Quatro aplicativos do Facebook que quase ninguém lembra que existem
Faz algum tempo que o Facebook resolveu separar algumas funções da sua rede social. A decisão mais polêmica nesse sentido está relacionada com o Messenger, que foi desmembrado do aplicativo principal, restando poucas alternativas aos usuários. O problema disso tudo, além de precisarmos de mais armazenamento para tais instalações, é que muitos desses apps só geram buzz nos primeiros 5 minutos de lançamento, caindo no esquecimento dos usuários na sequência. Abaixo, você vai relembrar quatro aplicativos lançados pelo Facebook e que caíram no esquecimento de grande parte dos usuários.
Facebook Lite - mais pessoas precisam usá-lo
Sei que muitos leitores do AndroidPIT utilizam o Facebook Lite, mas, olhando para a quantidade de pessoas que conhecemos e que acessam a rede social diariamente, percebemos que muitos nem sabem que essa alternativa existe. O Lite foi desenvolvido para economizar internet e não implicar na performance de aparelhos mais básicos, que são os principais problemas encontrados na versão convencional do app.
A questão aí é que o Lite pode ser uma ótima alternativa para usuários que utilizam dispositivos mais avançados, visto que até mesmo nesses aparelhos o app principal do Facebook pode ser um problema. Além disso, é possível utilizar o Messenger dentro do Lite sem a necessidade de baixar o aplicativo dedicado para conversas. Uma mão na roda!
${app-com.facebook.lite}Moments - a versão social do Google Fotos
Acredito que o Facebook queria oferecer uma alternativa mais social ao Google Fotos quando desenvolveu o Moments. A ideia aqui é fazer com que o usuário envie uma remessa maior de fotos e compartilhe álbuns com outros contatos da rede social. O diferencial do app, segundo o Facebook, é que o mesmo mantém a resolução original da imagem após o compartilhamento.
Nem preciso me estender muito para dizer que essa ideia do Moments simplesmente não pegou entre os usuários. Após a reformulação que o Messenger passou no início do ano, os usuários também passaram a contar com o compartilhamento na resolução original dentro do mensageiro para uma ou mais imagens. Desde seu lançamento, o Moments teve poucas atualizações que trouxeram novos recursos ou melhorias significativas.
${app-com.facebook.moments}Hello - está mais para "bye"
Que tal ter um discador do Facebook no seu Android para fazer ligações para outros contatos da rede social? Pois bem, o Hello teve bastante repercussão quando lançado, principalmente nos Estados Unidos, mas caiu no esquecimento de grande parte dos usuários. A prova cabal disso está no próprio ciclo de desenvolvimento do app, ainda na versão 4.0 (2.0 dependendo da versão do Android), que foi atualizado pela última vez em agosto de 2015.
Além disso, muitos usuários reclamam que a sincronização do Hello com contatos do Facebook não funciona muito bem, tornando sua usabilidade inviável. É possível fazer ligações utilizando o Messenger sem a necessidade da instalação adicional do Hello, então...
${app-com.facebook.phone}Flash - a cópia emergente do Snapchat
Este aplicativo é recente, desenvolvido especialmente para países emergentes, e conta com uma proposta que está ultrapassada dentro da própria gama de apps do Facebook. Isso porque o Flash é uma cópia do Snapchat que, por sua vez, já foi bem copiado dentro Instagram, que vem recebendo inúmeros recursos portados da rede social concorrente. O diferencial do Flash em comparação com o Instagram são as máscaras de realidade aumentada.
Sinceramente, nem mesmo no dia de seu lançamento os usuários deram muita atenção para o Flash, tendo como base os artigos que li em vários sites que falaram sobre este app. Os comentários eram, na maioria, críticas ao Facebook por tentar criar um monopólio das redes sociais.
E você, utiliza algum desses apps? Qual aplicativo do Facebook você acha que foi um fracasso?
Ai a pessoa compra um aparelho de 2000 ate 3800 reais e vai utilizar um app lixo igual o Facebook lite, para economizar alguns mb de sua ram e plano de dados, não faz sentido compra um aparelho de entrada logo então.
Meu aparelho não e top.
Mas o Facebook aqui não trava vai de boa, confesso que ele ocupa muito espaço, e gasta mais dados msm.
Mas o aplicativo completo é mais prático, mais rápido e bonito.
O lite msm utilizando poucos dados e gastando menos ram, e uma carroça demora bem mais a carregar conteúdos.
O lite so recomendo msm para aparelhos que não tem memória ou sao bem antigos.
Só o Facebook Lite presta.
Ninguém lembra e mesmo lembrando ninguém vai utilizar
ngm lembra e nem precisam lembrar
O problema do Facebook Lite é que ele é horrendo!!!!!!
Também acho, feio demais, por isso optei por usar no Chrome, pego notificações, e o visual é mais agradável
Vamos falar da nova Tekpix!
Usei o Lite por algum tempo, foi feito pra quem não usa o Facebook diariamente ou o dia todo, existem recursos que não estão ali e fazem falta pra muitos. Depois da experiência, pra quem não quer instalar o app full, eu achei melhor usar num navegador tipo opera mini ou qualquer um que o usuário já tenha em seu smartphone, e acessar por ele.
Esses troços servem só pra ocupar espaço, "devorar" memória RAM, esgotar a carga da bateria e encher a paciência do usuário.
Eu, definitivamente, não uso esse bagulho no meu Nokia 3310.
nao uso nada do zukemberg , nem whatsapp muito menos facebook coitado do instagram
Nãao posso comentar , não uso o Facebook.
Nem sabia que existia, e consequentemente, nem uso!!!
Eu quase nem lembro que o Facebook existe. Quando entro (através de navegador) só vejo gente bonita e feliz e lembro que gostaria de morar dentro do Facebook.
Esse é o Girafinha!
:-)
kkkkkkkkkkkkkk
Só uso o Instagram e o WhatsApp. São os únicos que prestam e que por sinal não foram criados pelo Facebook.
Tô eu achando que o Moments era o app mais zoado do Facebook e descubro dois que nem sabia que existia: Hello e
Flash.
Flash realmente é judiado
Praticamente não uso o Facebook!
Em contrapartida eles são donos do principal que é o WhatsApp. Não precisa de mais nada...