Desenvolvedor mostra truque para rodar apps Android no Galaxy Gear
O Galaxy Gear foi lançado juntamente com o Galaxy Note 3 e muitos veem o dispositivo como um simples acessório do phablet da Samsung. Apesar do smartwatch ter chegado ao mercado com opções bastante limitadas, com pouquíssimos aplicativos projetados para o relógio, o pessoal do Arstechnica divulgou uma maneira de rodar aplicativos normais do Android usados o gadget.
O Gear roda com Android 4.2.2, tem uma velocidade de clock de 800 megahertz e 512 megabytes de memória RAM. Ou seja, o suficiente para rodar aplicativos simples. O truque é até que simples. A partir das configurações do smartwatch, é possível ativar a depuração USB. Depois que ela estiver em funcionamento, é só ligar o gadget ao computador e então será possível usá-lo através do ADB, a ponte para a depuração Android, o que significa ter o SDK Android instalado no seu computador.
Para instalar o app desejado, o usuário precisará do arquivo APK do mesmo. Usando o comando adb install <nomedoarquivo> você estará apto a instalar o app no Gear. Da mesma forma, ele também funcionará com arquivos de mídia, como vídeo. O comando é adb push <Arquivo>, exemplo: adb push breakingbad.avi/sdcard/movies.
Prós
- Rodar aplicativos como o Candy Crush ou o lançador Nova a partir do gadget.
- Executar mídias de áudio e vídeo.
- Usar o gadget para multiplas finalidades: jogos, ouvir música, assistir vídeos, customização da UI e acessar mais conteúdo.
Contras
- Aplicativos que exigem acesso à internet não funcionam porque o próprio equipamento não pode se conectar à internet, como o Google Glass.
- Devido ao hardware relativamente limitado e a tela pequena, muitos aplicativos são incompatíveis. Aqui, o lema será tentativa e erro.
- Ainda não existe o root do Gear, por isso, é impossível instalar aplicativos como o Gmail, o YouTube ou qualquer outro app da Google, visto que os mesmos vem junto com o pacote do dispositivo, de modo que os aplicativos dependem de vários APKs presentes na pasta do sistema para o funcionar.
Há poucos dias, assisti a um documentário da BBC sobre o cérebro humano e a criatividade, o qual veio diretamente à minha memória após ver este teste. Um pesquisador mostra um tijolo para uma pessoa e pede para ela enumerar funcionalidades para ele com o objetivo de fazê-la usar a sua capacidade criativa. Aqui, a situação me parece a mesma: Por que criar novas possibilidades para o Gear? Para responder a pergunta, vou usar as palavras do autor do vídeo:
Muitos podem achar este projeto paralelo bobo e se perguntar 'para quê?' Eu diria que é muito mais divertido perguntar: "por que não?
Sou uma entusiasta destes gadgets que funcionam como uma extensão dos nossos smartphones, acredito que a Samsung colocou um Gear no mercado para que desenvolvedores mundo afora possam "ver" possibilidades nele e parece que as coisas estão começando a aparecer.
E aí, você também é um admirador dos relógios inteligentes? Deixe-nos saber sua opinião sobre os smartwatchs nos comentários abaixo.
Fonte: Arstechnica
Ok... para instalar foi fácil. ... e para Desinstalar? Como faço?
kkk
pior !!!!
acredito que logo logo a samsung desabilita o acesso as opções de desenvolvedor no gear...
Mas essa possibilidade descoberta, traz alguma utilidade ao pequeno device, que até agora não passa de um aparelho caro e limitado(pensando assim, ele deveria ser da apple rsrs)