2 anos sem a linha Nexus: reveja os melhores momentos do Nexus One ao 6P
De fato, o tempo passa e não para. Cada vez mais coisas boas vão ficando no passado, momentos bons ficam só na lembrança. Assim também acontece com bons smartphones que vão sumindo e logo mais restará apenas saudades. Hoje vamos falar de uma linha que foi pioneira em atualizações, estou falando da gloriosa linha Nexus que na data de hoje (04 de outubro de 2018), completa dois anos que o Google anunciou seu fim.
Os dispositivos Nexus são considerados por muitos os melhores smartphones já lançados juntamente com a melhor performance do Android. Para comemorar essa data, elaboramos essa lista com todos os modelos Nexus já lançados, antes do Google abandonar o projeto e focar no desenvolvimento do seu smartphone próprio, o Google Pixel. Sem mais enrolação confira nossa lista.
- Android Pie: quais smartphones receberão a atualização?
- Android 8.0 Oreo: quais dispositivos irão receber a atualização?
Do Nexus One ao 6P: todos os dispositivos da série Nexus
O grande destaque da linha Nexus é o sistema operacional, que roda o Android na sua forma mais puro entre os smartphones disponíveis no mercado. Outra característica de um Nexus é servir de dispositivo base para desenvolvedores, visto que sempre foram os primeiros smartphones a receber a nova versão do SO, bem como eram praticamente os únicos aparelhos na época a fazer parte do programa de versões beta do Android. Os modelos de maior sucesso, foram sem dúvida os Nexus 4 e Nexus 5.
Nexus One (HTC)
O primeiro de todos os Nexus foi anunciado em 2009, e chegou ao mercado no dia 05 de janeiro de 2010. Fabricado pela HTC, tinha como codinome "HTC Passion" e foi lançado com o Android 2.1 Eclair, sendo atualizado até o Android 2.3.6 Gingerbread.
Com tela de 3,7 polegadas, resolução de 480x800 WVGA, Super LCD ou AMOLED, câmera traseira de 5MP com auto-foco e flash de LED, o Nexus One foi o único Nexus a oferecer suporte para cartão microSD. O seu "similar" é o HTC Desire, que roda Android com HTC Sense.
Nexus S (Samsung)
O primeiro fruto da parceria da Google com a Samsung foi lançado no final de 2001. Rodando com Android 2.3 Gingerbread, o Nexus S foi atualizado até o Android 4.1 Jelly Bean. O dispositivo foi o primeiro Android a suportar NFC, e marcou o fim da parceria da Big G com a HTC.
O hardware foi baseado no Samsung Galaxy S, com tela AMOLED ou SC-LCD de 4 polegadas WVGA, processador Exynos 3110 a 1GHz com 512MB de RAM, e possuía 16GB de armazenamento interno.
Galaxy Nexus (Samsung)
O segundo filho do casamento entre a Google e a Samsung foi lançado em novembro de 2011, junto com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich e recebeu atualizações oficiais até o Android 4.3 Jelly Bean. No Brasil, por motivos legais, o Galaxy Nexus era chamado de Galaxy X.
O aparelho teve dois codinomes: Maguro (GSM) e Toro (CDMA). Foi o primeiro Nexus a oferecer suporte para MHL e a chegar ao Brasil oficialmente. Curiosamente, é um dos poucos smartphones da Samsung a não ter botão físico na frente. O aparelho era embalado pelo processador Texas Instruments, a 1,2Ghz, com 1Gb de memória RAM e 16/32GB de armazenamento interno; tela de 4,65 polegadas, 1280x720 Super AMOLED.
Nexus 4 (LG)
Lançado em novembro de 2012, o LG Nexus 4 ou LG Mako foi o primeiro smartphone a usar o Android 4.2 JellyBean e o primeiro Nexus a suportar carregamento sem fio. Atualmente, o aparelho roda oficialmente o Android 5.1 Lollipop.
Com tela IPS de 4,7 polegadas, com resolução de 1280x768 e processador quad-core Qualcomm Snapdragon S4 pro, de 1,5GHz, o Nexus 4 ainda oferecia 2GB de memória RAM, 8/16GB de armazenamento interno. O hardware foi baseado no LG Optimus G. O Nexus 4 foi o primeiro Nexus a suportar carregamento sem fio
Nexus 5 (LG)
Com hardware similar ao do LG G2, o Nexus 5 (codinome Hammerhead) veio de fábrica com o Android 4.4 KitKat e foi lançado em outubro de 2013. O processador é um Snapdragon 800, quad-core, de 2,26 GHz, com 2GB de memória RAM e 16 ou 32GB de armazenamento interno.
A tela do Nexos 5 possui 4,95 polegadas, com resolução FullHD e tecnologia IPS LCD. A câmera traseira tem 8MP e apresentou uma série de problemas na época do seu lançamento. As especificações fortes e o preço competitivo transformaram o Nexus 5 em um grande competidor em alguns países, inclusive no Brasil.
Nexus 6 (Motorola)
O primeiro fruto da parceria entre a Motorola e a Google trouxe várias novidades. De codinome Shamu, o Nexus 6 foi baseado no Moto X 2014, mas trouxe algumas diferenças, a começar pela tela de 5,96 polegadas QuadHD. O Nexus 6 foi o dispositivo mais caro da série.
Como manda a tradição, junto com o novo Nexus vem um novo Android, e neste caso era o Lollipop. O processador do nexus 6 é um Snapdragon 805, quad-core, a 2,7GHz, e vem com 3GB de memória RAM e 32 ou 64GB de espaço interno. O Nexus 6 foi o dispositivo mais caro da série, característica que o Google tentou corrigir em 2015.
Nexus 5X (LG)
O Nexus 5X marca a terceira parceria entre o Google e o LG. O novo dispositivo foi oficialmente apresentado no dia 01 de outubro de 2015, com a intenção de reaver as características do modelo lançado em 2013, o Nexus 5. O Nexus 5X manteve alguns aspectos presentes da geração anterior, entretanto, ambas as empresas se esforçaram para trazer uma experiência mais aprimorada com a câmera do modelo.
A câmera de 12,3 MP recebeu um flash de LED dual-tone e um outro flash de laser que realiza o foco mais rapidamente com a ajuda do infravermelho. Além disso, o Nexus 5X foi o primeiro dispositivo da linha Nexus a ser embalado por um processador de seis núcleos, no caso o Snapdragon 808. Curiosamente, o design do Nexus 5X não foi inspirado em nenhum modelo da atual linha de dispositivos da LG.
Nexus 6P (Huawei)
O Google aprendeu muito com o Nexus 6 e, em 2015, o Nexus 6P veio para tentar corrigir algumas características problemáticas do antecessor. O modelo recebeu os cuidados da chinesa Huawei em sua fabricação e, em parceria com o Google, o novo Nexus resultou em um aparelho Premium, relativamente menor que o Nexus 6 e com uma câmera bem mais aprimorada.
O Nexus 6P, aparentemente, não possui muitas referências visuais de outros dispositivos da Huawei. Fino, leve, elegante e rodando com o Android puro, o Nexus 6P já pode ser considerado o melhor entre os melhores. A bateria de 3.450 mAh é uma das maiores entre os smartphones da linha Nexus.
Esses são os smartphones Nexus lançados pela Google. Além deles, a família também conta com o Nexus 7 2013, Nexus 2014, o Nexus 9 e o Nexus 10. Um detalhe muito interessante que mencionamos em alguns modelos listados neste artigo é o fato de que cada um deles conta com um codinomes, utilizados internamente durante o processo de fabricação. Você pode encontrar todos esse codinomes nesse post no Fórum do AndroidPIT.
Por mais que você não goste da linha Nexus, não tem como negar sua importância para o sucesso que o Android se tornou. Se o Google fosse depender apenas das fabricantes de smartphones para evoluir o Android, é bem provável que o SO não fosse tão desenvolvido e maduro como é atualmente. Obrigado Nexus!
Na sua opinião qual foi o melhor smartphone da linha Nexus?
O Nexus 6 foi o mais parrudo da linha. Não à toa foi o mais caro, até porque a Motorola optou por uma abordagem diferente em relação às outras marcas, nas quais eram alternativas mais em conta a seus flagships, a Motorola o fez o caminho inverso, pois seu flagship de então, o Moto X2, já seguia proposta similar aos Nexus anteriores, além do que o Android da Motorola era quase tão puro quanto o destes, então para a marca não havia razão de ser um Nexus se não fosse mais sofisticado. E ainda assim não foi lançado por aqui para não concorrer com o Moto Maxx.
Embora o Nexus S não fosse vendido oficialmente no Brasil ainda tive um colega de faculdade que teve um desses. Lembro que eu achava o Galaxy Nexus (Galaxy X) bonito na época, seu design arredondado ainda não era comum além de ter sido o primeiro, ao menos por aqui, com botões virtuais. No entanto nenhum marcou mais por aqui que o Nexus 5, que tinha um preço bem competitivo perante os outros tops de linha da época.
Tive dois Nexus 4 e um Nexus 5, otimos aparelhos! Ate hj o Nexus 4 é bom, é impressionante!!
Acho que o auge da linha foi com o nexus 4 e 5. Ah me lembro como quis um desses aparelhos. Depois deles, a linha foi ladeira abaixo.
Nexus 4, como era incrível! Ótimas lembranças.
Tive os nexus 4 e 5, esse último me atendeu durante muito tempo. Troquei pelo meu atual, um OnePlus 5.
Tive somente o Nexus 4, foi uma boa experiência apesar da bateria e câmera não serem das melhores.
Na minha opinião o Nexus 6 foi o melhor, só faltou um leitor biométrico na traseira, no logo da Motorola.
Gostei quando o Nexus foi feito pela Samsung, Motorola e Huawei.
Dos Nexus só tive a possibilidade de comprar o 6P, que fiquei dois anos e foi um aparelho inesquecível! Eu ainda não tenho uma opinião totalmente formada em relação ao fim da linha Nexus, mas realmente eles tiveram uma importância enorme na evolução dos sistema, e deixou uma nostalgia legal aos que tiveram o privilégio de ter um aparelho da linha.
tive o Nexus 5x para um aparelho muito bom porém a única ressalva que eu tinha negativa era duração da bateria que era pífia..... com o lançamento dos Google pixels o preço deu uma subida, aí fica tenso o investimento
Possui ele até hoje brother?
"A câmera de 12,3 MP recebeu um flash de LED dual-tone e um outro flash de laser que realiza o foco mais rapidamente com a ajuda do infravermelho. Além disso, o Nexus 5X foi o primeiro dispositivo da linha Nexus a ser embalado por um processador de seis núcleos, no caso o Snapdragon 808. Curiosamente, o design do Nexus 5X não foi inspirado em nenhum modelo da atual linha de dispositivos da LG. O Nexus 5X foi o primeiro dispositivo da linha a ser embalado por um processador de seis núcleos."
ala, cara! no mesmo parágrafo!!!!!!!!!!!!
Corrigido, obrigado
continuei lendo o texto e continuei achando erros
r.i.p, android pit
Artigo com várias curiosidades interessantes, mas não foi revisado antes de ser postado. Cheio de erros e informações repetidas.
Percebi. Ele repetiu várias informações em alguns parágrafos, até comentaram já mostrando em quais. O intuito do artigo é bom, mas parece que os textos desse editor não passam por revisão. Saudades dos artigos da Camila Rinaldi.
Erros corrigidos, obrigado
"Nexus S (Samsung)
O primeiro fruto da parceria da Google com a Samsung foi lançado no final de 201. Rodando com Android 2.3 Gingerbread, o Nexus S foi atualizado até o Android 4.1 Jelly Bean. O dispositivo foi o primeiro Android a suportar NFC, e marcou o fim da parceria da Big G com a HTC.
Review do Motorola One
O hardware foi baseado no Samsung Galaxy S, com tela AMOLED ou SC-LCD de 4 polegadas WVGA, processador Exynos 3110 a 1GHz com 512MB de RAM, e possuía 16GB de armazenamento interno. O Nexus S foi atualizado até o Android 4.1 Jelly Bean."
mais um caso onde afirma duas coisas seguidas sem a minima necessidade
"Com tela de 3,7 polegadas, resolução de 480x800 WVGA, Super LCD ou AMOLED, câmera traseira de 5MP com auto-foco e flash de LED, o Nexus One foi o único Nexus a oferecer suporte para cartão microSD. O seu "similar" é o HTC Desire, que roda Android com HTC Sense. O Nexus One foi o único Nexus a oferecer suporte para cartão microSD."
na moral, esses textos não são revisados? pq repetir duas vezes que o nexus one foi o único nexus a receber suporte para cartão micro sd?