado (assim como o Here). No Waze a atualização foi no dia seguinte às mudanças.
Waze sem dúvidas dá um banho.
Um ponto que acho interessante no maps é a indicação da faixa de rodagem que possibilita a próxima conversão. Em avenidas com mais de três faixas ajuda bastante.
Maps.
Fui um dos "entrevistados"..rs
Parabéns pela matéria Rui, lembrando que prefiro o Waze e agora com essa atualização de alerta de velocidade acima do permitido na via deixou ele muito mais completo. Abraços
Grande Fábio!
Valeu pela participação e pelo comentário. Lembrando que, ao contrário do DataFolha, nossa pesquisa não tem margem de erro... :-D
Um abraço,
Google Maps, pela sobriedade. Aquele visual cartunesto do Waze não dá. E outra.... Ele distrai muito.
Prefiro o Maps, pela facilidade em navegação offline, pois já baixei os mapas das áreas que mais uso, o waze é bom também quando se diz respeito a interrupções no trânsito, traçando rotas com menos trânsito.
Porém o Google Maps não me gasta quase nada de bateria em uso de tela no brilho de 50%, já o waze, consome d+ a bateria, mesmo se eu usa-lo com o brilho da tela no minimo possível.
Concluindo, são dois ótimos APP, dependendo da sua usabilidade pessoal.
Se eu não conheço o caminho, acho o maps MUITO melhor... Se já conheço, acho o waze melhor