Planos de celular: como descobrir a opção ideal para você (e o seu bolso)
Pré-pago, controle ou pós-pago? Quantos gigabytes de dados por mês? Neste guia, o NextPit explica como encontrar o melhor plano de celular para suas necessidades e exigências. Depois disso, você terá a certeza de escolher o melhor plano de operadora, seja com a Vivo, Claro, TIM, Oi ou outra empresa.
As operadoras de telefonia estão sempre anunciando novos planos com vários gigabytes de dados ou prometendo velocidades mirabolantes na rede móvel. Entretanto, a verdade é que a maioria dos pacotes ultrapassa o que o consumidor realmente precisa. O objetivo, claro, é fazer você gastar (cada vez) mais dinheiro. Para ajudá-lo a economizar uma grana no final do mês, o NextPit preparou este guia com os cuidados na hora de tomar para contratar um plano de celular.
Pegue um atalho
- De quantos dados você necessita por mês?
- Você precisa de quanta velocidade?
- Você precisa do 5G?
- Tarifa fixa para SMS e ligações?
- Celular novo ou troca de aparelho?
- Valores e armadilhas de custos
- Fidelidade e períodos contratuais
- Roaming internacional e outros bônus
- Transferência de números (portabilidade)
- Procure um novo contrato de celular diretamente no NextPit
Como eu não sei exatamente qual o volume de dados você precisa ou quantas horas usa em ligações, vou me ater a dicas gerais neste artigo. Leia este artigo como um guia, onde você obtém uma pista em cada ponto sobre o que realmente precisa. Com estas pistas, você pode então procurar especificamente o contrato que atenda às suas necessidades ao melhor preço possível.
1. Qual o tamanho da franquia de dados que você precisa?
Quase todos os contratos de telefonia móvel vêm com uma cota de "dados", identificada em gigabytes (GB). Resumidamente falando, ela descreve o volume de dados disponíveis para acesso à internet, seja acessar uma página, assistir um vídeo em streaming, enviar e receber fotos ou mensagens no WhatsApp, etc.
Dependendo do plano ou pacote contratado, após esse limite a velocidade pode ser limitada (geralmente o que acontece nos planos pós-pagos), ou então é necessário contratar um pacote de dados. Mas voltaremos a este ponto mais tarde. Porque primeiro queremos descobrir quantos gigabytes de dados são realmente necessários.
Vá até as configurações do seu celular e procure pelas estatísticas de uso da Internet móvel. Lá você pode ver o quanto de dados móveis você realmente utilizou no mês passado. No meu caso particular, embora troque de aparelho com muita frequência para testar alguns lançamentos, tenho certeza de que não uso mais do que 1 gigabyte de dados móveis por mês, já que geralmente apenas uso o Spotify e o WhatsApp quando estou longe de uma rede Wi-Fi.
Em tempos de trabalho remoto, serviços de entrega e transporte por aplicativo, as necessidades de cada pessoa podem variar bastante de mês para mês, então é recomendável fazer um acompanhamento mensal e contratar um plano que atenda todos os cenários possíveis.
2. Qual a velocidade de conexão que você precisa?
O próximo ponto que as operadoras de redes móveis gostam de anunciar é a velocidade da internet móvel. De modo geral no Brasil, as operadoras oferecem uma velocidade equivalente umas em relação às outras, mas a qualidade da conexão varia conforme a proximidade da antena e eventuais congestionamentos na rede.
Uma operadora pode ter um sinal mais forte próximo da sua casa, mas medíocre no seu local de trabalho. Aqui novamente, no entanto, você deve prestar atenção às suas necessidades. Eu resumi alguns pontos de referência para vocês na tabela abaixo.
Quanta velocidade você precisa de conexão
Serviço | Categoria | Mínimo | Máximo |
---|---|---|---|
YouTube | streaming de vídeo | 0,7 Mbps para 360p | 20 Mbps para 4K |
Netflix | streaming de vídeo | 3 Mbps para qualidade básica | 25 Mbps para 4K |
Spotify | streaming de música | 24 Kbps | 320 Kbps |
Stadia | streaming de jogos | 10 Mbps para HD | 35 Mbps para 4K |
Além do seu padrão de consumo, é importante sempre lembrar do asterisco nos planos de celular: o "até ...". Isto porque os provedores de telefonia móvel não têm como garantir que a velocidade contratada sempre será alcançada, seja por "congestionamento" na antena, ou problemas na conexão dos sites e serviços utilizados. Sempre que as empresas anunciam uma velocidade, ela se aplica apenas às tão citadas "condições ideais", um bom gancho para o próximo ponto:
3. Você realmente precisa do 5G?
Seu celular já é compatível com o novo padrão de telefonia móvel 5G? Então dependendo de onde você está é possível que já possa acessar a internet com a nova geração de internet celular. Diferentemente do que acontece na Europa e outras regiões, os planos das operadoras brasileiras atualmente não diferenciam acessos por antenas 4G ou 5G — o que pode mudar com o leilão de novas frequências para velocidades mais altas, por isso esta seção.
Seja como for, vale lembrar que dependendo de como você usa o celular, e das configurações do aparelho, o acesso via 5G pode aumentar o consumo de dados. Por exemplo, caso o app de streaming detecte uma conexão mais rápida e ajuste automaticamente a qualidade de vídeo para cima.
Além das velocidades mais altas, o 5G também inclui mais capacidade para assinantes em uma antena de telefonia móvel ou latências mais baixas. Se você vive no interior ou em cidades menores, no entanto, o 5G ainda não é tão relevante. Durante meu teste com o Redmi Note 9T 5G em Berlim, não fiquei nada impressionado com a cobertura em geral.
Só consegui atingir velocidades significativamente mais altas em um bairro específico, e imagino que o mesmo deva acontecer em outras cidades do mundo até que a infraestrutura das operadoras seja reformulada.
4. Pacote de chamadas de voz e SMS ilimitado?
Este ponto é rápido: você faz muitas ligações telefônicas e ainda escreve mensagens de texto (SMS, torpedo) ao invés de usar o WhatsApp ou suas alternativas? Se a resposta é sim, vale a pena procurar por planos com pacotes de ligações ou SMS ilimitados. Assim você não precisa se preocupar com tarifas adicionais ao fazer chamadas de voz ou enviar mensagens de texto.
5. Vêm com celular novinho?
É muito tentador pegar um novo smartphone junto com um novo plano de celular. As operadoras costumam oferecer um desconto na compra de aparelhos junto com a assinatura de planos, especialmente os pós-pagos e controle. Mas é sempre importante checar as letrinhas miúdas na hora de contratar o plano.
Será que o desconto do aparelho (ou o preço cheio dele) não foi diluído no valor da assinatura mensal? E dependendo do contrato, por quanto tempo essas parcelas terão que ser pagas? E o que acontece caso você queira cancelar o plano? Felizmente, a era das personalizações das operadoras que atrasam as atualizações de sistema parece ter ficado para trás.
Não me entenda mal: pode valer muito a pena pegar um novo celular com um plano de operadora. Entretanto, não se deixe enganar pelo custo inicial e sempre calcule os valores totais do plano com e sem o aparelho. E caso o desconto venha do plano de fidelidade da operadora, por outro lado, sempre compare o preço final com os praticados no mercado para não cair na velha armadilha do "de R$ 10.999,99 por R$ 4.000,00". Falando em armadilha...
6. Preços, valores ocultos e armadilhas de gastos
Já falamos muito sobre as características dos planos de celular. Mas o mais importante no final do mês é o que é debitado da sua conta. Ao assinar um contrato, fique atento se o frete do celular (caso o contrato inclua o aparelho) está incluído no valor pago e se as parcelas serão discriminadas na fatura ou cobradas à parte.
Um cuidado importante é verificar se há algum desconto temporário na mensalidade — mais comum nos planos de internet fixa e TV por assinatura do que nos de telefonia celular —, o valor do plano muda após o primeiro ano? Naturalmente, os planos são anunciados pelo valor inicial mais baixo, o que pode pregar um susto após o período de desconto do plano. Não vá ficar com o nome sujo no mercado por um descuido na hora de contratar um plano!
7. Condições contratuais e renovações automáticas
Estes dois pontos também são importantes na hora de avaliar o custo total de um plano: quanto tempo dura o contrato e, se houver um prazo, por qual período ele é prorrogado? Há um período de fidelidade e o plano prevê um reajuste anual?
Dependendo das condições, vale a pena marcar no calendário um lembrete para reavaliar se o plano atende suas necessidades. Especialmente porque as operadoras lançam constantemente opções mais completas ou mais acessíveis que podem se ajustar melhor ao seu orçamento e padrão de uso. Quem imaginaria em janeiro de 2020 que passaria boa parte do ano conectado ao Wi-Fi de casa?
8. Roaming internacional, opções de streaming e outros bônus
Geralmente disponíveis nos planos mais caros, mimos como roaming internacional, franquia livre em aplicativos de mensagens ou streaming, chips adicionais para tablets ou smartwatches podem ser bem vindos. Portanto, verifique os detalhes do plano para ver quais produtos você ganha com seu contrato.
Algumas pessoas podem aproveitar ainda as opções de plano família, que podem ser vantajosos dependendo do padrão de uso. Neste caso vale a pena colocar os custos individuais na ponta do lápis e pesar com os pontos anteriores.
9. Portabilidade numérica e descontos
Outro ponto rápido: além de evitar dores de cabeça com um novo número, a portabilidade geralmente traz uma vantagem poderosa: o bom e velho poder de barganha. Confira com a operadora se há algum desconto por levar o seu número para ela, mais atraente para as empresas do que um novo cliente só o fato de saber que uma concorrente perdeu um assinante.
10. Encontre novos contratos de telefonia móvel diretamente no NextPit
Por ser um site especializado em celulares, o NextPit também fica de olho nas opções das operadoras de telefonia e esperamos destacar ofertas de planos e aparelhos. Portanto, fique de olho na página inicial do NextPit ou acompanhe o site, seja pelo nosso feed RSS, ou nossos canais no Facebook, Twitter e Telegram.
Quais são suas dicas para encontrar os melhores planos de celular? Diga nos comentários e fique à vontade para explicar porque escolheu o seu plano ou pacote atual ou mesmo compartilhar seu link de convite para algum plano especial.
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