Nova função do Android ajuda a combater malwares no seu smartphone
Devido ao crescente número de ataques e descobertas de novos malwares envolvendo o sistema operacional Android todos os meses, o Google decidiu reagir. Agora o Android 7.1 Nougat passa a oferecer um novo modo de alerta através de um "botão do pânico" capaz de identificar uma possível presença de malware no seu smartphone.
Ser popular, às vezes, tem suas desvantagens. O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo e, por isso, é também o maior alvo de criminosos. Diante da recente onda de ataques, o Google decidiu contra-atacar de forma inteligente, mas silenciosa.
O pessoal do fórum do XDA descobriu um novo recurso lançado de forma discreta no Android 7.1 Nougat. Agora temos um novo alarme de pânico que automaticamente identifica um aplicativo malicioso que está tentando assumir o controle do aparelho.
Como funciona?
Recentemente, muitos aplicativos passaram a esconder um malware de tela que bloqueava o uso do "botão voltar" de smartphones Android. O resultado disso era que os usuários infectados com este malware não podiam retornar ao menu principal e desinstalar o aplicativo em questão. Quando um aparelho é afetado por este software malicioso, por reflexo, os usuários clicam no botão voltar várias vezes.
Pensando nisso, a equipe do Android implementou um detector de pânico no código do sistema com o objetivo de monitorar continuamente o uso do botão voltar. Assim, o SO Android passa a analisar a frequência na qual o usuário pressiona o botão. Se o usuário rapidamente pressiona o botão de retorno quatro vezes em sequência, com menos de 0,3 segundos entre cada pressão, o alarme de pânico é ativado.
Em seguida, o Android força o desligamento do aplicativo e leva o usuário ao menu principal. Basta então aos usuários desinstalar o aplicativo para erradicar o problema.
Por que o Google não comunicou nada?
Como geralmente é o caso no campo da segurança da informação, os cibercriminosos muitas vezes agem com antecedência. Logo, o Google certamente não quis fazer qualquer publicidade relativa a este recurso.
Prevenir é melhor que remediar
Este novo recurso é uma excelente iniciativa do Google, porém, infelizmente, só está disponível para usuários com um smartphone rodando a versão 7.1 do Android Nougat que correspondem, atualmente, a apenas 0,9% dos usuários.
É por isso que a prevenção é e sempre será a melhor arma contra uma possível "infecção". Por isso, é necessário respeitar as regras básicas evitando acessar páginas suspeitas, fazer download de aplicativos cuja origem é desconhecida ou indicadas por membros de fórum desconhecidos.
O que você achou desta nova funcionalidade?
Seria bacana, poder fazer root, e continuarmos com a mesma segurança que quando estamos com o bootloader bloqueado.
Caramba, fui muito sem noção né? Mas seria legal se fosse possível...
Kkkkk
Segurança em nível baixo de sistema.
Mas, seria complicado viu.
Pois é, falei besteira... Mas é tão complicado ficar sem root entende? .... Rsrsrsrs... Só estou suportando ficar sem no meu A9, porque meu tablet é rooteado.
Com o tempo fui aprendendo a conviver sem acesso root, atualmente só faço para alterar alguns valores no gerenciamento de memoria (vm, oom, mlk, zram...).
Mas é claro que isto depende do smartphone, tem smartphone que nem precisei fazer estes ajustes.
Eu não posso fazer no meu smartphone atualmente porquê dependendo muito dos recursos de segurança da Samsung e do Android, por conta de eu usar meu aparelho para transações financeiras, já meu tablet uso apenas como uma uma ferramenta de trabalho e entretenimento. Então eu utilizo para testar custom roms apps root etc...
Ótimo!
Muito legal essa iniciativa do big G para dar mais segurança aos dispositivos Android.
Função preventiva mais que Necessária nos dias de hoje, mais que infelizmente a grande massa ainda não poderá usufruir já que está disponível somente no NOUGAT 7.1.
Google e seus segredos obscuros...
O melhor método de segurança se chama cabeça do usuário ponto final.
Por mais eficiente que seja não a software que protege contra mau uso.
O difícil, é termos boas intenções querendo testar de tudo ( como eu), e acaba caindo numa cilada por conta de um método ou app que para sabermos ou não se a função desejada é realmente verdadeira, temos que arriscar... Já caí muito nisso... Mas pra mim é de boa, porque sei me livrar fácil desses malwares, ruim é pro usuário comum.
Seria interessante e ético por parte da Google disponibilizar está função na store como app para quem desejar adquirir , na última versão do Android ficará restrito a poucos usuários.
*Melhor dica de segurança: segure seu dedo e nao saia clicando e baixando tudo que vê pela frente...links e apps suspeitos....as pessoas clicam em qualquer coisa que lhe atraem e lhe prometem vantagem que nao existe. Ex: voucher do Mc Donald's infestou 500mil celulares...mudar a aparencia do whatsapp com a cor do seu time de futebol infestou mais 2 milhoes, promoçoes incriveis que chegam no seu email, sao milhares todo dia....seja vc mesmo sua segurança...
Sera que funciona nos navegadores? tipo quando abre aquelas paginas de propagandas que você não consegue voltar nem com reza forte.
Sim e não, pois a função força o fechamento do app.
Ou seja, ele irá fechar o navegador.
O Chrome já bloqueia a maioria dessas páginas se a navegação segura estiver ativa, mas tem sempre umas que passam.
Mas,a loja(Play Store)...
Segurança passou foi longe...
Exelente, mais uma implementação que realmente faz a diferença, só tenho a parabenizar! É disso que precisamos cada vez mais, recursos e gestão de segurança úteis.
Do que adianta se a segurança da loja continua fraca
"Ser popular, às vezes, tem suas desvantagens. O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo e, por isso, é também o maior alvo de criminosos." Pois é... Bem vindo ao mundo que o Windows vive a décadas. Só que no caso do Windows, não há complacência dos "especialistas".
Nestas horas, imagino o Tio Bill tomando um uísque envelhecido 25 anos, fumando um charuto cubano e preocupado pra caramba...