Certificação militar MIL-STD-810G: o que é e como funciona em celulares
Já falamos aqui sobre as certificações IP67 e IP68, mas muitos não conhecem a certificação militar MIL-STD-810G. Esta certificação inclui cerca de 24 métodos de teste de laboratório que abrangem uma grande variedade de meios que vão desde a capacidade para funcionar a grande altura (método 500.5) até a capacidade de sobreviver a impactos muito fortes (método 516.6). Vamos ver mais sobre eles.
O que é certificação militar MIL-STD-810G?
A certificação MIL-STD 810 reúne uma série de testes a que são submetidos produtos militares, comerciais e equipamentos. Os procedimentos seguem regras definidas pelo Departamento de Defesa norte-americano, buscando impor níveis de segurança e condições ambientais que esses dispositivos devem ser capazes de cumprir sem maiores danos.
Essa certificação, no caso dos smartphones e tablets, serve para medir o nível de durabilidade. Os testes são feitos em laboratórios ou em ambiente externo, de acordo com os padrões de uso do equipamento e com o método de teste que o mesmo irá seguir. São 24 métodos que exploram inúmeras situações de exposição. O MIL-STD 810G é o padrão seguido no momento, sendo o MIL-STD 810F e o MIL-STD 810E diretrizes anteriores.
Para o que serve a certificação militar?
Como dito acima, a certificação militar serve para dizer a quais das 24 categorias determinado produto, equipamento ou software (aplicação) está sujeito a resistir. Basicamente, as categorias abrangentes são: choque, radiação, vibração, quedas, umidades e resistência a altas e baixas temperaturas.
No caso dos smartphones e tablets, todas as fabricantes realizam testes laboratoriais que levam como base os métodos seguidos pela certificação militar, embora essa bateria de procedimentos seja da empresa em si. Algumas fabricantes, contudo, submetem seus modelos à própria certificação militar.
Existem tablets resistentes às quedas de até 1,5 metros no concreto, smartphones com proteção extra à danos elétricos, entre outros. O mais popular é o tablet F5V, da Motion Computer, que suporta até 25 quedas de diferentes ângulos no concreto.
Quais os tipos de certificação militar?
Nenhum smartphone foi submetido aos 24 métodos existentes na MIL-STD 810. Porém, quanto maior o número de métodos testados e aprovados, mais robusto será o dispositivo. Os smartphones mais robustos foram aprovados em 9 testes do método MIL-STD-810G. Confira abaixo alguns dos métodos:
- MIL-STD-810G, Método 500.5: Teste de altitude
- MIL-STD-810G, Método 502.5: Teste de baixa temperatura
- MIL-STD-810G, Método 503.5: Teste de choque térmico
- MIL-STD-810G, Método 506.5: Teste da chuva com vento
- MIL-STD-810G, Método 507.5: Teste de umidade
- MIL-STD-810G, Método 510.5: Teste de resistência à areia e poeira
- MIL-STD-810G, Método 514.6: Teste de vibração
- MIL-STD-810G, Método 516.6: Teste de queda em trânsito
- MIL-STD-810G, Método 517.6: Teste de alta temperatura
Os dispositivos com certificação militar MIL-STD-810G certamente que não possuem uma aparência tão bela quanto a dos smartphones que estamos acostumados a ver, mas eles são resistentes ao extremo, tornando-se assim impossíveis de serem danificados quando falamos de usuários comuns como todos nós.
E você, o que acha desses smartphones com certificação MIL-STD-810G?
Por isso não me desfaço do meu GEAR S3 FRONTIER, uso na mesma medida que meus G SHOCK e o bicho suporta tudo!
Muito interessante essa certificação. Eu tenho um LG K11+, que possui esta certificação. E posso dizer que ele é mais resistente que o normal. Este aparelho tem uma tela de aparência bruta e curvada nas pontas, e eu mesmo o certifico como ultra resistente. Ele já sofreu inúmeras quedas, amassando e lascando a traseira de metal, porém sem nenhum dano à tela.
Creio que, embora os teste sejam feitos para constatar que eles suportam esses esforços e efeitos, acho difícil ainda ter um resultado 100% satisfatório para a tela do celular, pelo menos até o momento. No final esses teste acabam garantindo que, caso ocorra esses problemas, não comprometa o funcionamento do aparelho. Creio que isso não se enquadra na rachadura de uma tela ou avariações nas carcaças, acho que nunca vamos conseguir inibir esses problemas, que na verdade é a maior reclamação das pessoas que possuem Smartfones.
Minha "certificação militar" é eu toda vez que compro um celular novo, já por nele capinha e película.
Opa, mais uma coisa fútil pra encarecer o celular.