Aplicativos criados para Android 4.1 ou inferior podem ser bloqueados com a chegada do Android P
Com o lançamento do Android P, aplicativos projetados para Android 4.1 ou inferior podem ser bloqueados na Play Store. É o que mostra uma ferramenta que indica o suporte mínimo de apps nas versões Android.
Recentemente, a Google começou a criar requisitos para o funcionamento de aplicativos. Em dezembro, a empresa anunciou que os aplicativos da Play Store deveriam ter um nível de API inferior a um ano, em relação à versão atual. Isso significa que, com o lançamento do Android P, todos os apps da loja deveriam se direcionar, no mínimo, ao Android Oreo.
Não havia, porém, detalhes específicos. Agora, uma função que indica o nível mínimo de API suportado pelo dispositivo mostra que o nível mais baixo de apps suportados pelo Android P deve ser o Android 4.1. Ou seja, todos os aplicativos criados para essa versão do sistema operacional – ou para versões anteriores – devem ser bloqueados.
A versão de desenvolvedor do Android P mostra um aviso quando aplicativos antigos são abertos. Nela, é dito que a aplicação foi feita para uma versão antiga do Android e que, por isso, não deve funcionar corretamente. O aplicativo funciona, mas o aviso está lá.
Ainda não está claro se a Google irá de fato bloquear os aplicativos criados para versões anteriores ao Android 4.1, ou se irá apenas manter o alerta a respeito de possíveis problemas no funcionamento. O documento de desenvolvedor do Android P afirma, porém, que "aplicativos que marcam valores baixos [de API] não serão instalados e executados".
Será o fim dos apps antigos e sem suporte? Você acha que a Google está fazendo certo?
Fonte: Android Police
Nem sei se meu Moto G5 vai receber o Oreo. 😭
Vai ué, o que ele n vai receber é o P..
Pessoal, só para esclarecer um ponto:
Quem é desenvolvedor, como eu, tem um painel à disposição que indica o uso de cada versão do Android.
Atualmente da versão 4.1 prá baixo não representa 2,5% de uso do sistema.
Então essa decisão não chega a ser uma crueldade.
Esse painel pode ser visto por qualquer pessoa já que não é necessário ter uma conta de desenvolvedor para acessa-la.
Veja no link https developer[.]android[.]com[/]about[/]dashboards[/]index[.]html
No meu outro comentário classifiquei como "sacanagem" a decisão, mas olhando essas informações, acho que não é isso tudo...
Precisamos ser coerentes também.
Cobramos o tempo todo que as montadoras e a Google mantenham o sistema atualizado, etc.
Se queremos isso não podemos simplesmente ser contra essa medida.
2,5%? Não é o que diz o relatório mensal da Google(diz que tem 5% de porcentagem, vi no seu próprio link e calculei na calculadora do celular)!
com as novas API's os apps ficarão melhores... o que custa desenvolver do KitKat pra cá
Isso tudo é para os desenvolvedores fazerem atualizações desnecessárias e cheira a dinheiro para a Google!
Vejo como positivo essa questão dos aplicativos, mas também tem um lado negativo pois principalmente os apps nacionais irão se perder.
Quando o dinheiro fala mais alto...
Verdade brother AC&MM! Isso cheira a lucro que a Google quer ganhar por cima dos usuários ao trocar de smartphone!
iphone fazendo escola.
Totalmente fora de questão! Não existe isso! Muitos aplicativos nacionais, principalmente para a gestão de acessibilidade, não podem perder suporte dessa maneira! O Google se esquece de que pessoas novas no sistema, uma grande parte idosas, que precisam de um aparelho assistente, são os seus usuários! São os fabricantes, estúdios e desenvolvedores de conteúdo digital que devem ser orientados a fornecer versões da sua mídia para todas as versões do sistema! Se fosse um Gingebread, um Froyo, eu entenderia, pois a maior parte dos aparelhos não contam com um armazenamento interno ou memória RAM decentes. Mas, até o 4.1 Jelly Bean, ainda existem aparelhos capazes de rodar bem o Android, e executar aplicativos sem engasgos ou travamentos. E muitas dessas pessoas não querem trocar os seus dispositivos!
Faça-me o favor, Google... O Apple iOS já é complicado demais com essa questão de suporte, mesmo com poucos dispositivos na sua cartela. A Microsoft nunca ofereceu atualizações decentes para os aplicativos do seu Windows Phone/Windows 10 Mobile. Muitos sistemas morreram justamente pela falta de suporte...
Parem com esse descaso!
Concordo brother Magno!
Por um lado vejo isso de forma positiva.
Mas cabe uma crítica à Google em relação às atualizações do Android!
Enquanto o sistema continuar nessa "liberdade" toda, deixando que as montadoras de celular façam o que quiserem e definam qual aparelho será atualizado, essa decisão é uma sacanagem.
Tudo bem que a base instalada dessa versão prá baixo é pequena mas não acho que isso seja 100% correto.
E quem comprou apps ,vai ficar no prejuízo,essa política está errada deve sim obrigar todos os apps pagos e não pagos a se adequar ao novo sistema sem sem prejudicar quem tem dispositivos mais antigos
Mas que sujeira isso! Se for verdade, pessoas que PREFEREM outra versão serão "obrigadas" a trocar de aparelho caso queiram ou precisem de algum serviço. Está errado!
O desenvolvedor ser 'forçado' à adaptação das novas versões é coerente, mas bloquear o acesso de um app desenvolvido no Gingerbread (o Alchemy por exemplo) em versões novas, e ridículo.
O problema não e um aplicativo estar la na Playstore sem atualização, o problema é aplicativo malicioso e mal desenvolvido, que trava, rouba dados, que so recebe avaliações ruins e ainda esta la.
Nao e assim que se resolve os problemas Google, mas é assim que você cerca os outros pra fazer $.
Concordo brother Roberto Oliveira! A Google só quer $$!
É, desse modo será necessário trocar de dispositivo, no máximo, de dois em dois anos, de de forma que possa receber atualização, se não, ficará sem ter suporte para os aplicativos.
A Play Store não é a Windows Store!
E os Pixels não são Lumias para perder o suporte muito rápido!
O androidpit deveria reformular seu app tbm!! parou no tempo... n existe nenhuma novidade há anos... nem material design foi embutido!!!