Facebook, Tor, Zuckerberg e a sua privacidade
Desde 2014, o Facebook tem um domínio ".onion" permitindo que seus usuários possam acessar o site através da rede Tor. Esta semana, a empresa divulgou que em uma próxima atualização o seu aplicativo para Android também poderá utilizar a rede anônima em conjunto com o app "Orbot". Afinal de contas, o que Mark Zuckerberg está querendo com isso?
A investida do Facebook na rede Tor tem à primeira vista uma causa nobre: oferecer mais privacidade aos seus usuários. De forma simples, a Tor consegue desviar a rota do tráfego dentro da rede, dificultando, por exemplo, que os computadores sejam rastreados.
Parece que tem alguma coisa errada, não é mesmo? Como pode uma das empresas que mais exploram os dados dos usuários dar moral para uma rede que tem o propósito de deixar as pessoas anônimas na internet. Em um artigo para a CNN, o jornalista Jose Pagliery brincou: “soa como pedir um lanche super size e tomar coca diet”.
Para compreender o outro lado da história é preciso entender que o Facebook não quer que as pessoas sejam anônimas por completo. A política de usar o verdadeiro nome ainda é adotado pela empresa. Ter aquele perfil fake ainda viola as regras de conduta do site.
A grande jogada por trás de permitir que o Facebook seja compatível com a Tor está em facilitar o acesso à rede social em lugares onde ela é bloqueada. Na China, com uma população de mais de 1 bilhão de pessoas, o Facebook é proibido pelo governo. No Irã também.
Com mais gente utilizando o Facebook, mais dinheiro entra nos cofres da empresa. Alguém duvida que essa é mais uma jogada de Zuckerberg na tentativa de dominar o mundo?
A chegada da rede Tor para o Facebook no Android vem em um momento onde está sendo discutido mais do que nunca o limite da privacidade. Com a ameaça de terrorismo, alguns governos questionam o uso de aplicativos e redes criptografados.
O Reino Unido pretende votar ainda esse ano uma lei que prevê que as empresas de tecnologia forneçam seus dados em massa. Obviamente isso ainda vai dar muita discussão e gigantes como Yahoo, Google e o próprio Facebook já se declararam publicamente contra.
Aliás, o Facebook parece não gostar muito de colaborar com a lei. Quem não lembra o bloqueio do WhatsApp por não atender a uma determinação judicial. Zuckerberg, como sempre, deu uma de guardião da liberdade.
Você usa a rede Tor? O que acha dessa iniciativa do Facebook? Compartilhe sua opinião nos comentários.
É uma iniciativa puramente comercial.. Válida afinal a empresa tem que visar lucro.. Para os usuários comuns em países com livre acesso não muda em nada.
Para quem tiver curiosidade de saber o quanto o Facebook e as outras grandes do ramo de tecnologia coletam de dados do usuário e para que eles são usados é só assistir o documentário :
"Terms and Conditions May Apply"
É uma.medida inteligente e interessante por parte do Zuckerberg e cia. , aumenta a presença do facebook em países ditatoriais como China e Irã , dando oportunidade em ter mais usuários e receita e obviamente coletar dados que devem ser repassados para "agências interessadas".
Me ajuda a entender?!
Não entendi nada
É preciso estar na deep web pra acessar na China?
Não basta usar VPN?
VPN é bem mais fácil de ser bloqueado por governos, Tor sempre foi mais difícil de bloquear.
Oi? Como?
Acho válido, uso a deepweb e acho interessante....estamos em 2016 e ainda existe países como a china que é uma ditadura...lembrando que a google tbm é proibida lá...eles tem buscadores próprios...obs: chineses são malucos, proíbem o google lá mas meio q "forçam" o mundo usar o baidu...aquela praga que instalar sem vc saber no seus navegores...
Li muitas coisas e não entendi nada hahahahaha, só sei que o facebook sabe mais da minha vida que eu próprio...
https://www.androidpit.com/why-havent-i-received-lollipop-yet-android-updates-explained
realmente soa estranho!
nem sei oq é isso
É interessante, mas inútil. Eu, como usuário da rede Tor, não vejo utilidade nisso.
Sou usuário da rede Tor, bem isso vai dar problema imagine como vai aumentar fakes, isso é provocação para Google.
É interessante. Mas eu concordo como o autor quando diz que essa iniciativa por parte do Facebook é apenas para facilitar o acesso a rede social em lugares onde ela é proibida, pois eu não consigo imaginar uma utilidade para a rede Tor em uma rede social.
Parece interessante e ao mesmo tempo estranho.