Aplicativos espiões: saiba como se proteger
Você sabe o que é um stalkerware? Como o nome já sugere, é um malware feito para te "stalkear" e roubar suas informações.
Durante a quarentena, o uso desses aplicativos aumentou em 51%, segundo dados do Avast. A maior incidência de casos é de homens tentando controlar suas parceiras.
Com o aumento da violência doméstica no mesmo período, as atitudes controladoras também seguiram o mesmo caminho. Com o uso de aplicativos espiões é possível acessar fotos e vídeos pessoais, além de ler e-mails e conversas em redes sociais.
Além de casos de abuso, esse malware também é utilizado por criminosos digitais para roubar dados bancários e senhas, além de chantagens com informações privadas.
Com um aumento tão grande no uso desses aplicativos, é importante saber se proteger.
Como se manter protegido
- Evite deixar seu celular desbloqueado. Se houver qualquer suspeita de que alguém pode instalar algum aplicativo espião no seu celular, não deixe ele desbloqueado, e como sempre, utilize a biometria.
- Fique de olho no seu consumo de dados, esses apps consomem a rede para passar informações para quem está te espionando.
- Utilize um bom antivírus como o Kaspersky. Existem diversos planos com preços atraentes para mobile.
- Não clique em links de SMS, essa é a forma mais comum para um app malicioso infectar o seu dispositivo.
- Não faça downloads estranhos. A Play Store sofreu com 10 aplicativos máscarados com spyware em 2019 antes de aumentar a segurança.
- Verfique se as configurações de segurança estão ativadas. Geralmente quem instala o aplicativo suspeito no seu celular precisa desativa-las para conseguir concluir a instalação.
- Denuncie casos de violência doméstica. Utilize um outro telefone ou celular para efetuar a denuncia sem alarmar o agressor.
Segurança nunca é demais, se o usuário também ajudar e parar de baixar aplicativos que nem sabem para que servem, já vai ajudar muito.