Como controlar os gastos de seu celular e evitar cobranças abusivas da sua operadora

dados moveis problemas solucoes
© nextpit

A Proteste é uma associação que defende o direito dos consumidores, assim como o PROCON, mas seu foco principal está no relacionamento entre clientes e provedores de serviços de telefonia. Recentemente, a associação lançou um aplicativo que monitora o consumo de dados móveis, mensagens e ligações realizadas pelo usuário. Além disso, a Proteste promete que, em casos de cobrança abusiva, o app auxiliará o usuário a recorrer e solicitar o reembolso do valor indevido de sua operadora. Testamos o aplicativo PlanoMelhor e você confere nossas impressões no artigo a seguir.

Recentemente, a Proteste ganhou repercussão nacional devido à liminar emitida pela associação contra o corte de internet após o limite da franquia ser atingido, válido para a cidade de São Paulo. Com relação à proposta de seu novo aplicativo, PlanoMelhor, o órgão justifica que a ferramenta irá auxiliar os consumidores e evitar a cobrança abusiva praticada pelas operadoras de telefonia móvel em alguns casos. Em seu site, o Proteste informa que já resolveu casos com devoluções de até R$ 500.

Além disso, o Proteste resolveu desenvolver o aplicativo em parceira com a WalletSaver Srl, com base no alto índice de reclamações contra operadoras de telefonia. Em agosto desse ano, a cada 10 reclamações registradas pela associação, 5 são contra provedores de serviços de telefonia. 

Como controlar sua conta de celular com o PlanoMelhor

O PlanoMelhor é um aplicativo muito simples de usar e seu cadastro inicial é composto por um e-mail, número de telefone, nome e senha pessoal. A partir desses dados o próprio aplicativo realiza a análise do plano e dos serviços ativos no dispositivo. É possível realizar o controle das ligações realizadas, SMSs enviados e controle de dados móveis. O que me chamou atenção foi o detalhamento do consumo das ligações, que exibe o número total de chamadas realizadas e recebidas, tempo médio por chamada, os oito números mais chamados e suas respectivas operadoras.

Com relação ao controle de dados, o relatório é básico, mas é o suficiente para que o usuário consiga administrar o consumo de seu pacote, seja ele pré ou pós-pago. O relatório de internet móvel informa o total de dados consumidos nos últimos 30 dias, divido pelo tipo de tecnologia do sinal utilizada, como 2G, 3G e 4G.

protesteappplanomelhRro
Aplicativo PlanoMelhor da Proteste. / © ANDROIDPIT

A opção de "monitoramento" pode ser de grande utilidade para muitos usuários, visto que essa função analisa a quantidade de dados consumidos diariamente e indica planos que possuam uma relação custo/benefício mais interessante para o usuário. Os planos indicados são detalhados pelo aplicativo, incluindo pacote de internet, franquia de dados, valores e cobertura na sua cidade. 

planosmeuplanoproteste
Monitoramento de dados (esquerda) e canal de contato com a Proteste (direita). / © ANDROIDPIT

A Proteste oferece um link para contato direto com a central de atendimento da associação (0800 701 2838). Infelizmente, não existe uma opção de chat online para o usuário resolver suas divergências de cobranças abusivas dentro do próprio aplicativo. Fora isso, o aplicativo é bem completo e pode ser baixado na Play Store através do botão abaixo:

Baixe o PlanoMelhor no seu Android e deixe seus comentários abaixo.

Notificação por push Artigo seguinte
25 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 85
    Conta desativada 27/10/2015 Link para o comentário

    Não faça plano pós, simples...

    Conta desativadaConta desativada


  • 20
    Whyatt Earp 25/10/2015 Link para o comentário

    Opera Max. Simples assim


  • 14
    João Emanoel Lacerda 24/10/2015 Link para o comentário

    Cadê q tem a opção de usar um pacote pré infinito??


  • Washington Lobo 19
    Washington Lobo 23/10/2015 Link para o comentário

    Bem que alguma operadora podia lançar um plano com franquia de dados ilimitados.


  • Renato 30
    Renato 23/10/2015 Link para o comentário

    Interessante, comecei a utilizar aqui, traz bastante informação mesmo. O ruim é que não tem o meu plano da Vivo para que eles possam fazer os calculos. Aí tive que mandar um e-mail pedindo para inserir. Boa dica.

    Paulo Fujii


  • Marcio Fragoso 15
    Marcio Fragoso 23/10/2015 Link para o comentário

    Não disponível para Android 6.0... :-(


  • 5
    Heyde Nascimento 23/10/2015 Link para o comentário

    não consegui localizar o APP pela play store


    • 45
      Conta desativada 23/10/2015 Link para o comentário

      Pesquise por: PlanoMelhor (palavras juntas)


    • Renato 30
      Renato 23/10/2015 Link para o comentário

      Eu achei buscando por WalletSaver.


  • 45
    Conta desativada 23/10/2015 Link para o comentário

    Baixei o App, porém quando tento cadastrar, aparece a mensagem: Servidor fora do ar. Alguém obteve sucesso no cadastramento?


    • Renato 30
      Renato 23/10/2015 Link para o comentário

      Cadastrei normalmente aqui.

      Tenta denv com conexão para a internet. ;-)


  • 73
    Jairo rios 23/10/2015 Link para o comentário

    Baixando e testando, grato pela dica.


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 23/10/2015 Link para o comentário

    Faz tempo que eu não sei o que é por créditos nos dois chips que estão no meu smartphone!!! O único chip que ponho créditos é um Tim Beta que está inserido no meu roteador portátil da TP-Link pra poder ter sinal wifi quando eu estiver fora de casa. Basicamente, meu smartphone serve apenas para navegação. Mas gostei do app...completíssimo.


  • 22
    airton 23/10/2015 Link para o comentário

    Ótimo artigo Salutes. Em boa hora!
    Esta semana fui a loja a qual eu tinha um plano de Internet móvel para cancelar (por motivos muito conhecido de todos nós consumidores) os serviços prestados pela operadora. Enfim, fato consumado. Fui muito bem atendido (SIC) por uma graciosa atendente. Depois de tudo acertado ela me disse que mandaria um email pedindo avaliação de 0 a 10 (também muito conhecido por nós consumidores). Claro que mandei avaliação máxima ou seja 10. Sinceramente não entendo essas políticas comerciais por parte da empresa. Sendo assim, sustento aqui a eficiência da funcionária que cancelou um serviço que preciso. Resumindo; deu a entender que sou um consumidor "non grato" à esta empresa.
    É ambíguo demais, até medonho. Lamentável como as coisas não funcionam direito no nosso país.


  • Juliano C. 37
    Juliano C. 22/10/2015 Link para o comentário

    O Brasil vive uma ditadura de operadoras, onde os preços são absurdos, o serviço é péssimo, é totalmente muito limitado. Ainda estão querendo derrubar o whatsapp é outros serviços que impedem "o lucro" deles.

    Gilmar LuizVinicius R.


    • Fellipe Paz 40
      Fellipe Paz 23/10/2015 Link para o comentário

      Olha Juliano eu moro em Belém e a Tim e super legal aqui, sinal que não cai mesmo se tando em movimento com 4G 5gb por mes por 15 reais sempre foram bem claros sobre valores e o mais importante sempre fui bem atendido, acho que aqui não é Brasil então


      • 9
        bruno 23/10/2015 Link para o comentário

        5gb 15 reais ? qual a magica ?


      • 4
        CLAUDEMBERG 24/10/2015 Link para o comentário

        Também estou curioso pra saber qual é essa mágica.


  • Juliana Lerguin 17
    Juliana Lerguin 22/10/2015 Link para o comentário

    Muito bom, tomara que dê resultados


  • 6
    Adriano Fernandes 22/10/2015 Link para o comentário

    legal

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.