Aprenda a remover vírus do seu Android!
Nem no Android você está a salvo de malwares. Apesar de todas as precauções, você ainda pode ter seu smartphone infectado com um vírus. Propagandas atrapalham constantemente o uso do seu dispositivo e a sua bateria se esgota rapidamente. Além disso, suas senhas e SMS podem ser lidos por completos estranhos. Aqui, nós te damos dicas de como detectar, excluir e evitar os códigos maliciosos no Android.
Pegue um atalho e vá direto ao que interessa
- Como proteger o seu dispositivo Android de vírus
- Como eliminar um vírus do seu Android
- Conte-nos a sua experiência com malwares
Como proteger o seu dispositivo Android de vírus
Abaixo você encontra quatro dicas para evitar que o seu aparelho Android seja infectado por um vírus ou outro tipo de malware. Contudo o essencial é usar o bom senso na hora de baixar aplicativos desconhecidos ou clicar em propagandas milagrosas ou suspeitas.
Controle as permissões dos apps
Uma pesquisa recente da empresa de segurança Kaspersky Lab indicou que 20% dos usuários nunca leem as mensagens apresentadas pelos aplicativos instalados, se limitando apenas em clicar em “Próximo” ou “Concordo” a cada vez que o programa solicitava algo. Dessa forma, o app tinha acesso a quase todos os dados importantes do seu telefone.
Logo, leia com calma todas as mensagens (não confundir com os Termos de Uso) que o aplicativo apresenta. Muitos deles pedem para acessar sua localização, lista de contatos, perfil nas redes sociais, fotos, etc. Se isso causa incômodo, basta desmarcar as informações que você não se sente confortável em compartilhar.
E se você é um usuário do Android Marshmallow, basta alterar as permissões dos apps no menu de Configurações.
Coloque senhas nos apps mais importantes
Encher o seu smartphone de senhas torna o uso do aparelho quase insuportável. Mas isso não quer dizer que os apps mais importantes não devam ser protegidos. Logo, programas como WhatsApp, redes sociais, lista de contatos, mobile banking, Google Play e conta de e-mail podem contar com bloqueio de senha.
Duas boas dicas são o App Lock e o Chat Lock. O primeiro utiliza o já tradicional desenho padrão de bloqueio, presente em todos os smartphones Android; o segundo dá acesso aos aplicativos por meio da digitação de uma senha numérica (PIN).
Evite rootear o aparelho
O processo de root – onde você se torna um “superadministrador” do Android - não é a coisa mais simples do mundo. Logo, ele é utilizado apenas por usuários mais avançados que, convenhamos, são a minoria.
E “rootear” seu aparelho envolve uma série de riscos: ao fazê-lo, você perde a garantia do telefone. Além disso, qualquer erro no processo pode inutilizar o dispositivo permanentemente. E mais importante: ao realizar o procedimento, você torna o seu smartphone vulnerável a ataques de crackers (bem) mal intencionados e seus malwares "maravilhosos".
Logo, se você faz parte da esmagadora maioria do público que precisa de um telefone para o básico, esqueça o root. Seu aparelho vai atender a tudo o que você precisa.
Cheque as avaliações dos apps antes de instalá-los
Por mais chato que seja, ler as avaliações de apps antes de baixá-los pode te salvar de muitas roubadas. Muitos usuários alertam quando um aplicativo se trata de um vírus ou daqueles programas que entopem o seu smartphone com propagandas e alertas, que afetam o desempenho e consomem dados em segundo plano a todo momento.
E, para se distrair um pouco, aproveite para dar boas risadas com alguns comentários impagáveis a respeito dos apps.
Como eliminar um vírus do seu Android
1 - Inicie seu celular em modo de segurança
Todos os dispositivos Android têm um Modo de segurança ou Modo seguro. Nesta modalidade, somente os aplicativos pré-instalados do dispositivo serão iniciados. E o malware, provavelmente, não pertencerá a nenhum deles. Infelizmente, este modo é iniciado de forma diferente para cada dispositivo. Procure mais informações para o seu dispositivo no nosso fórum.
Talvez você reconheça imediatamente a diferença entre os modos. Se as propagandas desapareceram é um ótimo sinal. Isto significa que aplicativo infectado pode ser removido. Mas. claro, agora temos que descobrir qual é este app.
2 - Identifique o aplicativo infectado
Aplicativos sobrepostos
Há indicações claras para saber quais são os aplicativos responsáveis pelo vírus. A partir do Android 6.0 Marshmallow, é possível controlar exatamente quais apps podem esconder outros aplicativos.Para isso vá em Configurações > Aplicativos > Menu > Sobrepor a outros aplicativos.
Na lista de aplicativos que aparecerá, estará também o app infectado. Você pode simplesmente revogar este direito do aplicativo - bastando clicar sobre ele - ou desinstalá-lo.
Retire os direitos de administrador do aplicativo
Alguns aplicativos infectados por um malware costumam pedir direitos de administrador durante a instalação. Estes não podem ser desinstalados tão facilmente. Se o app foi instalado como anti-roubo ou anti-malware estes direitos são justificados. Se este app for mesmo um malware, estas permissões podem ser um obstáculo.
Portanto vá em Configurações > Segurança > Administradores do dispositivo e remova o tick do aplicativo infectado. Após este processo, o aplicativo poderá ser desinstalado.
3 - Desinstale o aplicativo suspeito
Para desinstalar o aplicativo basta entrar em Configurações > Aplicativos > Todos > Encontrar o app > Desinstalar.
4 - Teste se você foi bem-sucedido ao reiniciar o aparelho no modo padrão
Agora que o malware foi supostamente eliminado, é preciso verificar se a publicidade desapareceu mesmo. Desligue e ligue o seu aparelho, para que ele volte ao modo normal. E confirme se o vírus foi eliminado, uma vez que as mensagens irritantes já devem estar mais lá.
A simples desinstalação do app não é suficiente
Com a desinstalação do aplicativo você, infelizmente, só elimina os sintomas dos vírus, que são a parte mais irritante. Thomas Uhlemann, analista de segurança da Eset, especializada no desenvolvimento de soluções de segurança, nos informou sobre outros perigos.
Segundo ele, deve-se ter em mente que " o aplicativo já pode ter transferido dados pessoais do seu dispositivo para um terceiro servidor, como logins, senhas e mais. Também é possível que um provedor de SMS já tenha sido recebido e possa assim modificar a sua rede, acessando a sua operadora. Por isso, pode ser que, mesmo tendo desinstalado o aplicativo infectado, você continue recebendo propagandas.
Contudo, isso pode ser resolvido olhando a APN do seu dispositivo. Para tal, entre em Configurações > Configurações de redes > Mais configurações > Redes móveis > Ponto de acesso. A seguir, peça uma nova instalação de SMS para o seu provedor."
Se um aplicativo alcançou privilégios de acesso root, ele poderia fazer alterações no seu sistema. Um backup e reset de fábrica podem ajudar. Infelizmente, com a restauração do seu dispositivo para os padrões da fábrica, é necessário reinstalar e configurar todos os seus aplicativos novamente.
Conte-nos a sua experiência com malwares
Você já teve alguma má experiência com um malware em seu Android? Você foi capaz de se livrar da praga sozinho? Como você fez?
Em colaboração com Rui Maciel.
Psafe consegue detectar app malicioso simmmm
Vírus só pega se quiser e isso vale para qualquer sistema de qualquer plataforma e dispositivo. Exceto Windows para PC, onde o vírus entra sem você saber.
Vírus para Android continua sendo lenda para mim.
E querer criticar root é demais. Root traz muito mais segurança e controle ao Android. Só quem não tem ou não sabe usar é que critica.
....
concordo
O King root é um vírus que, se ainda não deu problema no seu smart, um dia ele vai dar
Não tem que instalar nada, instalar o supostos "antivírus" no android é BURRICE. A forma mais simples de não pegar "vírus" (Malwares na verdade) é lendo e prestando atenção no que você instala no celular. SÓ ISSO. Ou seja, o melhor "antivírus" pra android é o próprio usuário. As pessoas mais leigas e relaxadas geralmente são que que mais reclamam dos tais "vírus" Meu irmão conseguiu essa artimanha, meteu logo 5 apps desgraçados de uma vez só no seu popular galaxy core plus tv 2 duo e o caralho a 4, que morreu no android 4.3 se eu não me engano. O App mal intencionado inicial que o meu irmão instalou por falta de conhecimento e por desleixo tomou conta das configurações, se auto instalando no sistema e se tornando administrador do aparelho, depois o meu irmão instalou mais dois achando que conseguiria tirar o tal "vírus" os outros dois foram instalados pelos próprios apps maliciosos. Resumindo, reinstalei a ROM stock e o celular ficou como novo. App nenhum se instala automaticamente. Se você ta com "vírus" no seu android, foi porque você deu mole.
Anti vírus nem pensar
Boa matéria.Uso o Mcafee e ele me ajuda bloqueando sites de "falsos vírus" que ativam o vibracall do telefone e enchem de anúncios de apps. Gosto tbm do Mcafee pois ele tem backup,antitheft(localização gps,foto e outros)e bloqueio de apps por senha.
Recomendo tbm o app Android Lost pois tem muitas funções em caso de perda ou roubo do seu smartphone.
Sempre fiz root, baixei aplicativos fora da play, mas nunca enfrentei esse tipo de problema.. sei lá em kkkkkk
Pleno 2016 e nego ainda quer insistir nesse lance de AV para Andorid kkkkk pqp
Malware, vírus, enfim é tudo uma questão de comportamento de cada um.
Em toda esfera da vida se você tem comportamento perigoso, com certeza pode ocorrer algo, mas se não tiver, ai é outra história.
Porém existe os leigos e os "hero" sabe tudo e nada acontece ai é f...
Filosofei, kkkkkk
Legal é que o povão do "uáts" adora baixar um antivirus, daí no pacotão também já vem um app pra fazer a bateria durar 8 semanas, um limpador de arquivos temporários que deixa o aparelho muito mais rápido e, claro, um launcher lindão!
Antivírus é coisa de gente ignorante, desculpem!
Se vc não é uma empresa ou não tem grana pra comprar uma proteção que tenha eficácia, pare com essa idiotice de AV, e isso vale pra qualquer sistema, seja móvel ou não. Eu pegava vírus na época da net discada, pq eu tinha 15 anos e não sabia o que era aquilo, então reitero, tem que ser muito mal informado pra achar que precisa de um AV!
Nunca tive problemas com virus ou malware, baixo apps apenas da google play. Simples assim!
Foi mais propaganda da karpesky isso ae, a Google já faz o trabalho
adequado de segurança ao usuário, antivírus no Android é sinônimo de 20 a 30% a menos de bateria no dia, se quer um pouco a mais de segurança, criptografe o celular, sou usuário de Android a 5 anos e nunca tive com problemas com vírus, e também não conheço ngm que teve.
O úsuario é melhor antivirus...fato
Bom post , é bom salvar . vai saber
Muito bacana essas dicas.
eu não recomendo uso de antivírus
...
Se tiver bom senso no uso que se dá ao aparelho, dificilmente terá esse problema.