Minha vez...
1º Siemesn A52 Café com Leite - Em meados de 2004 ganhei dos meus pais.
Aparelho simples de tudo, fazia o básico, e tinha um joguinho de empilhar caixas que e passava o tempo enquanto esperava os ônibus, o que era incrível neste aparelho era a duração da bateria, as vezes chegava a durar por volta de 10 dias sem precisar de carga. Já tinha toques polifônicos. Tenho ele até hoje e funciona, porém é bloqueado e o preço de desbloqueio não valo o aparelho. O nome café com leite é por causa da combinação das cores, igual ao da foto.
2º Motorola E398 - Em meados de 2006 comprei este aparelho pelo mp3 player.
Este aparelho eu me arrependo de ter vendido até hoje, era completamente apaixonado por ele, quando o comprei eu usava muito para ouvir músicas, e tirava algumas fotos nele, adorava um lance nele que, além de poder colocar mp3 como toques, aceitava vídeos e, junto com o toque, as saídas dos auto-falantes acendiam em cores, diferentes, e você podia escolher entre vários padrões pré-definidos.
Essa era de aparelhos motorola foi uma das eras mais customizáveis de aparelhos celulares antes do android, esse aparelho eu mesmo desbloquiei ele com ajuda de um aplicativo russo, fiz muitas buscas na internet até encontrar o aplicativo, o aparelho suportava muitas customizações, tinha programas para cada coisa, até para criar patterns diferentes para as luzes dos auto-falantes, muito show... As luzes acendiam também para ficar sinalizando SMS's não lidos, chamadas perdidas, e para cada coisa, podia atribuir um padrão diferente de cores. MUITO show... As únicas coisas que não gostava nele era que as vezes travava e reiniciava sozinho sem motivo algum, e quando estava escutando músicas ao receber e atender uma chamada, ao desligar a chamada não retornava para o MP3 sozinho, tinha que ir lá manualmente e apertar o play novamente.
Estava esquecendo de mencionar que o som dele nos auto-falantes, sim NOS auto-falantes porque era estéreo, era muito alto, fenomenal.
Uma imagem da saida de som acesa.
Uma curiosidade que muitos não sabem é que, a Apple já fez parceria com quem??? Com quem??? SIIIMM com a Motorola, quando não existia o Iphone, a Apple lançou junto com a Motorola uma versão Itunes do E398 intitulada de Motorola Rokr E1, era basicamente o mesmo aparelho porém na cor branca, LINDÃO com fones da apple e no lugar do player padrão da motorola o iTunes que tinha a mesma chatisse dos iPod de ter que usar o iTunes no PC pra passar as músicas e ter de ser música comprada, e o aparelho tinha uma tecla a mais para o player.
Veja ele aí.
Olha que show era o telefone quando ele tocava.
3º Sony Ericsson K550 - Meados de 2008.
Esse aparelho era legal, mas me deixava com saudades das customizações do Motorola, mas fui pesquisando em fóruns e descobri muita coisa bacana nesses aparelhos Sony, rodavam com menus em flash, o que possibilitava infinitos estilos de menus, a câmera dele de 2mpx era muito bacana, aparelho bem rápido, dava pouco problema ou quase nenhum. Gostava dele. Tinha um som legalzinho, mas eu gostava mesmo era das fotos, tirei muitas fotos com ele. O que era ruim nesse aparelho era as teclas, que botões horríveis.
4º Sony Ericsson C510 - Meados de 2009
Esse é obviamente a evolução do K550, melhor tela, com acelerômetro, melhor câmera, e QUE CÂMERA, muito bacana, é a mesma coisa que todo Sony Cybershot da época, voltado a fotografia, mas ao longo do tempo começou a ficar cada vez mais lento, fazia várias tentativas de reset, hard reset e nada deixava ele rápido igual era. Esse aparelho tinha um acabamento muito superior ao antecessor K550, era muito ergonomico e fácil de manusear.
5º Nokia N95 8Gb - Meados de 2010
Esse aparelho comprei por acaso, pois na época o top era o N8 sonhava com ele, mas não podia comprar ele, e não estava querendo encarar um parcelamento, foi então que andando pelo shopping numa loja claro estava lá o N95 8Gb já saindo de linha à venda numa promoção por 10 reais num plano controle de 60 reais mensais, sem pensar fui e comprei.
Celular espetacular, não fosse o sistema desamparado pela Nokia, o hardware é muito robusto, a câmera? A melhor que já vi num aparelho, sinto falta até hoje dela, usava muito esse aparelho para internet, como consumia pouco dados, comprava pacote pré de 100mb e dava de sobra pro mês todo, a bateria durava 2 dias independente do uso, e NUNCA caiu o rendimento nesses quase 4 anos com ele.
Mas com o tempo foi ficando lento e instável, tinha feito várias tentativas pra tentar restaurar a performance dele mas nada resolvia. Esse deu problemas no flat cable da tela, que era bem comum para celulares flip, e por último ele apagou a tela, e já não dava mais sinal de vida, tive que partir para um android finalmente...
6º Motorola Moto G Color - 2014
Ainda estou em lua de mel com ele, não consigo achar defeitos nele, aliás tem sim, mas hoje não ligo mais para esse quesito que é câmera pois para isso, já tenho uma profissional ao qual estou fazendo trabalhos fotográficos, portanto quando eu quiser qualidade eu uso ela, simples assim. Não vou nem comentar sobre ele pois já é muito elogiado internet à fora.
Só vou reforçar uma coisa que muita gente não da importância ou até por omissão nos sites, é a tela IPS dele, a tela do Moto G tem qualidade superior em definição e principalmente fidelidade de cores, melhores que seu irmão maior o Moto X, e melhor até que Iphone 4S, sim isso mesmo, já li isso na internet.
E eu que sou fotografo, faço algumas provas de fotos após finalizado no meu Moto G, pois ainda não tenho um lindo e belo monitor de 23" IPS que custa o dobro de um comum. É fenomenal assistir vídeos em HD nele, é melhor que em monitor comum lcd.
Agora vou contar um fato interessante sobre celulares que aprendi já no meu segundo aparelho, no Motorola E398.
Como já citei acima, este aparelho possuía muitas customizações, muitos programas que davam acesso aos códigos fonte deles, alguns com tradução do que iria afetar no aparelho, fazia flash de rom e tudo mais. Bom, paro por aqui nessa parte, para contar o relato depois retorno.
O aparelho com o tempo foi ficando ruim, lento, e aos poucos perdendo funções que a maioria das pessoas não usaria com constância, e cada vez mais o aparelho travava, eu passa as roms várias vezes e nada resolvia, fazia backup, passava rom stock nada...
Aí fuçando num dos aplicativos de acesso dele, tinha um deles que dava acesso à uns certificados, e eu comecei a ver item por item, lá tinha várias coisas como funcionalidade do bluetooth, entre outras coisas como java que no meu já não funcionava mais. E nesses certificados tinham datas para expirar, pasmem tinha data de validade....
O que eu fiz, fui lá e joguei as datas tudo para 2100 salvo engano, e salvei, e mandei pro aparelho.
No mesmo instante o aparelho voltou a funcionar como se tivesse tirado da caixa.
Foi aí então que eu pude ver com meus próprios olhos a questão da "Obsolência planejada" que é uma forma que os fabricantes criam para que os produtos deem problemas em algum momento de sua vida útil, e não dure para sempre, pois senão as pessoas não trocariam.
E para não ter que ficar trocando aparelhos em garantia por defeito vital, eles cortavam funções dos aparelhos e deixava-os com performance prejudicada, fazendo o consumidor ficar irritado e acabar tendo que comprar outro.
Espero que isso não aconteça com os Androids, pois todos os celulares que tive menos o Siemes (coitado esse nem precisa de esforço) apresentaram o mesmo problema de lentidão após algum tempo de uso, geralmente é coisa de mais de um ano e já apresentava lentidões e travadas.
Sem mais é isso aí, me desculpem me pelo texto longo, mas gosto de partilhar minhas experiências.
Abraços!
— alterado em 04/07/2014, 20:54:34
Conteúdo editorial recomendado
Com o seu consentimento, o conteúdo externo é carregado aqui.
Ao clicar no botão acima, concorda que o conteúdo externo poderá ser-lhe exibido. Os dados pessoais podem ser transmitidos a fornecedores terceiros no processo. Pode encontrar mais informações sobre isto no nosso Política de Privacidade.