Google barra interface das fabricantes no Android Wear

TONI6024
© nextpit

Unidade e coerência são as novas palavras-chave no que diz respeito às plataformas apresentadas na última conferência para desenvolvedores do Google. Com efeito, o Big G pretende reforçar a própria identidade no mercado, e uma das medidas nesse sentido é impedir que as fabricantes integrem interfaces próprias ao Android Wear, Android TV e Android Auto.

TONI6024
 © NextPit

A estratégia do Google mudou radicalmente se pensarmos na liberdade dada às fabricantes de smartphones para integrar seus próprios serviços, identidade visual e sobretudo muito Android TV.

Dave Burke, diretor de engenharia do Google, explicou a estratégia ao site Ars Technica:

Neste caso a UI é uma parte do produto. Queremos que haja uma experiência de usuário coerente [...] As fabricantes poderão ter serviços integrados, mas a UI será a mesma.

Essa é uma boa notícia para os fãs do Android puro. Os consumidores poderão agora se ater às diferenças de hardware na hora de escolher um relógio inteligente, por exemplo, pois saberão que a interface não será essencialmente diversa.

O que você achou dessa estratégia do Google?

Fonte: Ars Technica

Ir para o comentário (48)
Daniel Carrara

Daniel Carrara
Diretor de Conteúdo

Nasceu no Brasil e vive em Berlim já há 6 longos invernos. É fascinado pelo mundo do Android e lê avidamente tudo sobre o assunto e sobre tecnologia em geral. Não gosta muito de escrever sobre si (prefere o tema Android e aplicativos para facilitar a vida das pessoas) e torce pelo América.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
48 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 6
    Thalmon fernandes 01/07/2014 Link para o comentário

    👏👏👏...Parabens Google....


  • Douglas C. 14
    Douglas C. 30/06/2014 Link para o comentário

    Magnífico. Isso é perfeito para nós consumidores.


  • fabio vieira 7
    fabio vieira 30/06/2014 Link para o comentário

    Putz só eu que gosto do touchwiz...kkk


  • RobertDF 25
    RobertDF 30/06/2014 Link para o comentário

    Espetacular! Já basta este samba do crioulo doido nos smartphones!


  • 73
    Jairo rios 30/06/2014 Link para o comentário

    Excelente noticia


  • 8
    Bira 30/06/2014 Link para o comentário

    Pra mim é uma boa notícia e gostaria que se estendesse aos smartphones. Desde que mudei pro moto g, não quero mais um Android modificado. Prefiro a real experiência Android. Sistema fluido e atualização rápidas. O que acho que poderia ter eram opções de temas nativos que deixassem os usuários mais livres pra personalizar seus aparelhos. #morteaotouchwiz

    Joao Paulo Silva


  • Joao Paulo Silva 18
    Joao Paulo Silva 30/06/2014 Link para o comentário

    Muito boa essa noticia... e que futuramente isso também se estenda aos smartphones...

    Bira


  • Rafael Coelho 4
    Rafael Coelho 30/06/2014 Link para o comentário

    Galera, hoje no mercado temos Samsung, Sony, Motorola, Nokia, LG. Cada fabricante tem suas características, cada empresa foca em algo diferente.
    O Android Wear será bom e eu acredito que em um relógio não é necessário adicionar muitas funções extras ou uma nova interface, por isso essa medida do Google é bem vinda.
    Já no sistema dos aparelhos não concordo, se você não gosta de uma marca você tem mais um monte para escolher e mesmo assim se não gosta do Android modificado ainda tem os Nexus. O que percebi no Google I/O foi que algumas características adicionadas agora ao Android os fabricantes já tem em suas versões modificadas já tem algum tempo. O problema é que todo mundo já acostumou a falar mal do Android modificado, já tive um Nexus e voltei para os Andróides modificados pois tem algumas ferramentas que são esquecidas no Android puro e que são bem úteis, as vantagens do Android puro fica por conta da fluidez e atualização rápida do sistema, de resto tem que ficar procurando aplicativo pra tudo, até gerenciador de arquivo tem que procurar. E quanto as atualizações, ultimamente com exceção do Android L, faz tempo que não muda muita coisa no Android. Acredito que existe mercado para todos, e parem e pense antes de ficar criticando tudo, imaginem um mundo com dezenas de fabricantes e o mesmo sistema para todos, com a mesma cara com as mesmas ferramentas sem nada de diferente, ia ser meio chato.

    Conta desativadaPedro HenriqueRobson N.


    • 9
      F Cleyson G. Braz 30/06/2014 Link para o comentário

      Não concordo, acredito que a Liberdade que o Android deu foi mal utilizada, as empresas poderiam manter os Apps dela e dar opção de iniciar com sistema Puro ou Customizado, isso seria liberdade. Se isso ocorresse a TW ia logo começar a ser comparada e abandonada, no Android 4.0 do meu antigo S3 o TW não era tão ruim mas quando atualizei pro 4.3 quase morri do coração, fiz root e instalei CM, hoje minha esposa ainda usa ele e é perfeito, até uso de bateria.
      Liberdade mas obrigação de deixar o usuário escolher, afinal se fosse ruim todo mundo usar o sistema igual o Windows não seria sucesso.


      • Rafael Coelho 4
        Rafael Coelho 30/06/2014 Link para o comentário

        Seria inviável essa história de escolher, todas as empresas teriam que desenvolver dois sistemas para todos os seus aparelhos em todas as variantes. E outra esqueci de mencionar, existem as versões Google Play Edition dos aparelhos mais vendidos. Apesar de não ter no Brasil, existem inúmeras ROMS portadas para instalação. Todo mundo fala da Cyanogenmod (que já usei), qual seria o problema de instalar uma ROM Google Play Edition. Ou se não quiser compra um Nexus. O problema é que todo mundo quer que suas necessidade sejam atendidas, mas nem sempre as suas necessidades são as mesmas da maioria.
        Perseguição com a touchwiz quer um exemplo: Um Galaxy Note 3 tem a touchwiz como interface e você não vê ninguém reclamando da touchwiz do Note 3, o problema é que a pessoa quer o mesmo desempenho de um top de linha em um aparelho de entrada, vide Moto G, o pessoal tá achando que tem um super aparelho só porque ele é atualizado rápido (pois não tem desenvolvimento de nada no seu software a cada versão nova do Android pois ele é puro), pelo motivo de ser fácil de usar (o Android puro não tem tantas funções quanto as versões modificadas), e devido ao conjunto simples é bem barato.
        Não é um aparelho ruim, mas não força querer compará - lo a um Z2, G3, S5, One... Sem condições de comparar, onde 3Gb de RAM, Snapdragon 801 e tela QHD se compara com o hardware do Moto G.


      • 9
        F Cleyson G. Braz 01/07/2014 Link para o comentário

        Não comparei o Samsung top de linha com o Moto G, comparei um S3 sem a Tw com o mesmo com ela, e o moto G concorre com o s4 mini - Dual, e te pergunto que é mais estável? compara equivalente, já tive Moto X e não trocaria com um s4 na época, mesmo tendo diferença de preço. A verdade é uma, pra rodar o TW e as outros não puros das operadoras, tem de ter um super hardware, mas se quiser comparar Hardware compara o s5 com o One PLUS One...Compara e veras a diferença. Sobre o QHD é uma coisa sem futuro pra smartphone, a diferença não chega a ser percebida.


      • Blind 40
        Blind 01/07/2014 Link para o comentário

        Eu acho que o Android deveria vir puro em todos os fabricantes, mas nesse android puro teria o "temas" como a ROM MIUI onde você poderia modificar tudo. Os aparelhos viriam setados com o tema de cada fabricante e o usuário poderia mudar para o tema puro. E isso nao alteraria as funcionalidades extras de cada fabricantes POIS assim como a Motorola e Google Edition, tudo é mantido ou lançado na loja da google como app, que ajudaria até ser atualizado mais rapidamente (a ex. da camera dos motorolas).

        No final das contas o sistema seria puro, porém com o "launcher" / "temas" de cada fabricante. Reduziria a fragmentação por ser uma adaptação mais rápida e simples e ajudaria até a google pois ela iria criar uma "aba" na loja que seria os "temas" onde os launcher poderiam ficar, densevolvedores poderiam vender esses temas.

        em 10:24 https://www.youtube.com/watch?v=acTjHxqmnAU MIUI ROM


  • Felipe Zagnoli 14
    Felipe Zagnoli 30/06/2014 Link para o comentário

    Ótima Notícia.... Excelente iniciativa do Google...


  • rafael pedrosa 6
    rafael pedrosa 30/06/2014 Link para o comentário

    ótima notícia


  • Robson N. 39
    Robson N. 30/06/2014 Link para o comentário

    Bem, o google já deu uma liberdade nos smartphones.. Acho justo ele barrar no caso dos wear. Até porque é questão de identidade, pq se vc pega um Sammy, toda UI é modificada e a maioria do público acha que galaxy, touchwiz é o Android, ou seja, onde fica a google? É bom manter o equilíbrio.

    Conta desativadaWallace MarquesIgor Arusa


    • Igor Arusa 33
      Igor Arusa 30/06/2014 Link para o comentário

      Concordo por que são produtos diferentes. Vamos dizer que Android Wear é um produto de indentidade Google não um que pode ser de qualquer um.
      Na moral o google esta perdendo espaço pra tanta modificação ai.

      Conta desativada


      • Robson N. 39
        Robson N. 30/06/2014 Link para o comentário

        Certamente....

        Conta desativada


  • Igor Arusa 33
    Igor Arusa 30/06/2014 Link para o comentário

    Eu acho que o Google quer se proteger da samsung! Vincular um produto como essa a linha Galaxy já seria de mais! Ninguém observar que a Samsung se continuar assim pode começar a dizer é opinar sobre o futuro do Android!

    Conta desativadaWallace Marques


    • 11
      Flávio Caldas 30/06/2014 Link para o comentário

      Concordo com você Igor, a Samsung tá com uma vontade danada de dar uma pernada na big g, acho que dentro de pouco tempo a Samsung vai ter outro OS como carro chefe se vai ser o tizen ou até mesmo o Windows isso o tempo ira dizer. Agora que essas atitudes da big g vão na direção contrária do conceito Android isso vão!

      Conta desativada


  • Afonso Nunes 6
    Afonso Nunes 30/06/2014 Link para o comentário

    Maravilha!

    Conta desativada

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.