7 curiosidades sobre o Watson, a solução de computação cognitiva da IBM
Em 2017, a IBM completa 100 anos de Brasil. Provavelmente por esse motivo eles estejam convidando jornalistas, influenciadores e YouTubers para conhecer melhor o universo IBMista. Em agosto, tive a oportunidade de passar uma tarde na sede da empresa em São Paulo e trago algumas curiosidades sobre o Watson, solução de computação cognitiva da empresa que já aprendeu português, esteve recentemente ajudando na interpretação de obras de arte da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e é também ponto de partida para vários produtos para outras empresas.
7 curiosidades sobre o Watson da IBM:
1. Mais do que uma inteligência artificial, Watson é uma solução de computação cognitiva
Comumente chamado de inteligência artificial – o que não está de todo o errado – o Watson é descrito pela própria IBM como uma solução de computação cognitiva e ela surge com a expansão da Internet, a partir do ano 2000, quando um grande volume de dados estruturados e não-estruturados e em formato de áudio e imagem foi gerado, criando uma nova classe de problemas relacionados à interpretação de dados não-estruturados que até então esses sistemas programáveis não conseguiam resolver.
A computação cognitiva surge para ajudar nesse desafio, uma vez que é a computação voltada à geração de conhecimento baseado na interpretação e extração de significado dos dados, primariamente não-estruturados, os quais seriam muito difíceis de serem tratados por meio dos sistemas programáveis tradicionais. Vale dizer que por trás da computação cognitiva há uma gama de tecnologias de inteligência artificial, como processamento de linguagem natural, geração de hipóteses baseada em evidências, aprendizado de máquina e dezenas de outros algoritmos e tecnologias que analisam as evidências em diferentes dimensões como tema, popularidade, confiabilidade da fonte de informação, em especial no tratamento de grande volume de dados.
2. Não, o Watson não é um supercomputador
Durante anos chamado de supercomputador, o Watson não é um supercomputador no sentido físico, isto é, não existe uma máquina chamada Watson em algum lugar do mundo respondendo suas perguntas. O Watson habita vários centros de dados, os chamados data centers, da IBM, logo, está em um sem número de máquinas. Logo, não é um supercomputador, mas vários computadores interligados funcionando em rede e na nuvem. Sendo mais clara, o Watson não é um hardware, mas um software, logo não podemos chamá-lo de supercomputador.
3. Sim, no Jeopardy! o Watson assumiu uma forma física
Em 2011, quando o Watson venceu o programa de perguntas de conhecimento gerais da TV norte-americana Jeopardy! a unidade que foi levada para os estúdios era uma versão física do Watson, composta por 10 máquinas que, para ser justo com os demais competidores, não poderia estar conectada à Internet. Na preparação para o show, Watson aprendeu praticamente a Wikipédia inteira, e contava com um braço mecânico que apertava o botão de resposta para simular a demora humana de pensar e agir.
4. Não, o Watson não é um sistema de perguntas e respostas
Prova disso é o próprio Jeopardy!, no qual Watson sempre mostrava três alternativas de respostas, apontando como sendo a escolhida aquela que tinha 50% ou mais de confiabilidade.
5. O Watson faz uso de dados não-estruturados
Segundo empresa, 80% dos dados gerados por meio de textos, imagens, vídeos e posts em redes sociais são desestruturados. Isso quer dizer que são de difícil interpretação aos olhos da computação convencional. Apesar de serem vistos, lidos e consumidos por pessoas, essa montanha de informações não representa nada se não for analisada e interpretada. Enquanto um computador tradicional é capaz de pegar informações estruturadas e organizá-las na forma de uma planilha, por exemplo, a computação cognitiva do Watson é capaz de compreender diferentes receitas de torta de maçã e, a partir disso, criar novas receitas. Uma receita de torta de maçã é um dado desestruturado, pois não tem uma lógica contínua.
6. Watson já fala nove línguas, incluíndo português
Segundo um texto recente da Wired, a culpa do Watson já falar português é do Bradesco. Um dos maiores bancos do Brasil, o Bradesco se associou à IBM para adicionar aplicações cognitivas a uma série de departamentos e serviços, começando por seus call centers. Com um centro de pesquisa e desenvolvimento da IBM bastante ativo no Brasil, o português brasileiro foi uma escolha natural. Inicialmente, o Watson está fornecendo suporte para os atendentes de call center, ajudando-os a acessar informações e a responder consultas dos clientes de forma mais eficaz. A longo prazo, o Watson deve interagir diretamente com os clientes que buscam pelos serviços telefônicos do Bradesco.
7. Watson, ao contrário do que muitos pensam, não é uma homenagem a Sherlock Holmes
A homenagem, na verdade, é para Thomas J. Watson (1874 - 1956), um empresário estadunidense visionário que foi presidente da Computing-Tabulating-Recording Company, empresa que deu origem à IBM.
Bônus: você sabia que IBM significa International Business Machine e que a IBM tem o apelido de BigBlue?
Fonte: IBM
Será que já existe algum aplicativo Android que use esses recursos do Watson pra gente testar?!
Muito interessante, mas até mesmo sendo da área de tecnologia já fico com pé atrás nessas IA, mas fazer o que o futuro é esse,e mesmo que as IA dominem o mundo e foda com a humanidade ainda sim é algo bom, o ser humano só fode com esse planeta.
"Puxem da tomada", "Desliguem a SkyNet" Rapaz, o bagulho ta espalhado em 'sem numero' de maquinas, ja começou.
Agora é so aguardar os fogos de artificio... hahahaha
Já assistiram exterminador do futuro? Puxa essa porr@ da tomada logo 😂
Bacana, mas desliguem a Skynet kkkkk
"Logo, não é um supercomputador, mas vários computadores interligados funcionando em rede e na nuvem"
Olhe o verbete "Supercomputador" da wikipedia
olhe a foto
Se ver a foto são VARIAS unidades de datacenter que são organizadas em um único lugar em rede (mas poderia ter um pedaço aqui e um pedaço no Japão)
Por favor né? Não existe UM PROCESSADOR único de supercapacidade e sim VÁRIOS processadores ligados em REDE para a diminuir o tempo ao menos pela metade.
É bacana e tal, mas não acham um pouco sinistro?
Eu já tinha o pé atrás em questão de inteligencia artificial, depois que assisti o filme "Ex Machina" fiquei mais paranoico ainda!
Inclusive, filmão da porra!
Meu pé atras com IA vai alem disso. Praticamente todos projetos de IA meio que deram errado.
S. Hawkins, E. Musk (citando somente nomes atuais) ja ''condenaram" a IA de alguma forma.
Aguardemos os fogos de artificio hahaha
Filmão mesmo brother!
E tbm tenho o pé atrás em tudo que trata de IA
Pessoal, peço perdão por mudar o assunto , mas de noite, eu não consigo acessar o site pelo Chorme, alguém pode me ajudar a resolver esse problema? ( É só o AP que não carrega).
Diogo, tivemos algumas instabilidades no site, mas já está tudo normal novamente. :)
Ok obrigado ^^
Desde sexta feira se não me engano estava com instabilidades!
Verdade nos últimos dias tenho notado isso na parte da noite pra entrar aqui através do navegador, na carregava de jeito nenhum.....
Pelo jeito , em breve o Watson substituirá os call centers tradicionais e outras atividades de tele marketing , atividades de atendimento primárias . Corram para as colinas , a Sky Net está chegando -)
Medo!
Já acontece, esse dias recebi um ligação automatizada, e é bem estranho, já estava achando que a atendente tinha problemas mentais 😂
Muito interessante esse artigo, bacana essas informações.
Nossa viajei agora, que saudades da IBM mas vou confessar que o 4° andar era o que mais gostava :)
^^