Como ter o Android 6.0 Marshmallow em 11 dispositivos Xperia da Sony Ericsson
Essa é para quem guarda seus smartphones antigos em alguma gaveta em casa: 11 dispositivos Xperia lançados em 2011 pela extinta Sony Ericsson receberam o Android 6.0 através do CyanogenMod 13. É hora de procurar pela casa os telefones abandonados há alguns anos.
Quais os telefones que receberam o Android 6.0
O CyanogenMod 13 não oficial foi desenvolvido pelo time LegacyXperia para os smartphones da linha Xperia lançados pela Sony Ericsson de 2011, os 11 dispositivos são:
- Sony Ericsson Xperia Active – satsuma
- Sony Ericsson Xperia Arc – anzu
- Sony Ericsson Xperia Live with Walkman – coconut
- Sony Ericsson Xperia Mini – smultron
- Sony Ericsson Xperia Mini Pro – mango
- Sony Ericsson Xperia Neo – hallon
- Sony Ericsson Xperia Neo L – phoenix
- Sony Ericsson Xperia Neo V – haida
- Sony Ericsson Xperia pro – iyokan
- Sony Ericsson Xperia Play – zeus
- Sony Ericsson Xperia Ray – urushi
A versão do CyanogenMod 13 não é oficial e apresenta alguns bugs gerais, como problemas no rádio, HDMI e gravação de vídeo, mas está estável o suficiente para ser usado no dia-a-dia.
O que é necessário
Antes de tudo, é necessário ter um cartão microSD muito rápido, no mínimo classe 10, para instalar a ROM. Isso porque ela usa um layout de memória interna modificado, já que a instalação completa da ROM com os Gapps é grande demais para o armazenamento interno dos telefones de 2011.
Além disso, você precisa ter instalada no Xperia a última versão oficial do Android IceCream Sandwich (4.1.B.0.587) e um Recovery.
Como instalar
A instalação é um pouco complexa devido ao uso do microSD como armazenamento interno:
- No PC faça uma partição única no seu cartão microSD e formate para F2FS ou ext-4;
- Faça um wipe geral no smartphone (todos os dados serão perdidos, se julgar necessário, faça um backup);
- Baixe a ROM de acordo com o seu dispositivo;
- Baixe os Gapps;
- Faça o flash de boot.img no fastboot;
- Reinicie em recovery;
- No recovery, faça um os wipes: system, depois data e por último cache (siga essa ordem);
- Instale o update.zip;
- Instale os Gapps (faça isso antes de dar boot na ROM pela primeira vez).
Quaisquer dúvidas ou problemas, é só acompanhar a discussão no fórum do XDA ou passar na wiki da LX.
Importante: nem eu nem o AndroidPIT nos responsabilizamos por quaisquer danos causados ao seu dispositivo, essa build não é oficial, por isso pode apresentar bugs ainda não reportados por outros usuários, instale por sua conta e risco.
A custom ROM
De acordo com os relatos, a ROM está estável e é muito rápida, os bugs reportados foram no HDMI, gravação de vídeo, bluetooth, rádio FM e ANT+, mas nada que impeça o uso do smartphone. Os telefones estão no seu 5° ano, então essa build não oficial da CM13 pode trazer mais algum tempo de vida para smartphones cuja fabricante sequer existe ainda.
Sempre acho fantástico quando desenvolvedores conseguem entregar versões novas do Android a telefones que há muito foram abandonados pelas suas fabricantes. A grande vantagem do sistema Android é sua abertura e possibilidade de customização, mas esse também é seu maior problema, porque gera fragmentação.
Além disso, a maioria das fabricantes lança muitos modelos diferentes de telefone, cada um com suas especificações técnicas e respectivos drivers, o que impossibilita que as atualizações sejam entregues rapidamente para todos os modelos. Isso acaba fazendo com que as fabricantes demorem a atualizar seus flagships (já que até deles existem várias versões) ao mesmo tempo em que abandonam seus low end e até alguns de seus intermediários.
Você trocaria a diversidade do Android por uma experiência mais padronizada?
Fonte: XDA
maravilha!!!!!! consegui colocar o android 6.0.1 no meu xperia arc que tava com o ICS 4.0.4, e é muito fluido usei um cartao de 32gb ficou top : ) : ) : ) : )
ficou tão bão q vou aposentar o meu Z2....
.....to de brinks
Tudo bem ?Bom eu Tenjho um Samsung j5 e fiz algumas atualizações e depois disso ele não está mais lendo o som card e apresentando rede indisponível alguém pode me ajudar por favor.
muito bom essa novidade :D
Xperia play deve ser o único da lista que não deve valer a pena já que dificilmente os controles vão funcionar
E para o xperia C2304 alguma chance?
quero tanto usar o Marshmallow
Qual a data específica para a liberação do Android 6.0 para o galáxy s5?
Lançar o Android 6.0 para Xperia M2 ninguém quer não é?
Tempo de suporte terminado. Mas eu, sinceramente, não tô sentindo falta desse 6.0 no meu m2 não, não há nenhuma mudaça realmente efetiva que me faça querer tanto assim o 6.0
Até interessante ter a mais nova SO do Android no seu celular, mas no caso do Moto Maxx, isso faz perder todas as funcionalidades dos sensores (acelerômetro), por exemplo, além das funções de gestos, o que nivela por baixo todos os que tenham ROM alternativa... prefiro aguardar a oficial para preservar essas facilidades, mesmo porque não sou expert e não saberia reativá-las (se é que é possível)
Na série Note perde todas as funcionalidades da caneta Stylus. Não vale a pena. Só pra smarts antigos ou modelos de entrada.
Não se for stock-based, e sem falar que quando o desenvolvedor quer, ele consegui portar todos os "aperitivos" da ROM stock, um exemplo disso é a MIUI pro Note 4 que contém as funcionalidades da Samsung...
Já instalei essa e não gostei não... Prefiro esperar uma ROM 6.0 oficial de qualquer país por aí pra instalar.
Meu Moto X2 está rodando a CM13, a unica coisa que eu "perdi" foi o moto voice, que não me faz falta nenhuma, porque eu não usava. De resto a CM13 já tem tudo, principalmente o assistente de tela, chacoalhar o celular para abrir a câmera, acionar o flash e etc. E logo logo o cortana estará funcionando nas ROMs da Cyanogen, então eu não perdi nada, muito pelo contrario
Mini Pro Mango ok
Falta um SD classe alta pra ele
Procurando um Smartphone desses citados pra testar... o.O
Mercado Livre sempre tem coisa antiga assim rsrsrs
Desculpa, mas prefiro meu Xperia Play funcionando normalmente, bjs.
Isso aí é só pra provar que smart antigo tem capacidade de rodar Android 6.0