Vergonhoso: só 0,1% receberam atualização do Android Pie, contra 36% do iOS 12
Todo mês, o Google divulga em sua plataforma para desenvolvedores os números de distribuição de suas versões do sistema operacional Android. Saíram os primeiros resultados do Android 9 Pie, e eles não seriam tão ruins se a concorrente Apple não tivesse divulgado números muito, muito maiores.
Todos nós sabemos que um dos grandes problemas do nosso sistema operacional móvel favorito é a enorme fragmentação das versões disponíveis. Nos dias de hoje, 18% dos usuários ainda estão na versão Lollipop 5 do sistema, uma versão de quatro anos atrás.
Só esse número já é para assustar, e quando vemos que ele é quase a mesma coisa que os 19% do Oreo 8, já podemos nos preocupar bastante com os resultados do Pie. Por enquanto, esse novo sabor do sistema está em apenas 0.1% dos aparelhos. Sim, mais de 50 dias depois, quase dois meses, e não temos nem meio porcento.
Os únicos smartphones que já receberam o Android 9 Pie são o Essential Phone, OnePlus 6 e o Nokia 7 Plus. Muitas fabricantes já prometeram o update, mas nenhuma além dessas já ofereceu a atualização. Você pode ver mais sobre essas promessas em nosso artigo abaixo:
Mas você pode pensar: calma, o Pixel 3 nem foi anunciado ainda! Bem, isso não seria tão vergonhoso se os números não mostrassem que o iOS 12 da Apple chegou a 36% dos aparelhos da marca em apenas 14 dias. Mais de um terço dos iPhones e iPads estavam com a nova versão em apenas duas semanas.
Fragmentação é um problema sério, pois muito mais do que não trazer novidades e funções, compromete a segurança do usuário, com sistemas vulneráveis a problemas que são resolvidos apenas em atualizações mais recentes.
Podemos esperar que o Google anuncie algo para combater isso no dia 09 de outubro?
Via Google Developer Fonte: First Post
é possível instalar uma firmware de outro país?
depende se for android sim
Lamentável.
pifio
Isso só vai mudar quando houver de fato um contrato obrigando as fabricantes a atualizarem os aparelhos, mas o negócio é altamente lucrativo, pois ambos saem lucrando.
Nesse ponto a Apple sabe que o suporte é de 4 anos a 5 dependendo dela. Se o Google colocasse ao menos 3 anos de suporte, iria ficar bem legal e manter os usuários insatisfeitos no sistema.
Mas o Android Pie não está em estágio beta ainda? Acho que deveriam comparar os números só depois de chegar a versão estável.
Outra coisa, a Google já implementou o Project Treble para diminuir a fragmentação.
Por fim, tem aparelho desatualizado quem quer! Eu sempre escolho os meus pelas atualizações e hoje meu aparelho está rodando o Pie com uma custom ROM e eu ainda tenho a opção de instalar a oficial que já está em beta com o Pie também... Mas eu comprei meu aparelho pensando em ter sempre o último Android, quem tem outras prioridades tem que aprender a lidar com isso.
Na minha opinião é errado fazer essa comparação, pois a apple é dona dos seus dispositivos, o que torna muito mais fácil o desenvolvimento do sistema e a disponibilização do mesmo.
Entretanto, não é a Google quem faz a atualização dos celulares da Samsung, Motorola, etc. Ela depende das empresas para atualizarem o Android, e todos nós sabemos que elas não focam isso e sim em tornar os dispositivos obsoletos e forçarem o consumidor a comprar um celular novo e atualizado, isso é Marketing e um trabalho muito mais fácil e barato.
A comparação correta é avaliar os dispositivos da Google que estão atualizados. Como os Nexus e Pixel's da vida, contra os dispositivos da Apple.
O que vai salvar a vida de quem quer essas atualizações eficazes do Android é o Project Treble, algo muito recente na tecnologia mobile.
Só uma coisa...
O duopólio das plataformas móveis atingiu um índice histórico nesta sexta-feira (19). O Gartner publicou um relatório mostrando que nada menos que 99,1% dos smartphones vendidos no mundo inteiro rodam Android ou iOS. Outros sistemas móveis, que tinham participação pequena, mas relevante, como Windows e BlackBerry, praticamente não saem mais das lojas.
Segundo o Gartner, foram comercializados 344 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2016. O Android não apenas continua líder de mercado, como aumentou sua fatia: 86,2% dos aparelhos vendidos rodavam a plataforma do Google, contra 82,2% no mesmo período de 2015.
apple-samsung-android-ios
Assim ficou o ranking de sistemas operacionais:
Android: 86,2%
iOS: 12,9%
Windows: 0,6%
BlackBerry: 0,1%
O resto: 0,2%
Entre as fabricantes, a Apple perdeu espaço, com 12,9% de participação nas vendas, ante 14,6% no segundo trimestre de 2015. Quem se deu bem foi a líder Samsung, que elevou sua fatia para 22,3%. Segundo a consultoria, as linhas Galaxy J e Galaxy A estão competindo bem na China, o que contribuiu com o aumento geral nas vendas.
Fonte:Tecnoblog
O mi a1 da minha esposa nada ainda....
Comparar iPhone com Android é tão 2007.
A fragmentação sempre foi um problema do Android e em pleno 2018 não vai mudar. Fico pasmo de ver versões como KitKat e Lollipop (5.1) em tantos aparelhos. Depois o usuário comum reclama que o aparelho esta lento e travando
Certamente os aparelhos que rodam essas versões é da galera que não tem poder aquisitivo pra trocar de celular todo ano. Não esqueçam que o Android é um sistema da massa, do povão...
A minha dúvida é: Custom ROMs baseadas no Android Pie AOSP são levadas em consideração?
Não !
Ta lenta a distribuiçao hein ANDROID?a culpa toda disso sao das fabricantes,fazem isso so pra lançar novos smarts e ai quem se ferra somos nós consumidores.
Praticamente só os Pixel's receberam o pie... ai fica difícil mesmo, mesmo que tenha mandado pra todas as fabricantes "antes", feito todo anuncio que agora seria tudo rápido, quase ninguém anunciou a atualização... uma pena mesmo parecia que seria a mais rápida atualização
Prevejo um grande sucesso do One Power.
Blá, blá, blá, fragmentação, mais iPhones atualizados, a mesma coisa que todo muito já sabe, a mesma coisa todo ano, Android só ganha expressividade em números após quase um ano do lançamento, é sempre assim, claro que não é o ideal, mas não é nenhuma novidade
Vergonhoso é o site tratar essa noticia como novidade.
serião
Nossa Realmente... mas pera ai. Quantos modelos diferentes de iphone existem mesmo? Quantos modelos diferentes que rodam android existem nesse universo mesmo?
Pois é, vergonhoso de fato, é querer comparar o quarto da apple de diversidades, com espaço sideral de diversidades do Android.