Coronavírus: como higienizar a tela e os acessórios do seu smartphone do jeito certo
Higiene pessoal é um dos maiores aliados no combate ao novo Coronavírus e como já dizia o famoso Dr. Bactéria: "Celular é mais sujo do que vaso de banheiro público" ou "um smartphone pode conter mais germes e bactérias que uma sola de sapato. Não parece muito legal ficar encostando isso no seu rosto, não é mesmo? Trazemos aqui dicas para você manter seu celular e acessórios sempre limpos.
Apesar de o uso de álcool em gel ser importante para a limpeza das mãos, a substância não é a mais indicada para a higienização de celular ou outros aparelhos eletrônicos.
Como limpar a tela do smartphone?
A parte do seu aparelho que está mais sujeita a sujeira é certamente o display do seu aparelho. É nele em que botamos nossos dedinhos centenas de vezes por dia. Nele, juntamos óleo natural do corpo, gorduras, comida, saliva e tudo de anti-higiênico que podemos imaginar (sim, tudo, até coliformes fecais).
Limpar a tela é algo complicado, pois ela possui inúmeros sensores, camada oleofóbica e tratamentos especiais. Para limpar tanta porcaria, logo pensamos em desinfetante, álcool, detergente ou sabão. Mas vamos com calma.
A solução dada pela maioria das fabricantes (como você verá mais abaixo) é utilizar um pano macio e seco, passando-o suavemente pela tela. É a resposta mais segura que elas poderiam dar, pois qualquer uso errado danifica o aparelho, que perde a garantia.
Para a nossa solução, siga os passos abaixo:
- Tenha um pano macio apenas para esse uso, de limpeza do aparelho. Mantenha ele guardado longe de pó, sempre muito limpo;
- Recomendamos os de microfibra ou, ainda melhor, os de microfibra especiais para telas;
- Não use nada que possa soltar fiapos ou felpas e não use nada que risque, como esponjas, palha de aço (sim, preciso avisar), papel higiênico ou papel toalha;
- Tenha álcool isopropílico (encontrado em casas de produtos eletrônicos, usado pelas assistências técnicas) ou vinagre (leia as instruções abaixo).
Agora, para a limpeza:
- Desligue o aparelho;
- Passe o pano sobre a tela de forma firme, mas sem apertar demais, em movimentos circulares, até que a sujeira visível saia;
- Em outro pedaço do pano, coloque um pouco de álcool isopropílico. Recomendo que você coloque o álcool em um spray apenas para ele, e borrife uma ou dias vezes no pano (nunca na tela);
- Passe o pano na tela suavemente, pegando todos os cantos e frestas;
- Nunca passe nada molhado em cima da tela, e nunca utilize materiais como água, detergente, sabão em pó, álcool etílico, limpa-vidros, acetona, desinfetante ou outros produtos de limpeza;
- Passe uma parte seca do pano por cima e deixe seu aparelho tomando um ar por alguns minutos antes de religá-lo.
Observação: essas mesmas instruções valem para películas protetoras para telas, não importando o material.
Posso usar os famosos limpa-tela no smartphone?
Em algumas lojas de papelaria, informática ou eletrônicos, é muito comum encontrar produtos que prometem limpar as telas de notebooks, computadores, monitores, TVs, smartphones e outros. Esses produtos nada mais são do que álcool isopropílico.
Álcool isopropílico é um álcool que tem menos água, diferente do que usamos para limpeza, e por isso evita ferrugem e o estrago de componentes eletrônicos. Porém, embora contenham o componente de que precisamos, muitas vezes esses produtos têm mais do que álcool.
Dessa forma, o ideal é que você consiga o álcool isopropílico puro. Porém, se não conseguir, compre o limpa telas com menos componentes que encontrar.
Como usar vinagre para limpar smartphones?
O ácido acético é um produto de uso complicado, pois qualquer coisa que saia do ideal pode prejudicar seu aparelho. Por isso, caso queira utilizar vinagre, siga essas recomendações:
- Utilize vinagre branco;
- Utilize vinagre sempre muito novo e na validade, sem detritos no fundo da garrafa;
- Evite utilizar vinagre caseiro ou feito por pequenos produtores;
- Misture uma medida de vinagre a uma medida de água destilada (encontrada em farmácias), não use puro.
A engenheira química Tamara Rodriguez, da Venezuela, explica que tanto o álcool isopropílico quanto o ácido acético possuem pH baixo e não danificam o produto se utilizados corretamente.
Quais produtos recomendamos?
Indicamos o álcool isopropílico puro, e não temos como indicar marcas de limpa-tela. Porém, há panos específicos para eletrônicos e telas que são muito bons e que devem ser usados no lugar de qualquer outro pano disponível.
Esses panos são em microfibra, um tecido desenvolvido que não agride a delicada construção da tela. Além disso, as fibras são ordenadas de maneira que, ao serem esfregadas, não riscam a superfície, algo que pode acontecer com qualquer outro tipo de material.
- Pano Limppano Expert Eletrônicos;
- Pano de Microfibra Alta Performance 3M Scotch-Brite;
- Pano microfibra limpeza LCD VIVMC40PDQ VIVITAR;
- Esponja de microfibra para limpeza de telas sensíveis Flash Limp.
Posso limpar todos os dias? Qual a frequência?
Aqui temos um ponto muito importante. Embora tanto o álcool isopropílico quanto o ácido acético não prejudique o seu smartphone ou celular, isso está diretamente ligado ao número de vezes que você realiza essa limpeza.
Isso porque, como citamos, as telas atuais possuem uma finíssima camada oleofóbica cobrindo-as, evitando que o smartphone fique coberto de marcas de dedo. Essa camada não impede que toda a gordura do dedo se fixe na tela, mas evita grande parte dela.
Por isso, realize a limpeza mais pesada, com álcool isopropílico ou ácido acético, apenas uma vez por semana. Caso queira manter o seu aparelho sempre limpo, utilize apenas o pano de microfibra, seco e limpo, para tirar as sujidades mais aparentes.
E lembre-se de que a camada oleofóbica se desgasta naturalmente com o nosso uso então, com o passar dos anos, ela deixará de ter eficácia mesmo se você não utilizar qualquer produto nela.
Como limpar a carcaça do smartphone
Não há muito segredo aqui, pois as instruções são muito similares às da tela, ainda mais se o seu celular tiver o corpo de vidro. Siga os mesmos passos para os displays, mais algumas dicas abaixo:
- Utilize um cotonete novo e limpo (ou uma escovinha macia limpa) para retirar resíduos de conexões USB e de áudio, além de microfones e saídas de som;
- Não se esqueça de limpar o vidro que cobre a câmera, com muito cuidado.
Como limpar a case ou capa do smartphone
A limpeza vai depender do material do qual é feito o acessório.
Case de TPU transparente ou clara
Apesar de bonitas por manterem a cor original do aparelho, cases de TPU transparente amarelam com muita facilidade, assim como as de cor clara. Para limpar esse tipo de produto, siga os passos (pouco ortodoxos) abaixo:
- Retire a case do smartphone;
- Usando uma escova pequena ou uma escova de dente velha, esfregue pasta de dente por toda a case;
- Deixe secar, e depois enxágue abundantemente com água corrente;
- Seque com um pano;
- Se o amarelado não sair, utilize uma mistura de bicarbonato de sódio (encontrado em farmácias e supermercados) e vinagre no lugar da pasta de dente, esfregando com firmeza;
- Deixe secar, e depois enxágue abundantemente com água corrente;
- Seque com um pano.
Se o amarelado não sair de nenhum desses jeitos, é difícil arranjar outra solução. Melhor substituir o acessório.
Case de TPU escura
- Retire a case do smartphone;
- Lave a case com água corrente e detergente, usando uma esponja com o lado macio;
- Seque com um pano.
Cases de couro
- Retire a case do smartphone;
- Utilize um pano de microfibra borrifado com uma mistura de meio copo de água corrente com duas gotas de detergente;
- Passe delicadamente sobre o couro;
- Seque suavemente com um pano de microfibra limpo e seco;
- Para hidratar, utilize uma pequena (muito pequena) quantidade de creme hidratante sem cheiro e esfregue suavemente sobre o couro.
Cases de plástico resistente
- Retire a case do smartphone;
- Lave a case com água corrente e detergente, usando uma esponja com o lado macio;
- Seque com um pano.
Como limpar cabos
Quando o assunto são cabos, temos uma mistura de passos que envolve aqueles para o corpo do smartphone e os usados para cases. Cabos são um pouco mais resistentes a produtos ou esponjas, mas ainda assim requerem cuidado.
- O cabo não deve estar plugado em nada, nem no celular e nem em carregadores;
- Primeiro, utilize o método de pano de microfibra e álcool isopropílico para as telas de smartphones;
- Se continuar sujo, parta para uma solução mais drástica. Utilize a parte macia de uma esponja de cozinha (tenha uma só para esse uso) borrifada com uma mistura de meio copo de água corrente com duas gotas de detergente. Passe no cabo de maneira firme até a sujeira sair;
- Passe um pano úmido para retirar qualquer resíduo depois;
- Você também pode pular os passos 2 e 3 e usar as chamadas esponjas mágicas, que precisam apenas estarem úmidas com água corrente. Passe no cabo de maneira firme até a sujeira sair (é o método mais eficaz, porém é mais caro);
- Seque tudo com um pano seco.
Não utilize produtos de limpeza como os multiuso, limpeza pesada e outros, pois eles podem amarelar cabos brancos.
Cabos amarelados?
Caso os cabos estejam amarelados, faça uma pasta misturando água corrente, vinagre e bicarbonato de sódio. Misture até formar uma pasta e, usando uma escova, esfregue os cabos. Deixe a pasta secar e remova com a parte macia de uma esponja úmida com água corrente. Seque.
Como limpar os fones de ouvido
Siga as mesmas instruções para cabos, porém faça tudo com muito mais delicadeza. Tome muito cuidado com a área dos controles de volume e dos fones em si (nunca as molhe). Nessas áreas, siga a recomendação abaixo:
- Passe um pano de microfibra seco para tirar a sujeira mais pesada;
- Retire capinhas de silicone e lave-as com água e detergente neutro ou sabonete, deixando secar completamente;
- Passe um cotonete novo e limpo na área dos fones, na parte em que o som sai;
- Se a sujeira persistir, passe o pano de microfibra com uma borrifada do álcool isopropílico;
- Deixe tudo secar completamente antes de voltar a usar.
Como limpar outros acessórios do smartphone?
E como o guia é completo, como se faz para limpar outros itens tais como carregadores, apoios, suportes e outros acessórios?
Siga exatamente os mesmos passos para a limpeza do aparelho. Caso o acessório não contenha componentes eletrônicos (caso de apoios e suportes), você pode lavar debaixo da torneira normalmente, com detergente, utilizando o lado macio da esponja e deixando para secar.
- Oito dicas para você recarregar seu celular Android mais rápido
- 10 dicas para deixar seu smartphone Android mais rápido
O que as marcas recomendam
Consultamos as maiores fabricantes nacionais para saber o que elas recomendam na hora de limpar seu aparelho. Nem todas responderam a tempo, mas traremos aqui as respostas oficiais quando chegarem.
O que diz a Positivo
De acordo com William Toshio, gerente de Produto em Mobilidade da Positivo Tecnologia, para a limpeza da tela e carcaça, não se deve utilizar álcool líquido ou em gel, limpadores de vidro ou outros produtos de limpeza. O ideal é usar um pano macio, seco e limpo para remover marcas de dedos e não arranhar a superfície da tela. Assim como no caso de acessórios, o gerente de negócios da Anker, Thiago Miashiro, revela que a higienização dos acessórios pode ser feita usando somente um pano de microfibra. É importante que o produto esteja desligado e sem circulação de tensão.
O que diz a Samsung
Em primeiro lugar, na hora de fazer a limpeza de seu smartphone ou tablet, é importante desligá-los para diminuir a possibilidade de danos caso algum líquido penetre os aparelhos. Para a limpeza periódica, é recomendada a utilização de um pano seco e leve, de preferência de microfibra, para se livrar das manchas e marcas de dedo. Caso seja realmente necessário, o usuário pode utilizar álcool isopropílico, específico para limpeza de eletrônicos, que deve ser aplicado primeiramente em um pano, nunca diretamente nos aparelhos. O uso de água, produtos químicos ou de limpeza não é recomendado para a higienização dos aparelhos.
O que diz a Sony
Poeira ou sujeira podem afetar a performance geral do seu dispositivo, por isso desenvolva o hábito de limpar o seu smartphone pelo menos uma vez por mês. Desligue seu aparelho e o desconecte de qualquer dispositivo externo. Use um tecido de microfibras limpo para remover a sujeira da tela de touch screen e da parte posterior. A entrada para fone de ouvido e a porta para cabo USB podem precisar de cuidados também. Sopre gentilmente para remover as partículas de poeira e use uma pequena escova para remover a sujeira que pode ter se alojado nas capas de entrada do SIM e cartão de memória. Cuidado para não escovar exatamente as entradas. A Sony Mobile tem uma página oficial de suporte ao usuário que indica os cuidados com os dispositivos, que previnem o desgaste diário, ajuda a manter a performance e mantê-lo com o usuário por mais tempo.
O que diz a Motorola
A Motorola recomenda limpar o aparelho com frequência apenas com panos específico para limpeza de telas. Não há necessidade de água, e nem outros produtos de limpeza que podem ser abrasivos para a tela. Procure limpar o aparelho sempre, para que o display e revestimento se mantenham em perfeito estado. Outra dica importante é também limpar sempre a lente da câmera, para garantir que não fiquem marcas que atrapalhem a foto.
E você? Como limpa o seu smartphone?
Fonte: BBC
Ou seja, as fabricantes não falam nada de usar algum tipo de produto de higienização/limpeza, mas tão somente de panos macios ou de microfibra.
Mas, no meu entender, uso de álcool isopílico periodicamente deve ajudar a remover melhor os germes/víruses/bactérias (ainda que não seja 100%).
Boas e úteis dicas