Pode Angry Birds ressuscitar a Nokia?
A reunião de grandes cérebros finlandeses do mundo da Tecnologia pode fazer com que a Nokia reapareça em toda a sua glória. Isso porque Pekka Rantala, ex-CEO da Rovio, a criadora do também lendário Angry Birds, é o novo chefe de marketing (CMO) da ressuscitada fabricante de smartphones.
Os planos de Rantala para a nova Nokia são ambiciosos. Em entrevista ao site CNet, ele disse que a HMD – empresa que licenciou a marca Nokia – está disposta a gastar até US$ 500 milhões (cerca de R$ 1,58 bilhão) em marketing global nos próximos três anos. Ainda que Apple e Samsung estejam na casa dos bilhões de dólares na hora de promover seus produtos, o executivo afirma que usará essa verba em campanhas que se concentrarão em “ser diferentes, a frente do seu tempo”.
Segundo Rantala, os consumidores ainda reconhecem a Nokia como uma empresa confiável e estão dispostos a comprar um telefone da marca: “A Nokia é uma marca reconhecida mundialmente, e nós temos uma chance de rejuvenescê-la como nunca antes", afirmou ele. "Eu amo a Nokia, eu amo o que ela representa, e eu adoraria vê-la subir novamente".
Para completar, voltar a trabalhar pela Nokia é um retorno às raízes para Rantala: ele trabalhou pela fabricante finlandesa por 17 anos, onde ocupou diversas posições até chegar ao posto de vice-presidente sênior de Marketing. Na Rovio, ele foi CEO da empresa por um ano, quando comandou uma reestruturação da empresa, cortando 1/3 dos postos de trabalho, ao mesmo tempo em que investiu em uma expansão agressiva de Angry Birds.
Tarefa difícil
Mesmo com todo otimismo, experiência e carinho pela marca, Rantala tem uma experiência dura pela frente: trazer a Nokia de volta aos seus tempos gloriosos (ou pelo menos perto disso) exigirá um trabalho hercúleo. A empresa enfrentará uma concorrência feroz de pesos-pesados como Apple, Samsung, Lenovo (Motorola), LG, Sony, além das temidas fabricantes chinesas. A companhia terá ainda que brigar em duas categorias de smartphones e tablets onde existe uma infinidade de produtos: os telefones low-end e intermediários.
A HMD não quis revelar sobre o momento específico de seus futuros dispositivos, mas a ideia é que as primeiras linhas de produtos da “nova Nokia” sejam apresentados a partir do ano que vem. E a Mobile World Congress 2017 pode ser o palco perfeito para isso.
Cogita-se ainda que, além dos smartphones e tablets, a Nokia invista pesado também na área de wearables. E, nesse campo, a empresa quer achar uma forma de popularizar esse tipo de dispositivo, coisa que outras gigantes do setor ainda não conseguiram. E os smartwatches podem ser os primeiros a ter essa abordagem.
Como citou meu colega Garry Marshall, com bastante precisão nesta análise, "a empresa finlandesa investiu investiu US$ 191 milhões na compra da Withings, uma das mais promissoras companhias de dispositivos 'vestíveis' do setor. A aquisição é interessante porque a Withings é uma empresa focada no consumidor: elas faz um ótimo (e bonito) smartwatch chamado Activite, além de diversos acessórios voltados a fitness e saúde. O que ela não tem é uma marca poderosa e a lealdade do público. E é aí que a Nokia entra".
Afinal, o poder de atração da marca ainda é grande. A própria empresa ainda mostra confiança no seu taco ao dizer que tem "uma herança lindamente projetada em tecnologias inovadoras e confiáveis a serviço de pessoas ao redor do mundo".
Agora nos resta torcer.
Será que o ex-CEO da Rovio ajudará a conduzir a Nokia de volta aos seus tempos de glória?
Acho que a Nokia agora tem uma boa chance de se aliar à Intel e investir em seus novos processadores com ARM, seria uma dupla que pode ressurgir das cinzas com um grande pote de ouro na mão!
Edit: Ainda acho ideal para a Nokia investir primeiro nos celulares intermediários para só então no futuro investir nos tops de linha.
Só o futuro dirá, mas eu acredito que tem espaço sim pra uma empresa com produtos confiáveis, a Nokia tinha essa expertise, e se mexer no Android com uma interface inovadora pode emplacar.Tomara.
Espero que venha com preços baixos. Por que ela não está em sua melhor forma para tentar enfiar a faça na gente.
Se manter as boas câmeras e uma boa relação CB certamente terei um.
Nokia sem dúvida será bem sucedida, me lembro do meu N95, aquilo sim era um aparelho, até hoje não encontrei nenhum aparelho que tinha um editor de vídeo como Nokia N95.
Aquelas cameras Carl Zeiss dilícia
é somente uma licença da Nokia a HMD tem filosofia diferente da antiga Nokia, portanto temos que primeiro deixa ela entra no mercado para que possamos fazer um comentário positivo ou negativo.
Se ela vier como a Nokia de antes com bons aparelhos e com inovações eu volto fácil. Fui quase 10 anos consumidor da marca, foram bons tempos.
Se for bonito igual essa ilustração, e se a construção for sólida como era, mesmo que em plástico, algo como a linha lumia, eu compro sem medo.
A Nokia provavelmente não voltará a mandar no segmento mobile, o mundo não é tão bom assim, para devolver o reinado a Nokia, pode chorar Nokia, não será fácil.
Aí eu compro heim, tô fora de Samsung.... Se a Nokia voltar com tudo mesmo, preços bons e aparelhos com qualidade e atualizaçoes garantidas meu próximo aparelho será Nokia
cospe no prato q tu comeste uhehheuheuheuh brinks
Só o tempo dirá , espero que consigam se dar bem.
Pode , claro que pode , vamo cair pá dentro. Ronaldo brilha mt no Corinthians
Quero ver a Nokia de volta, mas tem que voltar com tudo!...
Quero ver aparelhos de qualidade e um bom custo/benefício!
Ela pode voltar bem, mas e aquela essência que a Nokia tinha? A Nokia tinha uma supremacia incrível, nenhum aparelho dela devia em nada à concorrência. Inacreditável que insistiram no symbian.
Verdade
e por essas e outras a nokia morreu , mas vamos ver no que da
Só nos responda uma coisa: Lendo toda a matéria, qual o significado do título da mesma? Entendi como uma "piadinha"...ou seria melhor "Ex-CEO da Rovio pode ressuscitar a Nokia?"
Estou fora dessa bomba nuclear!!!