Hands-on do Fairphone 2 - O smartphone modular que concorre diretamente com o Moto X Force
Tivemos a chance de testar o Fairphone 2, um dos primeiros smartphones modulares já disponíveis para a compra no mercado. Durante a apresentação, o diretor técnico da empresa, Olivier Hebert, fez questão de derrubar o aparelho no concreto e, para a surpresa de todos, a tela não quebrou. Contudo, se tivesse quebrado, seriam necessários menos de três minutos para trocá-la por uma nova, sem necessidade de cola, chave de fendas ou condutores, pois este é um smartphone modular. Confira abaixo o vídeo hands-on do Fairphone 2 e descubra como realmente funciona um smartphone modular.
Antes de assistir ao vídeo, a primeira coisa que você deve ter em mente é que este smartphone não pode ser confundido com o Projeto ARA, da Google. Ele não oferece módulos para fazer o upgrade do hardware, mas para substituir com facilidade os componentes danificados. Assim, se a tela trincar ou o sensor da câmera parar de funcionar com o tempo, basta apenas trocá-los por novos módulos.
O ato da troca é realmente rápido e fácil de fazer, não requer conhecimento prévio e você não precisa enviar o aparelho para uma assistência técnica. Além disso, pelo fato da própria Fairphone desenvolver os módulos e não contar, neste momento, com empresas parceiras, a integração do hardware com o software é bastante estável. O Fairphone 2 roda com o sistema operacional Android 5.1 Lollipop e, como possui um sistema aberto de compilações, suporta também a plataforma Sailfish, da Jolla. Entretanto, o ecossistema do Sailfish ainda se encontra em desenvolvimento.
Como é possível ver no vídeo acima, a troca dos componentes é realmente rápida e fácil de ser feita, e preciso dizer que os mesmos são resistentes. Não pude deixar de comparar o aparelho ao novo Moto X Force, da Motorola, pois mesmo sendo derrubado no chão, a tela do aparelho permaneceu intacta. Contudo, a Fairphone não usa uma tecnologia comparável ao ShatterShield da fabricante norte-americana. Porém, assim como a Motorola afirma que a troca da camada externa do Moto X Force levaria menos de 5 minutos, usuários do Fairphone 2 poderão substituir o display em menos de 3 minutos, bem como a câmera, a bateria, o microfone, o alto-falante, a porta microUSB...
Fairphone 2 - Preço e disponibilidade
O Fairphone 2 já está disponível para a comercialização da Europa por 525 euros (R$ 2.155,23 sem impostos), preço que a empresa considera justo para a fabricação de um smartphone produzido com minerais livres de zonas de conflito provenientes da República Democrática do Congo (RDC), além disso o dinheiro oferecido por eles sustenta famílias e não milícias armadas.
O Brasil ainda não está nos planos da Fairphone por um simples motivo: altas taxas de importação!
E aí, agora que começam a aparecer os primeiros smartphones modulares realmente funcionais, como você vê o futuro desta categoria de celulares?
Tem cara de protótipo, e é porque é mesmo! Espero que a tecnologia amadureça, de preferência nos moldes do Ara.
É feio? É. O hardware é fraco pros padrões atuais? Sim. Mas isso é uma tecnologia em desenvolvimento, que poderá vir a ser aplicada de diversas maneiras no futuro, até por outras marcas. Imagine só ter um smartphone completamente personalizado por você mesmo, podendo comprar as partes de hardware que quiser separadamente e montando infinitas combinações para melhor atender a cada um? E nunca mais depender de serviços de assistência técnica então? Um sonho! E se esses princípios forem aplicados a outras tecnologias também, como notebooks, tablets, TVs, e muitos outros equipamentos, as possibilidades serão infinitas!
Fraco? Eu não considero um snap 801, 2gb de ram e 32gb de rom, tela 5" FullHD como um conjunto fraco kk
Amei essa traseira transparente... ótima ideia. <3
Valeu Camila :)
Eu testei, ou é fake?
\o/
Ele é otimo por ser modular, mas sejamos sinceros, que design bosta.
Possivelmente este telefone não vem com peças sobressalentes, certo? No caso de quebrar a tela por exemplo pode ser uma tarefa fácil mas até encomendar uma tela nova deve levar um bom tempo, não?
Acho que eles vão produzir as peças em quantidade suficiente pra elas estarem disponíveis quando forem necessárias.
Smart lego, aí sim kkkkkkkkkkk
Uma revolução, espero que vá pra frente, vão trazer benefícios aos consumidores e ao meio ambiente também, já que poderemos aproveitar mais componentes, logo diminuirá os descartes.
Verdade kkk smart lego
Uma boa inovação, na hora de reparar um aparelho danificado, é so comprar o Módulo específico....
tecnologia ainda cara, com o tempo vai baratear.
Se não tiver opções de upgrade não vale o investimento. Porque infelizmente o maior motivo da troca de smarts é trocar o velho pelo novo mais potente.
É simplesmente espetacular o conceito de modularidade, que agora está chegando a um dispositivo de uso pessoal aclamado mundialmente.
Espero ver ainda mais notícias sobre essa tecnologia.
Estou de olho no projeto ARA, da Google.
Camila Rinaldi muito linda *_*
Ainda ta meio cru, mas já da pra ver que vai caminhar pro lugar certo. Está ótimo e se eu não tivesse o maxx de certeza tentaria ele :D
eu quero um.. Smartphone modular é o futuro. :D
Ótimo
Vai virar moda agora kkkk pra o povo desastrado ta ótimo
Concorrente direto? kkkkkkkk
Cada uma que o AndroidPit diz!