Os aplicativos do seu smartphone sabem mais sobre você do que se imagina!
Uma pesquisa feira pela HP revelou algo que já imaginávamos há um certo tempo. Segundo o relatório da empresa, além de coletar dados básicos do sistema operacional, os aplicativos disponíveis em lojas como o Google Play estão cada vez mais invasivos. Confira detalhes a seguir.
A pesquisa foi feita pela HP entre os meses de maio e junho do último ano, e analisou cerca de 26 mil apps disponíveis na App Store, da Apple, e no Google Play, da Google. Em média, 96,52% dos aplicativos analisados realizavam uma quebra de privacidade fundamental, segundo o relatório.
De modo geral, os aplicativos buscam informações de geolocalização - em 70% dos casos - enquanto outros consultam dados do calendário e da agenda. Porém, você deve estar imaginando que os apps que consultam a agenda de contatos do usuário são mensageiros ou clientes de e-mails em sua maioria, certo? Errado. Segundo a pesquisa, 19,8% dos aplicativos financeiros acessam essas informações secretamente.
Além disso, muitos jogos e apps sobre o clima consultam dados que vão além da localização básica do usuário, como eventos do calendário, por exemplo. Aliás, por qual motivo um aplicativo de previsão do tempo precisaria dessas informações?
A situação fica um pouco mais estranha quando a pesquisa revela que apps de saúde, medicina e boa forma utilizam ferramentas relacionadas a publicidade ou análise de dados. Ou seja, podemos presumir que essas informações são repassadas para a indústria "fitness", que envolve desde a criação de sistemas até produtos e wearables, como pulseiras no melhor estilo Fitbit.
Como garantir a sua privacidade?
Todos nós sabemos que muitas gigantes do mundo da Tecnologia - Google e Facebook são os maiores exemplos - têm o grosso da sua receita gerada a partir da coleta de dados e venda de publicidade online nos mais diversos formatos. Mas, de onde essas informações saem? A pesquisa da HP revela o óbvio, porém preocupante, cenário da privacidade do usuário de smartphone.
Quem nunca se deparou com anúncios no Facebook de pesquisas que você realizou aleatoriamente no Google, muitas vezes sem intenção de compra? Pois bem, podemos dizer que não existe uma solução 100% eficiente para fugir dessa invasão de privacidade, mas é possível se precaver.
Com relação a privacidade nos apps, nada me vem a cabeça a não ser o Android 6.0 Marshmallow, que possui um excelente sistema de gestão de permissões para aplicativos. Já falamos sobre o modo de funcionamento deste recurso no review do SO (links abaixo).
- Android 6.0 Marshmallow - todas as principais funções explicadas
- Veja como é fácil alterar as permissões de aplicativos no Android 6.0 Marshmallow
O lado ruim dessa "solução" é que muitos smartphones ainda aguardam a atualização para a última versão do Android, fazendo com que essas permissões sejam exploradas por apps em segundo plano. Recentemente, a Apple liberou o uso de bloqueadores de anúncios no Safari (navegador padrão do iOS), ainda que o uso dessas extensões beneficiem mais o navegador de internet do que os aplicativos.
Corram para as colinas... mas não levem o celular...
Se estivéssemos sendo invadidos agora, as pessoas correriam para as montanhas sem levar comida remédios agasalhos porem jamais sem seu celular .
Claro seriam localizadas e exterminadas em minutos, mas o importante mesmo é postar no facebook a cara de horror no momento do abate!!!!!
Haha, não se eu estiver usando o android kitkat, lollipop, ou marshmallow da Cyanogen, eles só irão saber se eu permitir, pois já faz um tempinho que nas ROMs da Cyanogenr tem esse gerenciamento de permissões.
Eu simplesmente NÃO controlo. É óbvio que eles sabem TUDO (quando digo "tudo", é TUDO mesmo!) sobre os usuários. A forma como usam os aparelhos, as pesquisas, tipo de música preferida, compras, nossa localização, perfil e tudo que fazemos na nossa vida. Portanto, acho que a melhor forma de se proteger é NÃO realizar nenhum tipo de transação bancária, e não entrar em sites que exijam senhas e informações sobre segurança. Faço isso no desktop que me parece ser muito mais seguro. Ou estou enganado?
Esta certo
Eu acho estranho é algumas pessoas acharem "normal" serem usados e não estarem nem ai. "vamos usar telefone antigo" bláblá... A maioria de nós são "bichos estranhos". O Jairo Rios resume tudo no coment aqui
galera aí sai botando dados a rodo kkkk
No fim, nós todos somos o produto final. A solução: apagar histórico de pesquisa, apagar postagens, fotos, excluir a conta no Google, se desfazer dos emails e redes sociais, se afastar da internet, aposentar definitivamente o pc/notebook, parar de usar smartphone... E voltar a usar o Nokia tijolão (com o jogo da cobrinha. xD
eu não controlo nada nem sabia disso kkkrs pode ver o que quiser só vai achar dívidas se me ajudar a pagar melhor ainda 😂😂😂
Mais uma vez, o ROOT salva!! Use o modulo xposed chamado Xprivacy. Ele simplesmente regula app por app tudo o que cada um deles "xereta" em seu smartphone. Ele é meio complicado de mecher, porem, existem tutoriais. Com ele vc determina em cada app o que ele pode acessar ou nao. Vc pode, inclusive, fazer "falsa localização" global nos apps que usam esse recurso. Enfim, pesquisem sobre XPrivacy, é sensacional.
Não tem para onde correr...
Resume em uma palavra: absurdo
Daora alguns apps que baixa e vem a pasta baidu vc abre os arquivos e tem históricos de todos os apps que tem e os que foram usados :/ kkk
Na realidade , o usuário é o produto.
Brilhante
Bloqueador de Popups já ajuda bem!
Quem quer privacidade não usa smartphone. Usa lanterminha.
Fato
Mas a privacidade não deveria ser algo que fosse independente do produto? Acho que deveria ser uma opção do usuário abrir essa privacidade para as empresas ou não, independente do aparelho que usa.
É o preço que pagamos por usar os aplicativos...