Adeus Skype: Avô do WhatsApp Bate as Botas

tschuess whatsapp pionier das aus war nur eine frage der zeit
© Blasius Kawalkowski / nextpit

Ler em outras línguas:

O WhatsApp dita as regras no Brasil e em boa parte do mundo. Embora existam muitas alternativas na forma do Signal, Telegram e similares, nenhuma delas jamais conseguiu prevalecer sobre o WhatsApp. E agora vem a próxima vítima do app da Meta. O fim de um pioneiro que abriu caminho para o WhatsApp e perdeu a chance de se tornar o número 1.

Se você tem um celular, deve ter o WhatsApp. Isso pode não ser verdade em 100% dos casos, mas é quase verdade, pelo menos na América Latina. Hoje em dia, a maioria das pessoas não consegue viver sem um mensageiro em seu smartphone. Seja para enviar fotos, fazer chamadas de vídeo ou simplesmente bater papo com os amigos: Tudo isso é mais fácil, rápido e barato do que nunca.

Mais um mensageiro morre

Para ser sincero, você só precisa de um aplicativo de mensagens no seu celular. E então você só usa aquele em que tem mais amigos, conhecidos e familiares. Normalmente, esse é o WhatsApp. Mas muito antes de o WhatsApp existir, havia outros mensageiros. O ICQ, por exemplo. Ou o Skype. Enquanto o ICQ foi desativado em meados do ano passado e não conseguiu acabar com o domínio do WhatsApp, a Microsoft agora também está desativando o seu aplicativo. O Skype será desligado em maio de 2025.

O fim já estava previsto há algum tempo. Mas sempre que isso acontecia, muitos pensavam: Agora é a hora, a Microsoft lançava uma atualização para o Skype. Agora, no entanto, a empresa norte-americana finalmente decidiu desativar o Skype. "A partir de maio, o Skype não estará mais disponível. Continue suas chamadas e bate-papos no Teams", diz o site, como descobriu o XDA Developers.

Ninguém precisa de um mensageiro ruim

O Skype chegou ao mercado em 2003 e foi adquirido pela Microsoft em 2011. Inicialmente, ele era o mensageiro por excelência, especialmente em computadores e laptops. Milhões de usuários o utilizavam para fazer chamadas com vídeo.

Mais tarde, o Skype também foi disponibilizado como um aplicativo para smartphones. Mas o WhatsApp já estava estabelecido há muito tempo. Enquanto a Microsoft continuou a se concentrar em PCs desktop, deixou os celulares para o WhatsApp e outros serviços.

Entretanto, como cada vez menos pessoas estão usando computadores e laptops de forma privada e quase tudo é feito em smartphones, não é de surpreender que o Skype não tenha conseguido se estabelecer. Além disso, muitos usuários que usam o Skype em seus celulares estão irritados com o aplicativo, como mostram as avaliações na Play Store.

Ir para o comentário (0)
Blasius Kawalkowski

Blasius Kawalkowski
Editor

Blasius loves music and photography. Even as a child, he listened to U2, Van Halen and Billy Idol on a tape recorder. He was fascinated by both the rock of the 80s and the tape recorder. When he took his first photos with an analog camera at the age of 6, the path to becoming a technology journalist was set. This was reinforced during his apprenticeship as a car mechanic and his journalism studies.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
Sem comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.