Você realmente sabe o que são chatbots?
A partir das 14 horas de hoje, sua timeline estará repleta de informações relacionadas aos anúncios do Google I/O 2016. Uma delas será, definitivamente, o uso da inteligência artificial em diferentes formatos. Um deles é o investimento nos tão famosos "bots" em conjunto com os serviços de mensagem. Mas será que você realmente sabe o que são chatbots e como eles serão ou já estão integrados ao seu dia a dia?
Os bots são robôs, também designados como pequenos assistentes em determinados serviços. A função deles é enviar conteúdo especial direto da caixa de mensagem de um aplicativo como, por exemplo, o Facebook Messenger ou o Telegram. Isso torna a plataforma mais funcional e, de quebra, auxilia o usuário na busca de serviços, bem como desenvolvedores e lojistas a ganhar dinheiro, ou meios de comunicação a disseminar conteúdo.
Neste momento, usando como exemplo o Telegram, se você quer informações rápidas sobre as condições do clima, pode acessar a loja de bots, escolher um deles e começar a interagir com ele. Isso mesmo, não será no meio de uma conversa com a sua mãe que eles irão surgir do nada. Você iniciará um chat com o bot, por isso se chama "chatbots".
Contudo, também existem os bots inline (robôs em linha) na qual se pode incluir determinado bot para dentro de uma conversa privada ou conversa em grupo, e requisitar alguma informação. Alguns exemplos de interação você confere no comentário do membro da nossa comunidade, Blind.
Agora, imagine que você tem um restaurante e um dos seus funcionários simplesmente esqueceu de pedir gelo. O restaurante está lotado e o seu fornecedor não está disponível para uma entrega rápida. Usando um serviço de mensagens com o recurso de chatbots, como o Facebook Messenger ou o Telegram, por exemplo, você poderia pedir uma entrega rápida de gelo usando no máximo duas ou três mensagens.
Você iniciará um chat com o bot, por isso se chama "chatbots"
Isso transformaria todo o processo de pesquisa por fornecedor, entrar em contato com eles para saber se estão abertos ou se ainda fazem entrega, saber como seria possível pagar pelo serviço ou ter que entrar com todos os seus dados no sistema antes de conseguir realizar a compra e agendar a entrega. Um bot pode fazer isso por você.
Pensando nisso, podemos dizer que um robô (ou seja, uma inteligência artificial), desenvolvido por uma pequena agência de desenvolvedores o interior de São Paulo, poderá transformar a sua experiência com o consumo de produtos e conteúdos a partir de um aplicativo de mensagens que você usa diariamente. Imagine agora, quantas vezes você teve que acessar o motor de buscas do Google para obter informações e buscar por produtos. Pensando nisso, não é quase lógico que a gigante das buscas também comecem a usar bots em serviços de mensagem?
Google deve anunciar um serviço de bots para mensageiros hoje
Isso é o que esperamos ver a equipe de Sundar Pichai falando a respeito dentro de algumas horas. Como o maior serviço de buscas do mundo vai adotar a tecnologia de bot em aplicativos de mensagens. O Telegram vem tentando fazer um bom serviço neste sentido, mas ainda não oferece a metade do potencial que a tecnologia de inteligência artificial pode entregar.
O Facebook passou a investir recentemente nesta tecnologia e afirma ter um imenso número de desenvolvedores trabalhando para oferecer bots funcionais. Contudo, para que o serviço vigore, a questão aqui não é quantidade, mas qualidade.
O Google possui anos de experiência e investimento em inteligência artificial; aliás, você usa uma todos os dias sem talvez se dar conta: o Google Now. E o esperado é que hoje o Google apresente uma solução para que mais desenvolvedores utilizam as ferramentas do buscador em seus bots.
Ainda não sabemos se o Big G vai oferecer um novo serviço de mensagens ou talvez apenas incentivar os desenvolvedores a usar seus serviços, como a Agenda, o navegador, o buscador ou o acesso ao histórico de navegação do Chrome ou YouTube para indicação de conteúdo. Mas uma coisa é certa, o Google não vai deixar outras plataformas oferecendo aquilo que faz de melhor: indicar conteúdo e serviços.
nem tenho opinião sobre isso eu ainda não entendi muito bem essas história kkkkrs
eu uso bastante no telegram show demais e bastante util
te amo tecnologia kkkk
Bastante interessante. 👏👏
Gostei muito dessa sua matéria Camila valeu !!
Camila, essa matéria foi a melhor que você já digitou até agora!!! Eu utilizei esse recurso no Telegram, mas não vi nenhuma utilidade prática pra isso. Depois das suas ótimas explicações, mudei de ideia!!! Valeu.
Isso ainda vai ter um efeito colateral futuramente!
E quem vai sofrer somos nós seres humanos!
Tipo o que? Os bots são apenas uma forma mais simples para vendermos produtos ou serviços, tudo isso dentro de uma plataforma que usamos todos os dias que são as redes sociais. Quer coisa mais fácil que isso?
Os Arautos do Apocalipse deliram com esse assuntos!! Incrivel!!! Verdadeiros Web Profetas, misturam sua propria relidade com a realidade de filmes de ficção.
a Ficção de Decadas atras e nossa realidade de hoje, n subestime
Este artigo me fez lembrar dos Bots em games......usei muitos na minha adolescência, foi assim que aprendi a programar em python.
=-D
Lembrei disso também, dos bots no CS.
À espera das novidades da google
O ponto negativo de toda essa automatização, é que a mão de obra humana tende a diminuir :/
Essa é realmente uma grande discussão e certamente veremos os efeitos disso nos próximos meses. Contudo, não se descarta que pessoas também respondam por alguns destes serviços oferecidos por bots. Não estou dizendo que isso realmente vai acontecer, enfim, a ideia é realmente usar robôs, mas não se descarta o trabalho em conjunto.
É aquela situação, os robôs irão substituir o trabalho humano, mas eles precisam dos humanos para ligarem eles na tomada.
Complicado mesmo, mas imagina como seria gratificante um robô resolvendo os problemas de sua linha com eficiência ao invés de um atendente que, muita das vezes, nem sabe ao certo o que está fazendo.
Concordo contigo brother Phelipe! E as coisas podem ficar piores ainda, mais do que já esta!
Acho que não. Estudando a historia se percebe que enquanto as coisas evoluem e alguns empregos somem, outros novos surgem para suprir essas pessoas sem emprego.
E pensar que a 4 anos atrás você talvez nem imaginasse ser possivel virar um "YouTuber" certo?
Concordo Luis.
Vi um documentário que tratava exatamente deste tema Luis Gustavo. Teremos mudanças sim, alguns poderão sofrer, mas é tudo parte de uma evolução adaptativa do ser humano. Enquanto alguns postos de trabalhos tendem a sumir, outros irão ser criados. Foi assim no passado, é assim no presente e será assim no futuro.
Se os bots inline do Telegram se mostraram super funcionais, práticos e úteis, imagino que os chatbos farão muita diferença na hora de agilizar determinados procedimentos.