Google quer liberar atualizações do Android através da Google Play Store
Segundo indícios em uma nova versão do app da Google Play, a Google está se preparando para distribuir atualizações do Android através de sua App Store. Mas calma lá, a notícia não é tão boa quanto parece.
A descoberta foi feita pela equipe do site 9to5Google, ao analisar o código de uma versão beta (14.5.52) da Play Store. No app, foram encontrados termos como System Update (Atualização do Sistema), e “System is up-to-date” (O sistema está atualizado), entre outras.
- Android Pie: quais smartphones receberão a atualização?
- Como uma atualização do Android é preparada até chegar ao seu smartphone
Mas a distribuição via Google Play não significa que todos os usuários de todos os aparelhos poderão baixar facilmente uma nova versão do sistema operacional (vai sonhando…). Na verdade, ao que parece a Google está apenas mudando as coisas de lugar, tirando a ferramenta de atualização que já existe dentro do app de configurações e colocando-a no Google Play.
Faz sentido: para atualizar seus apps você precisa ir à Google Play, porque uma atualização de sistema precisa ser diferente? Mesmo com a mudança, os fabricantes ainda serão responsáveis por desenvolver ou distribuir as atualizações de sistema para seus aparelhos. Ou seja, vão mudar a fachada da loja, mas o “produto” e os prazos de entrega permanecem os mesmos.
A Google realizará seu evento anual para desenvolvedores, o Google I/O, entre os dias 7 e 9 de Maio. Esperamos ter durante o evento mais informações sobre uma mudança no sistema de atualização do Android.
E você, tem esperanças de que um dia atualizar o Android será tão fácil quanto instalar um app?
Fonte: 9to5Google
seria interessante ao menos atualizar p penúltima versão... a 7 é de ago16, acho razoável.
Essa história é antiga, quando era dona da Motorola e começou a fazer app de algumas funções do celular pra que pudesse atualizar sempre.. como moto ações e etc.. começaram a falar que era um teste da Google pra no futuro atualizar o sistema por ali por ser mais rápido..
Só pra mim faz mais sentido manter a atualização do dispositivo dentro da configuração do dispositivo? Não vejo sentido mover para dentro da loja de aplicativos
Interface proprietária deveria funcionar por cima do Android puro. Assim a atualização do Android em todos os aparelhos poderia ser pela Play, a atualização da interface ficaria por conta do fabricante quando quisesse.
Imagino assim por conta do PC. Meu Windows 10 é totalmente modificado visualmente e até o modo de navegação, mas recebo as atualizações todas normalmente sem modificar minha interface.
Engraçado ver a Google ter essa ideia 6 anos depois da Microsoft ter tido ideia semelhante quanto ao Windows 8.1, através da Windows Store.
E quase 10 anos depois do lançamento do Google Play Services.
Nada estranho... Considerando que muitas funções de interfaces proprietárias só chegam ao Android nativamente alguns anos depois é normal essa demora.
É o que se espera, além disso, seria interessante um sistema menor, que não ocupasse cerca de 8 a 10 GB de memória, acho muito para uma plataforma que é tipo móvel.
Legal
Já passou da hora da Google por uma camada de driver como é feito nos desktop Windows e Linux
Apoio seria magnífico e prático.
Só vai mudar de lugar o campo "atualização do sistema", no mais, irá continuar a mesma coisa.
faço das suas palavras as minhas editor, "vai sonhando" mesmo
Seria interessante se com essa mudança pelo menos os patches de segurança mensais pudessem ser entregues pra qualquer aparelho de qualquer fabricante.
Os patches nem precisariam ser mensais mas poderiam chegar assim que uma correção estivesse disponível... O recurso poderia ser integrado ao Play Services e Protect pra garantir ao menos maior segurança pros usuários.
concordo.
Concordo, seria bem mais simples e diminuiria a fragmentação do Android.
Bem que as atualizações poderiam vim mais rápido junto com essa mudança tbm... principalmente as de segurança
Gostei
Atualizar qualquer gadget pela play store , seria um.post perfeito para 1o de Abril