Apps ruins na Play Store: o que a Google não faz, você pode fazer melhor
A Google informou orgulhosamente que baniu uma série de aplicativos maliciosos ou falsos da Play Store no ano passado. Mas ainda estamos longe de uma ofensiva de qualidade. Mesmo nos dias de hoje, encontrar o aplicativo certo na Play Store é uma ciência da informação. Tentamos definir regras básicas e fornecer um guia para que a sua pesquisa de aplicativos transcorra com mais segurança.
A Play Store tornou-se um lugar feio, mesmo ele sendo considerado um lugar de respostas. Meu smartphone precisa de uma nova função? Ok, vá a Play Store, experimente alguns aplicativos e resolva o problema inicial. Era assim, mas agora não é tão fácil mais. Há falsos comentários positivos, compras de rankings elevados e cópias enganosas e maliciosas de algum outro aplicativo realmente bom.
O boom de apps à la carte
Como operador da Play Store, a Google ainda depende em grande parte de métodos de garantia de qualidade puramente mecânicos. Algoritmos analisam novos aplicativos e atualizações para fragmentos de código ou comportamentos conhecidos, assim como um scanner de vírus faz em computadores Windows. Se o alarme automático soar, o aplicativo provavelmente será enviado de volta ao desenvolvedor.
O sistema garante que 99% dos aplicativos mal-intencionados nem cheguem aos usuários através da Play Store. Pelo menos, isso é o que a Google reivindica na última postagem em seu blog. Os algoritmos tornaram-se um pouco mais inteligentes graças à aprendizagem de máquinas. Enquanto isso, eles também devem reconhecer identidades falsas, conteúdo impróprio e novos tipos de malware.
Autores de malware organizam-se melhor
Exemplos como o SonicSpy mostraram em 2017 que autores de malware são redes e, literalmente, bombardeiam a Play Store com malware. A Google também quer abordar esses relacionamentos. O relatório também afirma que a Google reconhece "reincidentes e suspeita de redes de desenvolvedores" e já "baniu 100.000" e tornou a criação de uma nova conta de desenvolvedor mais complicada.
Mas como reconheço aplicativos ruins?
Aplicativos de lanterna são obsoletos
Certas categorias de aplicativos ou jogos são particularmente suscetíveis a abusos. Em particular, os aplicativos de lanternas se beneficiaram da fadiga de confirmação dos usuários. Normalmente, o usuário é informado antes da instalação ou, desde 2015, durante o uso, sobre quais permissões um aplicativo recebe. Apenas alguns meses atrás, havia um grande número de aplicativos de lanterna que também queriam enviar SMS. Bastante usuários aceitaram essa permissão obviamente fraudulenta de qualquer maneira e entraram em uma armadilha de custo. O aplicativo da lanterna foi capaz de enviar SMS premium e trazer o dinheiro para o autor.
Enquanto isso, a maioria dos aplicativos de lanterna realmente só possuem a permissão da câmera. Isso é útil porque a autorização da câmera controla o LED conectado à câmera. No entanto, nem todos os usuários ainda sabem que os aplicativos agora podem ser jogados no lixo. Como a lanterna provavelmente já está nas configurações rápidas em seu smartphone, basta puxar para baixo com um dedo do topo da tela e procurar a pequena silhueta da lanterna.
Se você ainda quiser instalar este app, provavelmente irá interromper sua função com alguns intervalos comerciais. A publicidade é tolerável em aplicativos até certo ponto, mas o valor agregado deste aplicativo precisa atender ao nível de intromissões. Para um aplicativo completamente redundante, a tolerância para publicidade deve ser zero.
Booster e aplicativos mais limpos são inúteis por natureza
Se a sua memória estiver cheia, o seu celular estiver lento ou o seu Wi-Fi for muito fraco, você terá respostas para seus problemas. Nenhuma delas está na Play Store. Nós temos um artigo sobre cada um desses tópicos porque eles estão entre os problemas mais procurados com smartphones. Outras mídias também escreveram relatórios muito bons. No entanto, os autores de aplicativos pensam no lucro e comercializam aplicativos realmente bem-sucedidos, mas completamente inúteis e às vezes prejudiciais na Play Store.
Os aplicativos de otimização superam o lucro, mas só nos dão esperança. A regra que funciona para livros para alcançar a felicidade, também deve funcionar para aplicativos para otimização de bateria. A fórmula parece funcionar. Afinal, a Cheetah Mobile conseguiu gravar várias centenas de milhões de downloads.
A razão é que as aplicações não podem fazer milagres. O Android tem um chamado princípio de sandboxing. Cada aplicativo funciona em sua própria cápsula e não deve intervir no sistema para que a vida útil da bateria possa ser estendida. Estamos, a este respeito, à mercê das otimizações entregues pelo Android e pelo fabricante do smartphone.
Muitas vezes, no entanto, o mau desempenho é porque um aplicativo consome muita energia. Nesse caso, você deve identificá-lo e simplesmente desinstalar. Você provavelmente encontrará uma alternativa mais econômica. E aqui chegamos ao próximo problema ...
Cópias e falsificações são alternativas
Na busca de jogos populares como Solitaire, Tetris ou Bubble Pop, notei algo novo recentemente. É praticamente impossível usar as ferramentas de busca do Play Store para investigar razoavelmente aplicativos, porque ...
- Não podemos ocultar aplicativos com anúncios ou compras no aplicativo.
- A classificação média é inútil porque pode ser gerada em fazendas de clique.
- Raramente é explicado porque o aplicativo requer permissões específicas.
- Nós não sabemos se as compras no aplicativo são únicas ou recorrentes e para o que elas são boas.
E, em seguida, os aplicativos raramente oferecem o que você espera. Atrás da maioria dos poppers de bolha esconde, no final, apenas um sistema Lootbox com compras inúteis no aplicativo.
A maioria dos jogos é para os primeiros minutos; com sorte horas boas e fáceis de jogar. De repente, a compra é solicitada. Se fosse uma compra única no aplicativo, que desbloqueia os outros níveis, como no Super Mario Run, e nunca mais pede seu dinheiro novamente, tudo estaria bem. Mas muitos jogos levam você novamente e novamente para a falência virtual, o que pode custar-lhe caro na vida real.
O Google é neutro para os shows da Play Store Rating 2017, onde vários títulos foram adicionados ao sistema de falências na lista principal do ano.
E o que faz um bom aplicativo?
Um aplicativo sensível irá dizer-lhe logo no início, se, como e o que você paga. A pequena referência a "compras no aplicativo" foi bem colocada pelo Google diretamente ao lado do botão de download. Por sinal, nas descrições dos aplicativos abaixo, você pode ver o intervalo de seus preços.
A Google inclui, por um lado, as permissões e outras propagandas, portanto, anúncios. As autorizações devem idealmente ser justificada pelo desenvolvedor na descrição de seu aplicativo (exemplo Threema). Isso deve ser explicado pela função do aplicativo. Uma lanterna não precisa enviar mensagens de texto, assim como um atirador de bolhas não pode acessar sua câmera ou microfone, e muito menos acessar sua lista de contatos.
Os anúncios devem mostrar mais detalhes: existem apenas banners pequenos na borda ou anúncios em tela cheia? Os vídeos estão incluídos, ou apenas conteúdo estático? No pior dos casos, as sobreposições de publicidade obscurecem a tela por vários segundos ou se encontram na superfície de modo que você acidentalmente a toque e desperdice mais dados. O aplicativo está ativamente animando propagandas para obter bônus? Não se deixe enganar.
Conclusão: a pesquisa de aplicativos continua sendo uma ciência da informação
A lista de pontos a ter em mente não ficou mais curta nos últimos anos. Os autores dos aplicativos com intenções de lucro injusto estão se tornando mais inteligentes ao mesmo ritmo que o time anti-malware da Google. Então, o usuário ainda precisa ser incrivelmente cuidadoso com coisas tão triviais como encontrar um Solitaire para Android ou encontrar o spin-off certo.
Qual é a sua história? Você já entrou em uma armadilha de publicidade ruim? O que você tem em mente ao procurar novos aplicativos? Ou você desistiu e instalou apenas aplicativos que você já conhece?
A maioria das pessoas precisa apenas do básico em seus smartphones (apps de redes sociais, whatsapp, app para ouvir música, etc) então... não é tão difícil assim manter o aparelho "seguro". É questão de bom senso na hora de baixar algo pontual como um jogo ou app específico. Como vários outros informaram, a falta de interesse em ler a respeito do app que vai baixar antes de fazê-lo, é o que mais prejudica.
APP de limpeza o único que acho funcional e o Ccleaner.
Antivírus acho desnecessário.
Banir e continuar permitindo a entrada dos lixos adianta nd, vejo e vejo falando que fizeram uma limpeza na loja e a quantidade de lixos lá é inacreditável, se quisessem mesmo resolver algo eles deveriam seguir a política similar da apple...
Nunca tive problemas com esses apps, mas como foi citado na matéria, já vi muito app pedindo autorização para funções que não tinham nada haver com o seu uso. Espero que a Google continue fazendo essa limpeza na loja, mas o correto seria nem permitir a postagem de tal aplicativos. Porque tomar providência depois que já está lá e alguém baixou, é enxugar gelo....
ótimo artigo heim?!o autor está de parabéns!!!!
Nunca tive problemas com apps que porque não fico instalando todo e quaisquer apps. Mais tem gente que não avalia os apps. Só instala aí vem surgem os problemas.
Play store lixo 🤣
a Google não tem uma fiscalização muito forte com os apps que vão na play Store... mas é só ficarem ligados nas avaliações e comentários do povo...
Isso mesmo, ver a avaliação do app é sempre bom
Mas também tem muito comentário inútil, o melhor é procurar avaliar bem antes do download...
pior são aqueles tipo " vou baixar depois dou estrelas"
Realmente esses comentários matam kkkkkk
estes tipos de seres são os piores...rsrsr
Ah tem como confiar nesses comentários ae também n , o que tem de comentários inúteis/fakes vou te contar viu kkkk
O Google quer ganhar dinheiro isso sim... Porque para publicar o app na play store tem que pagar um montante (no caso o desemvolvedor/softhouse).... Já falei em outros comentários aqui sobre isso.... uma safadeza só do Google por não fazer um pente fino na play store. A Apple é 100x mais rigorosa quanto a isso.....
Isso
Loja da Apple as vezes tem até dificuldade de achar um app específico gratuito, tamanho a segurança de lá, que se converte em custo ao usuário...
Uma outra dica que podemos passar também é:
Baixe sempre aplicativos oficiais, ou seja os genuínos, nunca baixe cópias, nada genérico, pois normalmente são fraude, eles servem para roubar as suas informações.
Leia, pesquise, se informe, se tal aplicativo que você desconhece, merece mesmo ser baixado, na própria Play Store, na guia '' desenvolvedor '', tem o site para você saber mais informações do aplicativo, perceba que o aplicativo duvidoso, não tem site, esse é um detalhe interessante a ser observado.
Não baixe antivírus, falsos otimizadores, pois o próprio sistema Android, gerencia muito bem a RAM, então não há necessidade disso, salvo o único otimizador ou limpador de sistema que realmente funciona é o SD Maid Pro, esse sim é pago e faz um trabalho realmente excelente e possui site, cujo desenvolvedor é alemão.
Se a Play Store não abrir ou não conseguir baixar um aplicativo, dê um Wipe Cache, pois resolve certos bugs do sistema. Se você notar que o sistema está lento, também resolve.
Procure baixar somente os aplicativos que você realmente vai usar, não usa mais, desinstale, assim sobra espaço e evita um consumo maior de bateria, caso o mesmo rode em segundo plano.
Nada é difícil ou complicado, basta um pouquinho só de paciência e pesquisa que tudo se resolve.
Boa brother Guerra
O Google precisa fazer melhoras na loja sim!
Porem as pessoas precisa ter menos preguiça de ler antes de ir aceitando todas as permissões solicitadas pelos Apps!