- Posts no fórum: 12 371
22/06/2013, 19:59:25 via Web
22/06/2013 19:59:25 via Web
Esse tópico se dedica aos iniciantes que nunca utilizaram uma rom cyanogenmod, e resolveram se aventurar na versão mais recente, por ser bastante diferente da CM10 , podem sentir alguma dificuldades no inicio.
Todas as dicas a seguir devem ser feitas logo depois que o aparelho for inicializado pela primeira vez.
Desbloqueando a opção de desenvolvedor
Ao contrário das outras versões, essa opção vem oculta na rom, como podem ver na foto abaixo:
Para desbloquear essa opção, vá em sobre o telefone>número da versão, nesse item toque várias vezes consecutiva até aparecer uma pequena imagem dizendo que "você agora é um desenvolvedor",como na foto abaixo:
Agora volte e verá que a opção de desenvolvedor está desbloqueada e aparecendo no menú, como na foto abaixo:
Porque desbloquear essa função?
Nas opções do desenvolvedor tem duas opções que eu considero importante estarem sempre ativadas, sendo que a principal dela é a opção que habilita o acesso root, que via de regra vem desabilitado.
Então vamos á elas.
Como habilitar o acesso root e a depuração usb.
Agora vamos entar nas opções do desenvolvedor e procurar as opções acesso root e depuração usb, fica uma em cima da outra, como na foto abaaixo:
Na depuração usb é só marcar o quadradinho, no acesso root, toque no item , irá abir uma janela com algumas opções, toque na opção que você deseja ativar, no meu eu escolhi como na foto abaixo, mas se você não costuma ficar fazendo muitas modificações , pode escolher outras opções.
Gerenciador de arquivos
Desde a CM9 (ICS), as roms cyanogenmod já vem com um excelente gerenciador de arquivos, mas muito sentem dificuldades de habilitar o acesso root nele, chegando até mesmo pensar que ele não tem essa função, baixando outro gerenciador, então agora vamos ver como habilitar essa função , lembrando que se você não habilitou o root anteriormente, é bem provável que não vá conseguir mesmo assim.
Como habilitar o acesso root no gerenciador de arquivos nativo.
Primeiramente vamos acessar a grade de apps, em seguida localizar uma pastinha azul que embaixo está escrito g. de arquivos,como na foto abaixo:
Ao tocar nela , por padrão o primeiro acesso dela vai abrir na memória interna dela, que ela identifica como SDCARD0, como vemos na foto abaixo.
Agora toque na tecla sensivel de menú, que irá aparecer uma pequena janela escrita configurações, como na foto abaixo:
Toque em configurações para acessar á elas, como na foto abaixo:
Nessa janela toque em configurações gerais, e na janela que abrir , procura a opção modo de acesso , que por padrão virá selecionado modo seguro, como na foto abaixo:
Toque em modo de acesso , que irá abrir uma janela de opções, como na foto abaixo:
Nessa janela toque em modo acesso root, irá abrir uma janela de autorização de superuser, onde você deverá permitir , como na foto abaixo:
Agora retorne e saia do gerenciador, em seguida entre denovo, se tudo ocorreu bem , ele irá abrir por padrão agora na chamada pasta raiz,como na foto abaixo:
Configurações gerais
Agora que estamos com o acesso root plenamente habilitado, vamos ver uma geral das configurações dessa rom.
Ela possui várias configurações comuns que temos nas roms stock, por isso vou me ater só nas que não existem nas roms stock.
INTERFACE
Já de inicio é a primeira opção diferente que vemos quando abrimos as configurações do aparelho , com várias funções que simplesmente não existem ou não tinhamos acesso na rom stock, então agora vamos ver uma à uma.
Launcher
O launcher padrão cyanogenmod é totalmente personalizável,agora vamos ver alguma opções dele:
Tela inicial
Aqui uma das opções que eu acho mais interessante é a que habilita ou desabilita permanentemente a barra de pesquisa na área de trabalho,como vemos na foto abaixo:
Gaveta de apps
Nessa janela, a opção que quero destacar é a opção widgets, essa opção é o que faz a grade de apps rolar toda e depois ir direto para os widgets ou não, além dos inumeros modos de transições e animações, só você testando um por um para ver o que lhe agrada mais.
Geral
Aqui temos duas opções interessantes, uma é a autorotação da tela e a outra é o modo tela cheia, onde a barra de notificações fica escondida.
TELA DE BLOQUEIO
Aqui também temos alguns itens diferentes , mas o que eu quero ressaltar é que se forem entrarem em segurança de tela>bloqueio de tela, vão ver que o desbloqueio de tela com a face é nativo da rom.
Sistema
A principal inovação que temos aqui é o painel de configurações rápidas,que por sua vez contem a opção tiles e layout:
Essa função é um grande diferencial em relação às outras versões do CM, pois a meu ver é uma evolução da barra de energia:
Para configurar é só segurar no sinal de mais que vai abrir um menú de atalhos que tu pode colocar .
Avançado
Voltando ao menú de configurações, e rolando para baixo vemos a opção avançado:
Entrando nessa opção temos várias configurações, onde a que eu vou resaltar é o deep sleep, ou sono profundo, essa opção configura o nivel de inatividade do sistema com a tela apagada, quanto maio o valor menos atividade , quanto menos atividade , menor o consumo de bateria, mas como a rom ainda está em desenvolvimento, se colocar o nível 5 , o aparelho pode travar, então recomendo utilizar por enquanto ´so o nivel 4.
Easter eggs
São animações escondidas na rom, na stock temos apenas uma, na cyanogenmod temos duas .
Para ver essas animações , vá em configurações>sobre o telefone:
Toque seguidamente onde diz versão do android, irá aparecer uma imagem como a foto abaixo:
Toque e segura a imagem , e irá abrir uma tela dinamica onde você pode brincar com as jujubas:
Para ver a outra animação , toque seguidamente onde diz verção do cyangenmod:
Irá aparecer o Cid, mascote da cyanogenmod:
Toque e segure na imagem que irá aparecer uma imagem dinâmica semelhante á outra só que em vez das jujubas, vai aparecer vários Cids .
Então acho que é isso, se alguem tiver mais alguma sugestão de dica de alguma configuração que sentiu dificuldades quando experimentou a CM10.1 pela primeira vez e acha que deveria estár aqui ilustrado com fotos, é só deixar a dica que eu vou atualizando o tópico, lembrando que esse guia é totalmente voltado para os inesperientes, que nunca viram uma cyanogenmod e resolveram se aventurar diretamente nessa versão.Espero ter mais ajudade do que confundido, abraços pessoal
— alterado em 22/06/2013, 22:07:16
Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .
Conteúdo editorial recomendado
Com o seu consentimento, o conteúdo externo é carregado aqui.
Ao clicar no botão acima, concorda que o conteúdo externo poderá ser-lhe exibido. Os dados pessoais podem ser transmitidos a fornecedores terceiros no processo. Pode encontrar mais informações sobre isto no nosso Política de Privacidade.