Será o Moto X4 nosso primeiro Android One?
Muitos usuários acham que o melhor momento da Motorola foi em 2013, quando o Google comandava a fabricante. Neste período, aparelhos como o Moto X e o Moto G foram apresentados pela primeira vez – e nem preciso tocar na questão do sucesso que os mesmos fizeram, não é mesmo? Nesta semana, contudo, tivemos a notícia de que o Google e a Motorola anunciaram uma nova parceria envolvendo um modelo que ainda não chegou ao mercado nacional, o Moto X4.
O Moto X4 foi anunciado na IFA 2017 e surpreendeu a todos ao oferecer integração com a assistente virtual Alexa, da Amazon. Essa novidade teve uma recepção mista, principalmente pelo fato da Alexa ainda não entender português. A empresa já homologou o X4 na Anatel em 11 de agosto, embora não tenha dado mais nenhum detalhe sobre seu lançamento no país. É válido dizer, ainda que não seja um costume da Motorola, que nem sempre um aparelho homologado é de fato lançado no Brasil. Prova disso é o Nexus 6P, homologado pela Huawei em 2015, mas nunca disponibilizado.
A notícia envolvendo o Google e a Motorola também diz respeito ao Moto X4, sobretudo ao programa Android One. Para quem não se lembra esse projeto foi anunciado no Google I/O como parte de um esforço do Big G em acelerar a distribuição de novas atualizações por meio de smartphones selecionados que rodam com o software puro. Neste caso, a versão do SO é a mesma presente nos Google Pixel, sem nenhuma interferência do fabricante.
À primeira vista essa notícia não me empolgou muito, mas comecei a ligar alguns pontos até chegar numa conclusão que tem algum sentido, principalmente para nós usuários Android que somos um pouco "Alice". Como mencionei acima, o Moto X4 foi homologado em agosto, antes mesmo do seu anúncio oficial na IFA agora em setembro. A Motorola disponibilizou rapidamente vários modelos anunciados internacionalmente por aqui, como o Moto Z2 Force e até mesmo dispositivos que sequer receberão o Android Oreo, como o E4 e o C Plus.
A Motorola provavelmente está trabalhando em customizações no software do modelo, e é possível que a Alexa não esteja presente na versão nacional – se vier. Será que podemos esperar por um X4 Android One ou a demora por um posicionamento da empresa sobre esse lançamento no país está relacionada ao trabalho básico de customização que precisa ser feito, com a adição do Moto Voz e Moto Tela?
Outro detalhe que me lembrei foi a entrevista concedida por Mario Queiroz, vice-presidente de produto e hardware do Google, ao site Exame em março. Nela, o executivo fala sobre o interesse do Google em lançar hardware no país, usando como exemplo o Pixel e o Google Home durante sua fala. Nenhum detalhe sobre a estratégia da empresa foi dado ou de que forma o Google pretende voltar a oferecer hardware no país além do Chromecast, mas Queiroz fez questão de reforçar que existem planos de novos lançamentos. Bom, agora o Google tem um acordo com a HTC.
Pessoalmente, acredito que o Moto X4 pode ser a porta de entrada para essa estratégia do Google no Brasil, visto que a empresa já trabalhou em parceria com a Motorola no passado, que por sua vez é uma empresa com demanda e alta popularidade no país. Além disso, o projeto disponibilizado nos Estados Unidos resultou numa recepção positiva entre a comunidade e a imprensa, e acredito que com um pequeno esforço ambas as empresas podem adaptá-lo para nós.
E você, o que acha?
Desde 2013 fui fiel à Moto, achava que era o melhor custo beneficio. Tive um moto g 2013 e agora um X play. De um tempo cá a Lenovo conseguiu acabar com o que eu gostava da marca: bom custo benefício e atualizações rápidas. Acabei de encomendar um xiaomi Mi A1 da China. Good bye moto.
Pq será q, quem comenta q brasileiro gosta de pagar caro em smartphone, nunca comenta de um Galaxy Pocket?
Eles homologaram o aparelho por aqui simplesmente para fabricação, pois a Motorola só tem 2 fábricas no mundo que é aqui no Brasil e nos EUA.... Quando trabalhei na Motorola, os aparelhos que eram vendidos na China eram fabricados aqui no Brasil e exportados para lá. Não acho que esse aparelho será vendido por aqui....
Aguardando cenas do próximo capitulo......
Somos 2.
3
Ainda espero um dia poder ver essas parcerias fazerem o maior sucesso com dispositivos e acessórios tão incríveis e inovadores. E espero já ser rico pra poder ter tudo isso... Se bem que eu sou meio nômade...
Embora seja fã da Motorola, sou mais fã do Google.
Quando o Google comprou a Motorola eu comprei o Moto X e foi o melhor aparelho que tive até hoje.
A Google terminou o casamento e a Motorola virou uma marca da Lenovo, que destruiu a Motorola.
Tudo bem que a linha Moto Z foi inovadora e é excelente, tenho um Z Play que é fenomenal.
Mas entre Motorola by Lenovo e Huawei by Google, vou ficar com a segunda e acredito que o Google lançará aparelhos no Brasil.
Vamos esperar para ver!!
Só acredito, vendo!
parece interessante isso
Um dos motivos do sucesso do Moto X lá em 2013 era o Android enxuto, o sistema continuou legal até o lançamento do Moto Z.
Com o G5, E3, C e Z2 a Lenovo resolveu zuar o plantão fazendo alterações desnecessárias, eu, fã da linha X, tendo em visto essas alterações, ainda não abandonei pois não pretendo comprar um aparelho por agora.
Essa notícia de que a Lenovo pode lançar o X4 com Android Stock no Brasil parece uma luz no fim do túnel para mim
Uma luz no fim do túnel para muitos...
Estou vendo alguns comentários de algumas pessoas quem pensam em importar o Xiaomi Mi A1, vai uma dica para aqueles que gostam de se aventurar no mundo das roms, compre o Mi 5x que é a versão com Miui. Esta versão pode ser encontrada com valores de R$ 50,00 a R$ 100,00 a menor e para alegria de todos já portaram a rom do Mi A1 para o Mi 5x, funcionando 100%.
:D
Ótima notícia brother Tubarão!
Só esperar para ver se vem para o Brasil e com um bom preço...
Sou um pouco otimista rsrs
Acho bem difícil acontecer.
É difícil, mas pode acontecer...
Acho bem improvável o Android One desembarcar por aqui, mais se o X4 vier com um preço bacana e Google assistente e tiver boa aceitação, vai que a Google enlouquece e trás o pixel pra cá.. rs.
🎵 Hello Google 🎵