Essa é a prova de que a Google quer tornar o Android cada vez mais produtivo
Quantas vezes você já passou por essa situação: sua equipe de trabalho envia um documento e você quer responder da forma mais rápida e eficiente possível, mas seu dispositivo limita suas opções. O sistema operacional Android vem otimizando seus recursos nos últimos anos e se tornando mais produtivo, e a prova disso é a adição de pequenos recursos de forma nativa ao sistema. Agora, parece que a plataforma vai cortar etapas com a captura de tela parcial.
De acordo com o desenvolvedor @MrWasdennnoch, a equipe do Android adicionou ao código do SO Android Nougat (AOSP) uma linha contendo a opção de fazer "Partial screenshot" (ou captura de tela parcial). Essa opção dentro do código da nova versão do Android significa que poderemos fazer uma cópia de pontos específicos da tela do smartphone. Assista ao vídeo abaixo e entenda como isso funcionaria:
Os desenvolvedores estão certos em investir nesta função?
Desde domingo, quando vi este tópico no Reddit, fico me perguntando se é isso que realmente precisamos no Android. A conclusão que cheguei é que sim, precisamos de um sistema operacional mais redondo e, poder fazer screenshots parciais faz com que cortemos uma série de etapas na hora de selecionar imagens ou objetos na tela.
Para se ter uma ideia, para enviar apenas 1/3 do conteúdo de uma captura de tela hoje, você precisaria: 1) capturar a tela; 2) voltar para a tela inicial; 3) Abrir o Google Fotos; 4) procurar a pasta "Screenshots" e selecionar a imagem 5) clicar no botão de edição; 6) Clicar na opção "Cortar"; 7) Redimensionar e cortar a imagem; 8) Salvar; e, finalmente, 9) Compartilhar.
Usando a ferramenta de captura de tela parcial, basta apenas uma ação: selecionar a parte que interessa na imagem e capturar a tela, depois disso, você poderá compartilha-la sem problemas.
O Google podia ainda oferecer outras opções, tais como a edição direta a partir da barra de notificações ou mesmo o botão de edição de imagem do Google Fotos quando lançamos a captura de tela pela primeira vez. Contudo, o screenshot parcial me parece o mais acertado.
Como ter a opção de screenshot parcial no Android?
Bom, em primeiro lugar, o que você precisa saber é que algumas fabricantes como a Samsung, a LG e a Huawei, por exemplo, já contam com essa função há algum tempo. Logo, quem realmente se beneficiária com a captura de tela parcial seriam aos usuários das linha Nexus, Pixel, Moto e até mesmo dos Quantum, visto que estas séries utilizam o Android praticamente puro.
Neste momento, no entanto, a função está escondida no código do Android Nougat e pode ser usada caso você tenha um bom conhecimento de programação. Neste caso, modificando a linha 53 de TakeScreenshotService (atalho aqui) para takeScreenshotPartial, você talvez consiga ativar a função no seu aparelho com alguma ROM baseada no Android 7.0 Nougat.
O autor do vídeo acima, Maxr1998, conseguiu isso ao realizar o processo no seu Nexus 4 rodando com NitrogenOS.
E aí, você concorda comigo quando digo que otimizar recursos para diminuir etapas de processos é equivalente a trazer uma grande função à plataforma Android?
Uma das funções mais legais que a Samsung trouxe foi tirar print corrido, isso facilitou tanto a vida. Agora eu gostaria de ver um jeito mais fácil de realizar sem ter que apertar dois botões ao mesmo tempo. No sony você pode usar o botão power e ele tem a possibilidade de captura de tela, seria bom que todos tivessem algo semelhante.
Como funciona hoje? Tiramos um print (e o metodo é o que mais me incomoda. vol- vol+ botao power, home, enfim...)
Ou ele vai pra algum mensageiro/rede social onde pode ser prontamente editado/recortado (botao multi-tarefa, oi?), ou vai pro e-mail ou coisa assim, qualquer app que nao possui uma ferramenta para edição... Ah, mas perai. Toda vez que se printa algo, é gerada a notificação (com o botao de compartilhar ja embutido) e a edição é facilmente acessada qndo clicamos na notificação gerada ali na barra...
Particularmente nao vi vantagem alguma, mas Camila, se voce realmente passa por todos esses processos ditos... Acho que vale a pena sim! Quanto sofrimento hahaha
série note manda abraço... 😂
Tenho um celular da LG e ele possui o QuickMemo, que te dá várias opções e ferramentas rápidas na hora de tirar um print. Então eu já uso essa função há um bom tempo e é bem legal quando você quer mostrar algo específico da sua tela e enviar pra alguém.
E ainda tem a opção de desenhar em cima.
Sim, por isso eu acho o QuickMemo legal.
diminuir os apps e jogos pre-instalados ja é um bom começo
Linha Note mandou um grande beijo de lingua e demorado
Não zombem dele. Vai que é doença :(
S.O. mais produtivo para trabalho tem nome, BlackBerry 10, pena que sucumbiu ao monopólio, que é ruim para todos.
Ótimo! Agilidade e praticidade.
Para melhorar poderia começar diminuindo a quantidade absurda de app's pré instalados e permitindo a real pausa de aplicativos em segundo plano.
Eu senti isso na pele. Sempre uso o e-mail no PC e, como estou viajando muito para das palestras, o pessoal que me contrata normalmente usa o e-mail durante a minha viagem para se comunicar comigo. A dificuldade para dar respostas simples é tremenda. Outro dia entrei no webmail de uma conta que tenho e no webmail você não pode ver o que caiu no SPAM acessando pelo smartphone, só se acessar pelo PC. Olha que coisa ridícula.
A verdade é que o smartphone é extremamente limitado. Para ser fluido com o hardware de hoje, o SO tem que ser muito simples. Quando melhorarem todas as funções, ele será nada mais nada menos que um Windows de PC. Ou seja, voltamos ao passado e hoje usamos um Windows 95 e deixamos aparelhos extremamente potentes, como os PCs e Mac de lado.
otimo!
meu Lenovo A7010 já faz isso...
enfim, o android vem implementando nativamente, e sendo aclamado por isso, funções que a Samsung já havia implementado há uma data em seus aparelhos tão criticados pelos mais "puristas"... acho uma piada isso...
Samsung sempre a frente. Faz tempo que temos na linha note.
Isso sim é ganhar tempo
#flash⚡
Quando tiro uma Screnshot na Mi ela fica flutuando na tela, e só clicar nela e clicar em editar é quase tão prático quanto parece ser essa opção de selecionar a parte exata.