Adeus Skype: Avô do WhatsApp Bate as Botas


O WhatsApp dita as regras no Brasil e em boa parte do mundo. Embora existam muitas alternativas na forma do Signal, Telegram e similares, nenhuma delas jamais conseguiu prevalecer sobre o WhatsApp. E agora vem a próxima vítima do app da Meta. O fim de um pioneiro que abriu caminho para o WhatsApp e perdeu a chance de se tornar o número 1.
Se você tem um celular, deve ter o WhatsApp. Isso pode não ser verdade em 100% dos casos, mas é quase verdade, pelo menos na América Latina. Hoje em dia, a maioria das pessoas não consegue viver sem um mensageiro em seu smartphone. Seja para enviar fotos, fazer chamadas de vídeo ou simplesmente bater papo com os amigos: Tudo isso é mais fácil, rápido e barato do que nunca.
Mais um mensageiro morre
Para ser sincero, você só precisa de um aplicativo de mensagens no seu celular. E então você só usa aquele em que tem mais amigos, conhecidos e familiares. Normalmente, esse é o WhatsApp. Mas muito antes de o WhatsApp existir, havia outros mensageiros. O ICQ, por exemplo. Ou o Skype. Enquanto o ICQ foi desativado em meados do ano passado e não conseguiu acabar com o domínio do WhatsApp, a Microsoft agora também está desativando o seu aplicativo. O Skype será desligado em maio de 2025.
O fim já estava previsto há algum tempo. Mas sempre que isso acontecia, muitos pensavam: Agora é a hora, a Microsoft lançava uma atualização para o Skype. Agora, no entanto, a empresa norte-americana finalmente decidiu desativar o Skype. "A partir de maio, o Skype não estará mais disponível. Continue suas chamadas e bate-papos no Teams", diz o site, como descobriu o XDA Developers.
Ninguém precisa de um mensageiro ruim
O Skype chegou ao mercado em 2003 e foi adquirido pela Microsoft em 2011. Inicialmente, ele era o mensageiro por excelência, especialmente em computadores e laptops. Milhões de usuários o utilizavam para fazer chamadas com vídeo.
Mais tarde, o Skype também foi disponibilizado como um aplicativo para smartphones. Mas o WhatsApp já estava estabelecido há muito tempo. Enquanto a Microsoft continuou a se concentrar em PCs desktop, deixou os celulares para o WhatsApp e outros serviços.
Entretanto, como cada vez menos pessoas estão usando computadores e laptops de forma privada e quase tudo é feito em smartphones, não é de surpreender que o Skype não tenha conseguido se estabelecer. Além disso, muitos usuários que usam o Skype em seus celulares estão irritados com o aplicativo, como mostram as avaliações na Play Store.
Fonte: XDA Developers