O Android Pie está indo bem? Não sabemos, e a culpa é do Google
Todos os meses, o Google divulgava em sua área específica para desenvolvedores, gráficos e números mostrando como anda a distribuição de cada um dos sabores do Android pelos smartphones ao redor do mundo. Porém, há alguns meses não temos esse tipo de update.
Aqui mesmo no AndroidPIT nós falamos bastante sobre os dados que o Google divulga em sua página Developers, quase sempre mostrando como a fragmentação é um problema recorrente no sistema do robozinho. Esses dados são obtidos pelo Google através do acesso dos smartphones ao app Play Store.
- Não dá mais tempo: Android Oreo patina nos números de distribuição
- Vergonhoso: só 0,1% receberam atualização do Android Pie, contra 36% do iOS 12
Porém, desde que o Android Pie foi lançado e começou a aparecer em novos smartphones e a ser distribuído entre os já lançados, em meados do mês de Outubro, os números não foram mais atualizados. No gráfico que consta atualmente no site e que reproduzimos abaixo, o Pie nem é contabilizado ainda.
Estranhamente, essa pausa nunca antes ocorrida acontece bem no sistema em que o Google afirma que será diferente dos outros, e que terá distribuição mais rápida graças ao Projeto Treble e outras mudanças e melhorias. Por isso, ainda não há como saber, oficialmente, em quantos smartphones ativos no mundo o Pie está rodando.
O motivo não foi explicitado até o momento, mas algo mudou de uns tempos para cá na mesma página. Próximo às datas dos últimos números obtidos, a frase update coming soon: data feed under maintenance (atualização em breve: fonte de dados em manutenção) aparece entre parênteses. Esse update foi feito no dia 31 de janeiro desse ano.
Ou seja, há um problema na captação de dados e estão consertando, algo bem comum no mundo da tecnologia. Só é difícil entender porque o sistema está em manutenção desde o final de Outubro, há quase quatro meses, bem quando estamos ansiosos para saber os primeiros dados do Android Pie e já esquentando o forno para receber a primeira versão beta do Android Q.
Na minha opinião, acho que os dados do Pie chegarão em breve, antes do Android Q ser oficialmente revelado, e acho que trarão boas notícias, com uma penetração inicialmente maior do que a do Oreo, embora ainda com grandes problemas de fragmentação. E espero nem ver mais Gingerbread e Ice Cream Sandwich na lista.
E você? Acha que, quando chegarem, os números serão favoráveis?
Fonte: Google Developers
A google devia por como regra a ser seguida, no mínimo 2 anos de updates ou seja "2 grandes atualizações", ex: android 8 p/ 9 e 9 p/ 10, a fabricante que não seguisse a norma seria passível de multa.
Tenho certeza q a fragmentação diminuiria, sem contar q a satisfação dos clientes aumentariam.
Essa política é muito mais complicada do que parece.
Porque depende de vários fatores.
Claro que existem fragmentação do Android tem aparelhos que só recebe um update o Galaxy j5 veio com Android 5 atualizou para 6 e acabou devia ter ido no mínimo até o 7.0.
Os aparelhos que se mantém atualizado são apenas os topos de linha e olhe lá.
Eu acho que a Google tinha que pisar um pouco no freio, esse negócio de uma build por ano só faz as empresas lucrarem com "políticas ridículas de atualização" e uma fragmentação do Android, fazendo apps ficarem mal otimizados pois todo ano muda o desenvolvimento, e deixando um sistema pouco aproveitado... Um exemplo disso é a Microsoft com o Windows 10 e suas builds, toda vez que sai build nova tenho que formatar do zero pq SEMPRE buga algo... Nao é diferente do Android... Acho que iPhone em questão de otimização sempre será melhor por causa disso, e por causa que precisam otimizar o sistema pra um hardware só...
Disse tudo
Não ficaria surpreso se essa história de "manutenção" seja só pra despistar e omitir que o market share do Android Pie ainda está em patamares muito próximos a das versões anteriores no mesmo período.
Estou com o Android 8, usando a Samsung ex 9.0, e posso falar, um Samsung com o 8.0 faz muito mais que um Android puro 9.0...samsung é até aceitável a demora pois vem com inúmeras funções, agora aparelhos com ele puro teria que sair mais tardar um mês depois ... Minha opinião
Você tem que entender uma coisa: nenhum aparelho é puro, nem mesmo os da linha pixel, a rom verdadeiramente aosp é bem diferente do pixel, mas algo próximo ao puro sim existe, mas sempre com as modificações da produtora, eu mesmo passei da 8.0 stock do moto Z play pra lineageos que é mais pura do que a do Z play, o celular está mais rápido e um consumo bem menor de bateria e memória...
A Samsung costuma encher seus smartphones de frescura, isso a curto prazo não é ruim, mas já a longo prazo, stutthering se passam a ser comum...
Estou com o Android P desde Dezembro. Já não foi o mês de lançamento mas, antes assim do que alguns tops de linha que nem o cheiro do update receberam ainda.
Google da muita liberdade a empresas... empresas usam atualizações para sacanear consumidor fazendo gasta mais bateria e fica lento (né apple e samsung)
google tem de liberar a empresas acesso apenas ao visual e certas funções do android...
Realmente a Apple tá avacalhando demais o Android, parece até outro sistema!
Android não trás algo relevante ha anos, antes eu curtia muito android puro, hoje em dia tô curtindo mais os customizados tipo miui por exemplo
Pra mim quanto mais aosp melhor, esse negócio de customização acho que quanto mais pior pro sistema, mais tralha pra gastar desempenho a toa... Eu mesmo troquei a 8.0 stock do meu moto Z play para lineageos 16 Android 9 virou outro celular, mais rápido, responsivo e segura muito mais bateria que antes...
Acredito que não seja culpa do Google, imagine que ela dê um procedimento a seguir, várias fabricantes seguem, mas cada uma a seu modo. Fica praticamente impossível cumprir essa regra. Uma ou duas, até três, ainda pode ser, mas muitas, fica complicado.
Que que muda na tua vida? Na minha? Na de quase todo usuário comum? Nada
Cara... as atualizações só serão mais rápidas, quando as fabricantes deixarem de fazer modificações e deixar a Google produzir e "entregar" os novos SOs.
Só pra "virar um Windows", no final das contas.
E sabemos que a "graça" do Android não está nisso.
Lembrando que o Windows Mobile foi pro saco, dentre outras coisas, a partir do momento em que a Microsoft passou a limitar as possibilidades de customização por partes das fabricantes (até o Windows Mobile 6.5, as fabricantes podiam mexer na tela inicial e nas configurações como bem entendiam, mas do Windows Phone 7 em diante, elas apenas podiam incluir uma ou outra opção de configuração específica, adicionar apps próprios e ter uma seção própria na loja de aplicativos).
Stella, Há alguns dias atrás o Galaxy Note 8 começou a receber o Android Pie oficial. Você sabe algum rumor sobre a chegada no Brasil?
e pro S8 plus nada também
Quando Samsung lançar o S10 ai sim vai sair atualização para Pie, e ai ja sabe, bateria mais gastona e S8 plus lento..
Meu LeEco 3PRO Elite ja esta com Pie da XDA e com Google camera Mod, ViPER4Android bateria boa e voando