Novo Doodle do Google usa Inteligência Artificial para criar músicas
Quem gosta de música clássica vai adorar: com o novo Doodle da busca do Google você poderá compor músicas com a ajuda do compositor alemão Johan Sebastian Bach (que viveu entre 1685 e 1750), graças à ajuda de inteligência artificial.
O Doodle comemora o 334º aniversário do compositor (Nascido em 21 de Março de 1685), e seu funcionamento é bem simples: o usuário coloca até dezesseis notas musicais em uma partitura, compondo uma pequena melodia. O sistema analisa a composição e, com a ajuda de informações coletadas estudando 306 peças de Bach, compõe uma harmonia completa no estilo típico do compositor.
Seu resultado pode ser compartilhado na internet com um link, ou exportado como um arquivo MIDI. E com conversores online, você pode converter o MIDI em um arquivo MP3 e usá-lo como um toque no seu celular, por exemplo.
É claro que há uma “troca”: quando cria uma composição, o sistema pergunta ao usuário o que achou dela, com três opções: ruim, mediano ou bom. Isso ajuda a “treinar” a inteligência artificial, ensinando a ela o que é mais agradável aos nossos ouvidos.
Não é a primeira vez que o Google cria um Doodle “musical”. Quatro anos atrás, por ocasião do 245º Aniversário de Ludwig Van Beethoven, a empresa criou um jogo onde o usuário deveria ajudar o compositor a reordenar as partituras de várias de suas famosas composições, como a 5ª Sinfonia e Für Elise.
Oficialmente, o Doodle em comemoração ao aniversário de Johan Sebastian Bach ficará disponível por 48 horas, a partir deste dia 21 de Março, em 77 países. Entretanto, ele já está no ar nos servidores da Google, e você pode começar a compor suas músicas agora mesmo.
E você, o que acha do uso da inteligência artificial na música? Será que os compositores estão com os dias contados?
Eu, leigo, irei lá ver o que vai dar.
Escrevi umas melodias lá, o negócio realmente harmoniza estilo Bach, isso que analisou poucas composições
Muito bacana essa novidade do big G.