10 dicas para deixar seu smartphone Android mais rápido

androidpit Nexus 6P speed up
© nextpit

Com o tempo, o seu aparelho Android pode ficar bem lento. Mas fique sabendo que existem opções bem eficientes que podem ajudar a acelerar o seu dispositivo e tornar tudo fluido novamente. Para ajudar você nessas tarefas, reformulamos e atualizamos nosso artigo com 10 dicas que podem deixar seu celular bem mais rápido.

Vá até a dica que mais interessa:

Remova os arquivos inúteis Retire os apps das páginas iniciais
Retire os apps das páginas iniciais Identifique o problema
Limpe o cache Desinstale apps
Desabilite animações Transfira apps para a memória externa
Diminua os widgets Mantenha seu dispositivo atualizado
Monitore o uso da bateria  

Dica 1. Remova arquivos que você não usa mais

Limpar o smartphone é como limpar o nosso armário: apesar de termos certo apego às nossas tralhas acumuladas, temos de ter consciência de que há muita coisa inútil e que não há motivo para mantê-las.

E ainda na analogia armário / smartphone, a regra simples: quanto mais coisas temos dentro deles, mais complicado fica o seu manuseio. Logo, se a memória interna do seu telefone está cheia, o aparelho fica mais lento, com o poder de processamento sendo mais exigido, o que faz com que a bateria dure menos e, claro, uma hora o espaço acaba e você fica na mão.

armazenamento interno produto tips
Remova arquivos que você não usa mais / © NextPit

Portanto, que tal fazer aquela faxina no seu dispositivo, apagando fotos, vídeos, músicas e outros tipos de arquivo que você nem acessa mais? O processo é simples e seu telefone vai ganhar em desempenho, ficando mais rápido para aquilo que precisamos.

Mas se você insiste em manter as suas coisas, mas ainda assim quer um smartphone mais rápido, então há duas soluções: comprar um cartão microSD para guardar tudo em uma memória externa; mas se o seu dispositivo não tiver o slot para esse componente, armazene os arquivos em serviços de nuvem como o Google Drive, o Dropbox, entre outros.

Dica 2. Retire os apps que você não usa da tela inicial

Manter as telas iniciais do seu smartphone lotadas de apps que você nem usa, além de tornar o telefone uma bagunça, pode fazer com que a transição de telas fique lenta. Logo, que tal manter o display apenas com os apps que você mais usa (messengers, redes sociais, navegador, clientes de e-mail, etc) e colocar o resto na gaveta de aplicativos?

Outra solução é criar pastas na página inicial dividindo os apps por categoria (Jogos, Filmes, Utilitários, Redes Sociais, etc). Para fazer isso, basta clicar no ícone do aplicativo por um segundo e “misturá-lo” a outro app relacionado. A pasta será criada automaticamente e você pode renomeá-la com o nome que quiser.

remover tela inicial app tips article
Retire os apps que você não usa da tela inicial / © NextPit

Dica 3. Identifique o problema

A primeira coisa que deve ser feita é descobrir a causa do problema. Um aplicativo, vários apps ou o sistema em si podem interferir no desempenho do sistema em geral. O Trepn Profiler (em inglês), desenvolvido pela Qualcomm, exibe o desempenho de cada núcleo do processador em tempo real. Bem como informações sobre o tráfego de redes móveis, Wi-Fi, uso de RAM e GPU.

Você pode configurar perfis específicos para remover os dados acumulados, como informações offline, por exemplo. Uma vez que você já descobriu o problema específico, pode passar para as dicas que apresentamos abaixo.

Dica 4. Limpe o cache dos aplicativos

Dados inúteis podem ser armazenados na memória temporária dos seus aplicativos e afetar a velocidade do seu aparelho. É possível limpar o cache dos apps individualmente selecionando Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos> Escolha o aplicativo> Clique em armazenamento

Caso você esteja procurando alternativas para apagar o cache do dispositivo por completo, será possível recorrer à opção "Dados do cache" também encontrada no menu "Armazenamento" (o nome varia de acordo com a versão do Android). Além de limpar o cache, é possível remover arquivos baixados e dados armazenados pelo sistema. Você pode consultar qual é a diferença entre limpar dados e cache através do artigo abaixo:

limpar dados tips apagar
Limpe o cache dos aplicativos  © NextPit

Dica 5. Desinstale e desative aplicativos não usados

Quanto menos memória livre o seu dispositivo tiver, mais lento ele ficará. Dessa forma, é sempre importante fazer uma faxina na sua galeria de apps, desinstalando os aplicativos que você não usa mais e desativando aqueles que não podem ser apagados. 

Você também pode desabilitar os aplicativos que vieram pré-carregados no seu telefone, mas tenha certeza que você não irá precisar deles no futuro. Para isso, preparamos dois artigos completos sobre quais aplicativos podem ser desinstalados e como desinstalá-los de seu dispositivo:

Se você tiver com acesso root em seu dispositivo, a remoção será ainda mais fácil. Se não, você pode simplesmente ir para as propriedades de aplicativos e desativar o aplicativo para impedir sua execução e usando os recursos nativos do seu dispositivo.

Dica 6. Desabilite animações

Nas opções de desenvolvedor, você pode desabilitar as animações dentro do sistema operacional clicando em  “Escala de animação da janela”, e na sequência "Animação desligada". Assim, não serão ativadas animações que ocorrem quando você abre e fecha aplicativos, tornando todo o processo mais rápido. Você pode reativar as animações qualquer momento.

As opções de desenvolvedor são acessadas clicando-se sete vezes no número de montagem em Configurações > Sobre o telefone > Número de montagem. Essas configurações podem alterar profundamente o funcionamento do seu aparelho e não devem ser mudadas a não ser que você tenha certeza do que está fazendo.

animacoes apagar dados tips
Desabilite animações do sistema / © NextPit

Dica 7. Transfira aplicativos para a memória externa

Se o seu dispositivo inclui a opção de memória expansível, você também pode mover aplicativos para o cartão microSD. Essa funcionalidade fará com que o seu dispositivo libere mais memória e, em consequência, a performance do dispositivo poderá ser otimizada. Para isso, clique em Configurações > Aplicativos, selecione o app e clique em “Mover para microSD”. Claro, certifique-se que o seu dispositivo possua um cartão microSD instalado.

Dica 8. Diminua o número de widgets

Reduzir o número de widgets fará o seu smartphone rodar de maneira mais suave, além de economizar a bateria. Se você tiver algum widget ativo que não possui serventia, considere desativá-lo de seu dispositivo. Claro, não há problemas em ter alguns widgets ativos. Para fazê-lo escolha o widget a ser apagado, clique longamente na homescreen e mova-o para o alto da tela.

Dica 9. Mantenha o seu dispositivo atualizado

Sempre faça os updates disponíveis. Eles incluem a otimização do sistema, o conserto de bugs e de maneira geral melhoram a estabilidade do seu aparelho, o que obviamente influi no melhor funcionamento do mesmo. Para verificar se existe alguma atualização disponível, vá até Configurações > Sobre o telefone > Atualização de software.

software atualizado tips android article apagar
Mantenha o seu dispositivo atualizado / © NextPit

Dica 10. Monitorar o uso da bateria

Não se esqueça que você também pode manter o controle sobre os aplicativos que usam muita bateria, vá para Configurações > Bateria. Você também pode monitorar o uso da memória RAM em Configurações > Aplicativos  e selecionar a opção "Aplicativos em cache".

Essa última opção exibirá uma estatística de processos que estão rodando em seu dispositivo. Você poderá desativar alguns processos em segundo plano para otimizar o funcionamento do sistema e da bateria.

uso bateria article tips apagar
Monitorar o uso da bateria / © NextPit

Você conhece outras dicas para acelerar um dispositivo Android? Conte-nos nos comentários!

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as dicas para deixar seu smartphone Android mais rápido. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Notificação por push Artigo seguinte
260 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Ivan Nymeros Jorge 2
    Ivan Nymeros Jorge 20/10/2017 Link para o comentário

    É vcs falam de atuazalizar sempre o sistema, pois é, eu atualizei o meu Lenovo Vibe K6 q rodavo com o Android 6.0 Marshow para o Android 7.0 Nougat e agr meu celular ta engasgando, perdeu a velocidade de animações, as notificações novas dão uma travada nele, tá uma droga. E eu só atualizei seguindo as instruções de vcs, pois eu nem queria atualizar o celular de começo, só qnd percebesse perda de desempenho. Então, o q vcs me dizem?


    • Everton Lopes 1
      Everton Lopes 03/01/2019 Link para o comentário

      Cara eles nem entendem merda nenhuma, basta não acreditar em tudo que vê na internet que tudo da certo


  • 26
    Conta desativada 19/04/2017 Link para o comentário

    Eu coloco todos os aplicativos fechados pra "dormir" com o Greenify liberando assim mais RAM.


  • 21
    Conta desativada 19/04/2017 Link para o comentário

    Esse artigo foi repost out é impressão minha?


    • 7
      Luís Silvério 20/04/2017 Link para o comentário

      no início informam que foi atualizado...

      Salvador H.Conta desativada


  • Roger S. 32
    Roger S. 19/04/2017 Link para o comentário

    Sempre usei telefones medianos e nunca tive problemas significantes de lentidão e travamento. Usei muito tempo sistemas mais limpos, e atualmente estou com a tão famigerada TW da Samsung, e surpreendentemente não tive travamentos e estou até gostando das funcionalidades. Muitos usuários baixam um monte de porcaria e entulham o telefone com redes sociais que ficam rodando em segundo plano e querem que o telefone responda bem, e depois culpam as marcas de serem ruins.

    Bruno BrumLaércio Henrique Da Silva


  • 6
    Julio 19/04/2017 Link para o comentário

    Desligar as animações nao deixa nada mais rápido, é ilusão isso, as transições ficam estranhas, melhor no padrão mesmo, fica muito mais legal mexer no celular.

    Adilson MagalhãesRoger S.


  • 21
    Lucas 18/04/2017 Link para o comentário

    Mas uma dica Primordial para qualquer um: Desinstale TODOS OS APPS DO FACEBOOK!
    Eu não consigo entender que como em pleno 2017 esse App continua detonando os nossos celulares,com o avanço dos sistemas e da tecnologia,esse App poderia muito bem seguir o exemplo do WhatsApp e ser um App leve.

    Adilson MagalhãesRoger S.Laércio Henrique Da Silva


    • 12
      Diogo Mendes 19/04/2017 Link para o comentário

      Tive que entrar com login so para responder você. Já possui o facebook lite que retirar vários recursos do app oficial. WhatsApp é leve para quem usa ele pouco. Se tu e daqueles loucos que fica grudado no Whats entrar em todos os grupos do Whats seu Whats vai usar mais memorias ai vai deixar o seu sistema lento.


    • Salvador H. 12
      Salvador H. 20/04/2017 Link para o comentário

      Pois é... Já passou da hora do Facebook ser reformulado, mas parece que a ganância é maior para focar nos outros apps e ficar copiando as novidades ao invés de inovar...

      Edson Nery


  • 21
    Lucas 18/04/2017 Link para o comentário

    Eu tenho uma mania de fechar todos os apps que uso na multitasking do Android! Me dá arrepios ver aquele tanto de App aberto! E o engraçado é que no iPhone (tenho os dois aparelhos) nunca fecho os apps!

    Diogo Mendes


    • 12
      Diogo Mendes 19/04/2017 Link para o comentário

      Tenho o mesma mania sua. Não gosto de app no 2 plano. Primeira coisa que gosto de fazer no Android e liberar o modo desenvolvedor e ativar o Destruir todas as atividades ao usuario sair e limitar proc em 2 plano. Deixa seu celular mais veloz.


  • 84
    Conta desativada 18/04/2017 Link para o comentário

    Instala o ios 🙄🤷

    Conta desativadaRoger S.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 18/04/2017 Link para o comentário

    Já faço uso dessas recomendações há algum tempo.


  • 41
    Conta desativada 18/04/2017 Link para o comentário

    1. Dê o root.
    2. Instale o TWRP.
    3. Instale um kernel com suporte a overclock que esteja estável no seu aparelho.
    4. Instale o módulo XPOSED Installer (somente para versões do Android suportadas: SDK21 - 5.0.X, SDK22 - 5.1.X, SDK23 - 6.0.X)
    5. Instale o app Kernel Adiutor.
    6. Instale o ES File Explorer 4.0.2.3 ou 1.0.8 MOD.
    7. Configure o overclock de CPU e GPU no seu dispositivo: governador: ondemand (ondemandx), escalonador CFQ e desabilite o controle de núcleos automático .
    8. Remova aplicativos do fabricante em /system/app e /system/priv-app.
    9. Instale o Greenify, configure-o no modo TURBO e configure a hibernação de aplicativos pouco utilizados (habilite o módulo no XPOSED para se ter um maior efeito).
    10. Seja feliz com o seu aparelho ostentando velocidade, e curta o desempenho totalmente aprimorado.

    Roger S.


    • 84
      Conta desativada 18/04/2017 Link para o comentário

      Ai q ta depende do aparelho o j3 mesmo q eu tenho n tem room nem kernel muito mal root

      Conta desativadaRoger S.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 18/04/2017 Link para o comentário

    excelente vou até baixar esse trepn profile


  • 62
    Conta desativada 18/04/2017 Link para o comentário

    Dica importante, um Wipe Cache é bom, pois ajuda a limpar o cache do sistema e como sempre coloco, use o SD Maid, para ajudar a manter o sistema redondo. E se possível, faça pelo menos uma restauração de sistema antes de atualizar o aparelho para a nova versão, assim evita erros e fica com sistema novo sem nenhum problema.

    Junior Fornazi


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 18/04/2017 Link para o comentário

    Lindo é esse Nexus 6P 😊😋

    Conta desativadaLucasJorge L. MachadoConta desativada


    • 44
      Conta desativada 18/04/2017 Link para o comentário

      Também acho. Essa é a cor mais bonita.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.