Código do Android indica que Google quer enviar atualizações de segurança por conta própria
Não é de hoje que o Google vem tentando otimizar o processo de atualização do Android em diferentes smartphones, além da sua linha própria, a Pixel. Um dos mais famosos é o Project Treble, que pretende deixar por conta do Google algumas mudanças pontuais no sistema, embora esses projetos não sejam sentidos pelos usuários na prática. A ideia do Big G agora é outra e se refere aos updates de segurança.
O processo de atualização do Android é algo extremamente complexo, envolvendo desenvolvedores, operadoras e interesses comerciais dos fabricantes. Além do update principal, que muda a versão do sistema, existem outras atualizações tão importantes quanto que são aquelas que corrigem problemas de segurança e performance do SO, que chegam pelas mãos do próprio fabricante ou do Google.
Acontece que, mesmo os updates mais importantes liberados pelo Google dependem, digamos, da "boa vontade" dos fabricantes para que eles possam chegar aos dispositivos pelo mundo a tempo de corrigir problemas graves, como a brecha de segurança que permitiu o Spectre. A demora na entrega desses updates pode causar inúmeros riscos ao usuário e, aparentemente, o Google quer ter um maior controle nessas distribuições.
Código atual: ro.vendor.build.security_patch Código novo: ro.build.version.security_patch
Os indícios dessa mudança foram encontrados em um fragmento do código-fonte do Android pelos usuários do Fórum do XDA (que você vê acima). Segundo a publicação no fórum, a ideia do Google é fazer com que o repasse desses updates aconteça de forma direta através de mecanismos do próprio Google presentes no software, cabendo a fabricante apenas repassar a notificação OTA. Isso permite, inclusive, que a empresa consiga fazer mudanças mais profundas na base do sistema, indo além dos updates de segurança.
Essa é sempre uma questão delicada, pois raramente um fabricante autorizará o Google a aplicar um pacote que faça modificações mínimas do sistema sem qualquer tipo de intervenção. Sabemos que nem sempre as ROMs compiladas no Android são bem estruturadas em termos de código-fonte ou de serviços e um update acidental que faça mudanças mínimas nessas "gambiarras" pode gerar um prejuízo irreparável para as marcas.
Mas uma coisa é fato: não é possível que um modelo básico rode com o patch mais recente enquanto, às vezes, um topo de linha está rodando com o pacote de dois meses atrás.
O que você acha?
Fonte: Android Developer, Fórum XDA
Parece que a atualização de Patches de segurança por parte do Google já está ocorrendo.
Em aparelhos de OEM, ainda não.
Talvez só a partir do Android P.
Pessoal não é a atualização de versão do Android que o Google vai enviar por conta própria, mas sim apenas as atualizações de segurança!
Quando é lançado uma nova versão do Android ela envia essa nova versão para as fabricante e não diretamente pro usuário!
Um exemplo: Quando o Android L for lançado o Google vai enviar pra Samsung, mas é a Samsung que vai determinar quando e pra quais aparelhos que ela vai liberar o Android L!
Sempre foi assim, e sempre vai ser assim. Nunca vai mudar! Ou seja, as fabricantes que determinam quando lançar e pra quais modelos vai lançar! É isso que é a fragmentação do Android!
Esse "nunca" é controverso.
Se a Google já está se mexendo pra ajeitar o sistema dos patches de segurança, não é impossível ela fazer o mesmo com atualização de versão.
Claro que pra ajeitar isso é bem mais trabalhoso.
Mas não é impossível.
Se isso acontecer mesmo será muito bom. As atualizações de segurança são as mais importantes, mas não sei se haverá conflitos com as versões de empresas que modificam muito o Android, como a Samsung.
Vai ser ótimo capitão!
Talvez isso não seja um problema no Android P.
O problema é que aparelhos de OEMs com Android Oreo ou anterior ainda tem alterações nos patches mensais para incluir correções próprias, e é aí que pode ser um entrave que impeça que essa empreitada valha também para aparelhos que não rodam o Android P.
Ou talvez só uma atualização no Google Play Services já resolva isso.
É esperar pra ver.
Esse é o caminho pra que as atualizações não demorem tanto tempo no Android, mas para isso seria necessário definir parâmetros básicos comuns às várias fabricantes. Seria uma excelente forma de tornar as atualizações uniformes, mas acredito que, por conta da falta de padronização entre fabricantes e operadoras, será muito longo e nem sei se possível...
Mas são as atualizações de segurança não do Android!
Sim são apenas as atualizações de segurança!
Sim brother Deivis, são apenas as atualizações de segurança não do Android!
Meu Mi A1 está sempre recebendo atualização de segurança!!!!
Se fizerem isso, espero ver essa situação de fragmentação do Android mudar drasticamente.
Mas não vai mudar brother! O que vai acontecer é ela ficar livre pra atualizar os patch de segurança pra todas as fabricantes! Só isso e nada mais!
Então estamos na merda meu caro.
Pois é brother! Como eu expliquei acima no meu comentário..... O Google envia as atualizações para as fabricantes, e elas determinam quando vão liberar pro seus smartphones e pra quais modelos vão liberar!
A única forma de ter um android sempre atualizado quando é lançado uma nova versão do android, só comprando um pixel!
o caminho é Android one!
Já passou da hora né gente!?
Pois é brother Breves!
Finalmente! Sempre cobrei que Para as atualizações de segurança deve-se haver um tratamento especial pra que eles cheguem imediatamente a todos os Androids assim que liberado pelo Google independente da marca