Android One e Xiaomi: 5 motivos pelos quais eles vão conquistar usuários
No início, o Android One era destinado às economias emergentes. Seu objetivo era levar a experiência do Android puro para qualquer bolso. Porém, qualquer usuário está disposto a ter esse tipo de experiência se o aparelho for acessível. A Xiaomi finalmente se atreveu com o Mi A1 e outros fabricantes também parecem ter se animado, como a HTC com o U11 Life. Ter usado Xiaomi com Android puro foi paixão à primeira vista, mas aqui detalharei os pontos de sucesso de um smartphone com essas características rodando Android One.
Sem bloatware
Se há algo que nós, usuários, odiamos com toda a nossa alma é ter um smartphone com vários aplicativos que não usamos desde o primeiro dia. A maioria das fabricantes (Samsung na liderança) tende a encher o software com aplicativos de seus serviços para obter mais seguidores e para tentar compensar os defeitos do telefone. Se, no final, você não gosta do serviço ou simplesmente não gosta do aplicativo, você vai precisar usá-lo de qualquer maneira na maioria das vezes.
No caso da Xiaomi isso é algo bom porque, na versão internacional, não há muitos aplicativos pré-instalados, porém, ha mais chances de atrasos em desenvolvimento e atualizações. Optamos pela versão chinesa por ter melhores atualizações, mas veio cheio de aplicativos que não podem ser usados, pois sequer funcionam fora da China.
Então, ter um Xiaomi com quase toda a memória disponível para nossos truques desde o primeiro dia foi um luxo que só os Pixel podem nos dar. Falando dos aplicativos do Google, até podemos considerá-los bloatware, mas a maioria dos usuários usa boa parte deles e alguns são muito necessários, como o Google Play. O Play Jogos, Play Música, Play Vídeos e Play Livros são serviços associados à conteúdo que compramos na Google Play, sobretudo os últimos três aplicativos. Por sorte, esses aplicativos não usam quase nada da memória e podem ser inabilitados se não usarmos mais.
Interface simples
Um dos melhores pontos de uma experiência pura com Android é a simplicidade de sua interface. A maioria dos fabricantes personalizam completamente a tela inicial e alguns alteram a estrutura das configurações.
Falando sobre a tela inicial, alguns optam por uma organização com estilo mais parecido com o iOS, com todos os aplicativos na tela. Por ter poucos aplicativos, o sistema é bom; o problema é quando passa de 30. No Mi 5s, por circunstâncias da vida, cheguei a ter mais de 120 aplicativos e alguns estavam organizados em pastas, mas outros não. No final era difícil de encontrar um aplicativo direito, o que me levava a uma organização por tabelas. Como quase sempre eu instalo muitos aplicativos, prefiro ter uma pasta com todos eles organizados por ordem alfabética e outra com os principais, que mais uso.
Por outro lado, há mania de reorganizar o menu de ajustes. Caso a intenção tenha sido facilitar a navegação dos usuários, acredito que eles não conseguiram o que queriam. Cada vez que se troca de smartphone pelo da concorrência, o menu de ajuste é completamente diferente. Não entendo essa estratégia se há um modelo muito simples e fácil de entender como o Android puro.
Otimização padrão
Eu sempre pensei que a MIUI tem uma boa otimização em dispositivos da Xiaomi, mas quando vi alguns testes de velocidade, essa ideia se transformou em mito para mim. O Android One, além de ter a versão Android puro, é o mais simples e eficaz sistema operativo, comparado aos outros Android. Isso quer dizer que será a versão que usará menos recursos e fluirá mais rápido.
A verdade é que o sentimento com Android puro é um Xiaomi é amor à primeira vista, como eu disse. Além do desempenho, o tempo de uso da bateria também é muito bom e é invejado por quase todos os smartphones high-end.
Atualizações diárias por dois anos
Todos os devices Android One chegam ao mundo com a promessa, por parte da Google, de atualizações diretas durante dois anos. Isso é uma grande tranquilidade, mesmo que as vezes as atualizações atrasem algo (como foi o caso do BQ Aquaris A4.5), ao menos elas chegam e, os remendos de segurança também chegam algum dia.
No caso particular do Xiaomi Mi A1, as atualizações podem demorar um pouco mais, pois nem todos chegam pelo Google. A câmera e o controlador para o sensor de infravermelho são configurados pela Xiaomi, logos, eles devem concordar em atualizar com a Google.
Software de primeira categoria e hardware acessível
É indiscutível que a Xiaomi tem um hardware com preço mais acessível. Entretanto, agora com o Android One tem um sistema que agrada a maior parte dos usuários, sobretudo no Ocidente, justamente onde é mais difícil de adquirir os dispositivos da fabricante.
Nunca tinha importado, resolvi arriscar e peguei um Mi A1, queria um One Plus 5, mas não dava. Não me arrependo em nenhum momento, ele é incrível! Não pretendo trocar ele cedo! :D
Espero que a xiaomi lance mais smartphones com android puro, acho que será a porta de entrada dela definitiva ao mercado ocidental.
Pessoal eu também tô doido pra comprar esse Xiaomi aí, mas o problema é que quando vc precisa comprar peças pra reparo, acionar a garantia ou assistência técnica, aí vem a surpresa!
Vejam a reputação da Xiaomi no site Reclame Aqui, e tirem suas próprias conclusões antes de prosseguir com a compra.
www.reclameaqui.com.br/empresa/xiaomi-do-brasil-tecnologia/
Abraços.
Amigo, a Xiaomi não dá mais suporte no país, essas reclamações são de aparelhos que foram vendidos por pouco tempo aqui, poucas lojas nacionais ainda vendem aqui.
Aparelhos importados como o da matéria não vão ter assistência aqui, quer comprar um aparelho "barato" de fora e ter assistência aqui? Compra um iPhone!
Aparelhos importados é sorte e cuidado, tenho um OnePlus 5 versão top de linha com 8GB e 128GB de espaço interno, tenho um Huawei Honor 9 azul lindão, versão de 6GB e 128GB de armazenamento, um Xiaomi MI6 preto de cerâmica com 6GB e 128GB de armazenamento, e pretendo comprar um Mate 10 Pro, resumindo, todos esses aparelhos estão em pleno funcionamento, como eu disse antes, é só ter cuidado e um pouco de sorte.
Outro ponto, nenhum desses aparelhos tem assistência aqui, é risco que corro, mas te lembro novamente, nenhum aparelho desses acima se comparar com as carroças que temos aqui no Brasil, principalmente se você olhar pro preço e qualidade.
Tu é rico? Tu é o filho do goro? Porra pra que tanto smartphone assim?
kkkk, só curto essas paradas!
cara xiaomi nao tem suporte no brasil infelizmene, nao adianta ir no reclame aqui rsrs, a pessoa tem que comprar um xiaomi ja sabendo que vai correr esse "risco"
Acho que vou comprar um só pra testar. Deve ser bacana.
bom demais !
comprei um no ML e esta a caminho !!
Comprei um MI MAX 2 a dois meses, e a experiência com o celular é impressionante. É rápido, e tem um tamanho excelente para ler livros e assistir filmes pois tem 6.44 polegadas e o melhor, uma bateria que dura até 3 dias no uso direto.
Boa tarde amigo, estou querendo comprar o Mi Max 2, porém uma duvida que está me impossibilitando de comprar ele é, a tela parece ter aspecto de vidro ou de plástico? sei que parece ser bobeira, porem é uma coisa que em questão de design para mim muda muito, no aguardo da sua resposta, obrigado!
É vidro pô.
Plástico??? O aparelho tem gorila glass e tela 2.5D não existe plástico nesse aparelho a menos na parte superior por causa das antenas mas o acabamento da Xiaomi é fantástico melhor que Samsung
Cara... Que é de vidro eu sei, quero saber o aspecto, digo pois o Lenovo P8 tem a tela em vidro porém parece ser de plástico, essa era a minha dúvida, mesmo assim, obrigado.
Possuo um Xiaomi Redmi Note 4x com Lineage Os, quase isso.
Tenho muita vontade de testar o mi a1, mi max 2 e o mi note 2(me chama mais atenção que o 3), mas falta dinhero pra ter um deles kkkkkk
Realmente esse MI A1 é está um excelente aparelho, até eu que não pego intermediário o aparelho me atraiu. Mas estou de olho em outros aparelhos.
Fiquei com muita vontade de testar esse Mi 1A, esses dias estava com preço excelente, R$620 na Gearbest, mas não deu pra pegar. Ano que vem quero comprar um, se gostar, passo em frente meu Mi5s Plus....
Perdi esse preço Leandro, estava com ótimo custo benefício.