Review da câmera do Galaxy Note 9: o phablet favorito de todos pode fazer tudo
Vamos direto ao assunto: como as câmeras do Samsung Galaxy Note 9 lidam com as situações mais exigentes? No meu teste, tento responder a essa pergunta mostrando exemplos do que o phablet da Samsung é capaz, além de destacar algumas de suas limitações.
Antes, não se esqueça de conferir nosso review completo desse topo de linha da Samsung. Basta acessar os links abaixo:
- Review do Galaxy Note 9: a S-Pen é, ainda mais, a estrela
- O Galaxy Note 9 precisa provar alguma coisa?
Nada de novo em matéria de hardware
O conjunto fotográfico do Galaxy Note 9 é baseado em muito conhecimento antigo. Na verdade, não há nada de novo. Na parte de trás do smartphone são duas câmeras de 12 megapixels, ambas equipadas com um estabilizador óptico OIS, uma com lente grande angular equivalente a 26mm e uma lente telefoto equivalente a 56mm com a qual você pode ampliar imagens em até 2x sem perder a qualidade.
Os dois sensores não são iguais: o principal mede 1/2.55”(1.4 µm pixels), possui foco automático com detecção de fase PDAF de pixel duplo e um mecanismo de abertura variável de dois estágios com abertura f/1.5 ou f/2.4. O sensor secundário tem um tamanho de 1/3,4”(pixels de 1 µm) e possui lentes com abertura focal fixa de f/2.4.
A câmera frontal é a usual de 8 megapixels f/1.7 com autofoco que a Samsung introduziu com o Galaxy S8. Eles são os mesmos sensores, as mesmas lentes e a mesma abertura variável que estão no Galaxy S9+, então pouca coisa é novidade.
Não há muitas melhorias, mas elas estão lá
As câmeras Note 9 ainda estão entre as mais respeitadas do mundo e a Samsung fez algumas melhorias no software, mesmo que não sejam imediatamente evidentes.
A Inteligência Artificial finalmente chegou
A marca coreana modificou seu software, principalmente para incluir reconhecimento automático de cena aprimorado por IA para te ajudar a escolher as melhores configurações para cada tipo de foto. Anteriormente, a Samsung era a única marca a não seguir essa tendência, mas agora está se juntando ao resto das outras fabricantes no movimento.
O dispositivo é bastante preciso com a detecção de cenas. Ele funciona rapidamente e as alterações nas fotos não são tão exageradas e destrutivas quanto em alguns smartphones da Huawei. As fotos que você obtém com esses modos geralmente têm contraste ligeiramente melhor e cores mais saturadas do que o normal, mas as alterações são bastante sutis. Em resumo, o recurso não é muito invasivo e não encontrei nenhum motivo para desativá-lo. Atualmente, o Note 9 reconhece 20 tipos de cenas.
Chega de fotos desfocadas ou amigos piscando
A IA da Samsung também cuida do monitoramento de suas fotos em tempo real. Eu gosto de imaginar esse recurso como um velho capataz que se senta em um canteiro de obras e diz aos trabalhadores que o que eles estão fazendo é errado. O Note 9 te avisa se houver pessoas na foto com os olhos fechados ou se elas se moveram. Essa é uma função legal e útil, mas infelizmente nem sempre funciona corretamente.
Mesmo o melhor aplicativo de câmera tem suas deficiências
O aplicativo de câmera do Galaxy Note 9 talvez seja um dos mais rápidos e práticos atualmente disponíveis em um smartphone (talvez superado pelo do Galaxy S10+). Ele abre e tira fotos rapidamente, e você pode alterar facilmente os modos ao deslizar o dedo para a esquerda ou para a direita. Você também pode desativar os modos que não interessam e reorganizar a ordem dos modos ativos.
O aplicativo, no entanto, tem sua parcela de pequenos defeitos. Para dar um exemplo prático, no modo de foco ao vivo (o modo retrato) o modo beleza está ativo por padrão. Este efeito estético altera os tons de pele e faz com que as fotos pareçam mais artificiais.
Você pode desabilitar esta função, mas a tecla para isso é pequena e está escondida no canto. Foi quase por engano que percebi que essa opção existia. O modo de foco selfie também tem o mesmo filtro de beleza, mas não é fácil desativá-lo.
Já a função HDR está escondida no menu de configurações e também é definida como automática por padrão. Por isso, você precisa de um passo extra para ativar ou desativar manualmente o HDR. Por que a Samsung simplesmente não inclui um botão para isso?
Ainda mais complicado: o botão para mudar da primeira câmera para a lente telefoto é microscópico e fica em um canto da tela. Dependendo de como você usa o dispositivo, pode ser impossível ou impraticável de acessar. Neste caso, prefiro muito mais a implementação da Huawei no P20 Pro.
A super câmera lenta ficou ainda melhor
Com a mais recente atualização de software, o modo Super Slow Motion capaz de gravar 0,2 segundos a 960 fps na resolução de 720p foi aprimorado ainda mais. Agora, é possível gravar o dobro do tempo (0,4s) com o toque de um botão, mas a taxa de quadros será reduzida para 480fps. A resolução continua a 720p, mas a qualidade da iluminação e da cor melhorou ligeiramente.
O Note 9 também vem com câmera lenta normal, que é capaz de capturar vídeo FullHD em 240fps. Os vídeos gravados neste modo são muito mais brilhantes e mais agradáveis de assistir.
Tirar fotos com a S-Pen é um barato
Você pode usar a nova S-Pen como um controle remoto. Graças à sua conexão Bluetooth LE com o smartphone, a caneta pode ser usada para controlar a câmera.
- Pressionar e segurar o botão S-Pen abre a câmera;
- Dois cliques alternam entre a câmera principal e a câmera selfie;
- Um clique irá tirar a foto.
Você também pode personalizar a ação a ser executada com um ou dois cliques. Isso tornará as aventuras com selfies e vlogs mais fáceis e divertidas!
Grandes resultados (na maioria das vezes)
Sem dúvida, o Note 9 (e o S9+ também) possui um dos melhores conjuntos fotográficos disponíveis. Fotos em boas condições de iluminação são incríveis e é muito conveniente ter uma lente teleobjetiva oticamente estabilizada. Há muitos detalhes em fotos bem iluminadas, mas eles desaparecem rapidamente quando o HDR é forçado a trabalhar demais.
O fato é que o alcance dinâmico do smartphone é bastante amplo e, mesmo durante a gravação de vídeo, você dificilmente terá áreas super expostas ou sub expostas.
O balanço de branco sempre tende a ser um pouco amarelo, mas não é irritante. Você precisa ser um nerd de fotos como eu para perceber isso. O modo de foco ao vivo consegue contornar os assuntos muito bem, e o desfoque de fundo (que você pode ajustar mais tarde) é bastante realista. Também é ótimo que o dispositivo salve uma versão normal da foto sem um fundo desfocado.
As coisas ficam um pouco mais complicadas à noite. Algumas das fotos que tirei no escuro são praticamente inutilizáveis. A foto abaixo, por exemplo, está completamente arruinada no canto inferior esquerdo e tende a azul, enquanto os detalhes não existem em algumas áreas.
A redução de ruído com múltiplos quadros ajuda em algumas ocasiões, mas acaba processando demais a foto, como na imagem anterior. Na imagem a seguir, por outro lado, o Note 9 conseguiu capturar todos os detalhes do edifício e até conseguiu captar alguns detalhes da torre de TV de Berlim. Notável!
O aplicativo de câmera da Samsung funciona muito bem no modo manual: as fotos ficam ótimas e a próxima que vou mostrar é a prova disso. Esta foto foi tirada com o Note 9 em modo manual por Jaime Riveira, um colega do Pocket Now:
A grande maioria dos usuários saca seus smartphones e tira fotos no modo automático sem perder muito tempo. Quando usado dessa maneira, o Galaxy Note mais recente nem sempre é tão confiável quanto o Pixel 3 XL, o iPhone XS ou o Huawei P20 Pro que, quer você goste ou não, podem produzir fotos tecnicamente impressionantes.
Você certamente não vai se arrepender da compra de um fantástico Galaxy Note 9, mas se a câmera é sua prioridade e você não está interessado em outros recursos disponíveis no seu dispositivo (como a S-Pen), você pode encontrar outras ótimas opções de outros fabricantes, e economizar algum dinheiro também.
O que você achou das fotos tiradas pelo Galaxy Note 9 da Samsung?
Na minha opinião é o melhor aparelho da Samsung (hoje a série S é só mais um), e acaba tendo características que o deixam único entre todos os smartphones.
Um sonho de consumo formidável né.
O Samsung Galaxy Note 9 é um dispositivo formidável em todos os sentidos e sonho de consumo de milhares. Seus recursos são ótimos, inclusive as câmeras, se não forem as melhores, mas ficam bem perto.
Belas fotos , considero o Note 9 o smartphone mais completo da atualidade
Bem completo mesmo. Ele completa o bolso da calça/bermuna como nenhum outro... :-P Belo aparelho, mas grande, pesado e desconfortável para o transporte diário.
eu discordo, já me acostumei com o tamanho/peso dele. Desde Janeiro, só alegria.