Fabricantes serão obrigados a adotar novos gestos de navegação no Android Q
Prepare-se para mudar a forma como você interage com seu smartphone. A partir do Android Q, fabricantes serão obrigados a adotar os novos gestos de navegação do Google, criados para substituir os tradicionais botões (físicos ou virtuais) no rodapé da tela.
Os novos gestos, como encontrados no beta mais recente do Android Q, são muito similares ao que já é encontrado no iOS:
- Deslizar verticalmente, do rodapé para o centro da tela: voltar à tela inicial (Home).
- Deslizar horizontalmente, da esquerda ou direita para o centro da tela: voltar (Back).
- Deslizar diagonalmente, do canto inferior esquerdo ou direito para o centro da tela: aciona o Google Assistant.
- Deslizar horizontalmente, para a esquerda ou direita, sobre a barra no rodapé da tela: alternar entre apps.
- Deslizar verticalmente, do rodapé para o centro da tela e segurar o dedo sobre o centro: ver lista de apps abertos (Recent).
Os usuários que não quiserem adotar os novos gestos ainda terão a opção de usar a barra de navegação com os 3 botões virtuais, como já acontece nas versões atuais do Android.
- Confira as novidades do Beta 3 do Android Q
- Android Q: quais smartphones receberão a atualização?
- Uma semana usando o Android Q
Ao contrário de relatos anteriores, os fabricantes (OEMs) não serão impedidos de oferecer gestos próprios (como já acontece, por exemplo, na MIUI). Mas terão de oferecê-los em conjunto com a barra de navegação e os gestos do Google, o que pode ser um pouco confuso.
Em declaração ao site Android Authority Allen Huang, Gerente de Projeto para a Interface de Sistema do Android no Google, os gestos dos fabricantes são vistos como uma opção “para usuários avançados”.
Mas segundo ele, os gestos implementados pelos fabricantes tornam difícil para os consumidores entender como navegar pelo sistema. “As pessoas usam o Voltar 150 vezes no dia”, disse ele. “Queremos tornar isso fácil de aprender e compreender”.
E você, prefere navegar pelo sistema usando gestos ou botões virtuais? Deixe sua opinião nos comentários.
Fonte: XDA Developers, Android Authority
Eita, LG G8 ThinQ já fazendo escola, uheuheeuhu agora só falta a LG aprender atualizar suas modelos mais rápido e decentemente.
Desde que comecei a usar os gestos, não tem mais volta!!! Me adaptei de tal forma que chega a ser natural e mais comodo o uso do sistema em um todo.
Finalmente o Google começa a tomar o controle das coisas. A cada nova atualização do Android, temos menos novidades. Sinal de que atingimos um nível razoável. Menos novidades, mais perfeiçoamento dos projetos. Melhor controle e, por consequência, poderemos utilizar o potencial de nossos aparelhos por mais tempo e melhor. A troca dos aparelhos será mais espaçada. A atualização de software será mais dinâmica e, menos dependente dos fabricantes e das operadoras, logo os consumidores terão melhor assistência. Mas a qualidade das máquinas deverá ser melhor.
Acho que botões virtuais são mais legais.
É interessante ter algum padrão. Fragmentação................
Acho que já estava mais que na hora de adotar este padrão. Os botões virtuais mais cedo ou tarde acabam resultando em burn-in da tela.
"Deslizar diagonalmente, do canto inferior esquerdo ou direito para o centro da tela: aciona o Google Assistant." No Samsung Galaxy S9 Plus esse gesto é usado para diminuir a tela e possibilitar o uso do aparelho por completo com apenas uma mão. Vai dar conflito!
o Oneplus 6 tem três opções de navegações, e uma delas é + ou - desse jeito ai, e é a que estou usando no momento, configurei pra testar e acabei gostando desse esquema, pretendo deixar assim
Com exceção do gesto para ver apps recentes , os demais já eram utilizados pelo Meego isto a 7 anos atrás ,sem novidades , nada a ver com iOS
OnePlus manda lembranças! A Oxygen já faz isso há muito tempo!
Até que enfim Google esta botando essas empresas no cabresto... deu super liberdade no Android antes e empresas estavam sacaneando consumidores até em atualização que piora bateria e desempenho...
mostra quem manda no Android
Sinceramente, em anos com android, nunca sofri muito com estes aparelhos.
Sim é verdade que as fabricantes lançavam atualizações pra ferrar o cell, mas sempre que isso acontecia, só instalava uma rom melhor e gg. Google realmente tem que tomar de volta o controle. O certo seria ela limitar as fabricantes quantos aos lançamentos, updates e nesse meio tempo, quem descumprir com os requisitos, sofrerem sansões.
Por exemplo, tu lançou esse ano o aparelho, que seja pelo menos com a última versão, 1 update largo para aparelhos de entrada, pelo menos 2 para intermediários e 3 para tops de linhas, quem não fosse nessa linha sofreria tendo que pagar algo a + para usufruir do sistema. Isso faria com que as empresas focassem mais na responsabilidade e evitaria a desfragmentação do sistema.