Primeiro Beta do Android Q deve ser lançado ainda hoje
O primeiro Beta da próxima versão do sistema operacional Android e sucessor da atual versão 9.0 Pie, atualmente conhecido como Android Q, deve ser lançado hoje. A Google abriu uma página para o sistema em sua plataforma de acompanhamento de bugs, com um filtro de data sugerindo um lançamento em 11 de Março.
Isto em si não é uma grande surpresa, já que as duas últimas versões Beta do Android foram lançadas na mesma época em anos anteriores. Ainda assim, estamos animados com o fato de que a Google tornou pública a página para acompanhamento de bugs, como reportado por Mishaal Rahman, editor executivo do site XDA-Developers.
Espera-se que o Android Q, ou 10.0, adicione ao sistema operacional vários novos recursos para smartphones e tablets. Rumores que circulam já há algum tempo indicam que o “Q” terá Face Unlock nativo, a capacidade de fazer o “downgrade” de apps, mais limites para a execução de apps em segundo plano, um “modo escuro” para todo o sistema, um sistema revisado de gerenciamento de permissões e até mesmo um modo desktop.
- Android Q deverá ter modo noturno nativo em todo o sistema
Ainda não sabemos qual será o nome oficial do Android Q. Como anteriormente, a Google revelou apenas a primeira letra do nome da nova versão do sistema operacional. Tradicionalmente a empresa opta por nomes relacionados a doces (Lollipop, Oreo, Pie, etc). Em uma pesquisa entre leitores do AndroidPIT feita em dezembro de 2018, vocês escolheram “Android Quirks”, uma marca de biscoitos de chocolate, como a opção mais provável.
O beta do Android Q certamente estará disponível apenas para alguns smartphones. Inicialmente tais versões do software estavam apenas disponíveis para os aparelhos da família Pìxel, da Google, mas recentemente a empresa começou a abrir estas versões do software para outros fabricantes. Mas certamente os proprietários do Pixel 3 e Pixel 3 XL deverão ter o Beta do Android Q em suas mãos em algumas horas.
E você, está ansioso pelo Android Q? Conte o que espera desta versão do sistema nos comentários abaixo.
Via: Mishaal Rahman Fonte: Google Issue Tracker
Com tradução de Rafael Rigues / AndroidPIT Brasil
é triste saber disso hoje recebi o Android pie Galaxy S8+
Androide QUEBRA QUEIXO
e a Asus que nem mandou o 8.1 pro meu aparelho ainda....
Ainda estou no 8.1, aguardo a atualização do meu dispositivo, que nem sei se ainda receberá a versão 9.0.
Android Queijo Coalho
Particularmente, torço por Quindim. Mas os americanos NUNCA irão aprender a pronunciar isso...
Será que aparelhos que rodam Android One serão contemplados com esse Beta?
Acho que não, mas mesmo se tivesse eu acho que não instalaria no meu, é cheio de bugs e pode inutilizar o aparelho
Mas já? Mal me acostumei com o P
Normal...
Android Quindim chegando...
E pra variar recheado de novos recursos que donos de Samsung, Xiaomi, LG, ASUS e tantas outras que modificam interfaces ou então quem usa Custom ROM já está acostumado desde o Android Marshmallow ou antes até.
Opa android queijadinha chegando , vamos aguardar as novidades , face unlock nativo é uma piada , modo escuro .......pouca coisa de realmente novo pelo menos por enquanto
E enquanto isso, a maioria ainda está no nougat. Deveriam se preocupar em cobrar das fabricantes a atualizar seus smartphones de entrada, já que abandonam rápido esses smartphones de entrada. Sendo que muitas vezes nem patch de segurança fornece mais ao cliente.
Deveria lançar um sistema a cada 3 anos, atualizações mensais de segurança e anuais de funcionalidades. A fragmentação seria reduzida drasticamente...
David, atualizar o sistema de um smartphone demanda tempo e dinheiro. Tanto em esforço no desenvolvimento do software, como na certificação dele depois de pronto. Por isso as fabricantes não atualizam os aparelhos de entrada, porque se esse custo for adicionado a conta "não fecha". Infelizmente é a triste realidade.
iOs só olhando e dando risada...
Do que? iOS também passa por versões beta públicas, exatamente como o Android.
Não da ibope pra esses caras não...
Risada por tá tomando esporro do Android?
Eu tenho um comentário do Celso Vieira!
A Apple não faz mais do que a obrigação dela em manter os únicos aparelhos que rodam iOS atualizados por mais tempo.
Primeiro porque os smartphones dela demoram pra desvalorizar, o que consequentemente pode tornar inviável a troca periódica por uma nova geração do aparelho (vai ter que depender de planos de operadoras e afins, e olhe lá!) pra ter a versão mais recente do SO.
Segundo, porque acabando o suporte, é questão de tempo pro aparelho perder a utilidade (mesmo com jailbreak), e consequentemente, dificultar revendas e afins.
Um Google Pixel até recebe atualizações por menos tempo, mas as possibilidades com ele são maiores depois que for descontinuado.
E se precisar trocar de aparelho, há várias opções no mercado para escolher, que são compatíveis com vários tipos de público e "bolso".