Google anuncia o Android L [Atualizado]
Durante o Keynote da conferência para desenvolvedores da Google, Sundar Pichai anunciou o firmware 4.4.4, agora foi a vez de vermos verdadeiras mudanças no OS, tanto em relação à interface do usuário, como no sistema em si. Abaixo, você confere os recursos mais interessantes adicionados pelo Android L.
Integração entre plataformas - Material Design
Por muito tempo, a Google optou pelo Holo enquanto projeto de design, onde tudo levava como base este projeto, trazendo consistência e unificando a UI dos serviços do Big G, incluindo o Android. Assim, todos os desenvolvedores foram obrigados a ajustar seus aplicativos às diretrizes do Holo. A partir de hoje, a Google passou a usar o Material Design, um novo layout entre plataformas da Google e deve ser seguida para o desenvolvimento dos novos aplicativos que veremos no Android daqui para frente.
Agora é possível trabalhar a UI em profundidade, além disso, a Google disponibilizou uma paleta de cores e tudo pode ser adaptado para smartphones e tablets, não importa o tamanho da tela. As animações podem ser desenvolvidas para usar a mesma tela para informar os recursos presentes em cada função. A Google vai disponibilizar as diretrizes do Material Design para que os desenvolvedores usem as novas linhas de design para todas as plataformas da Google, o Android é uma delas.
Com o Material Design, a gigante das buscas pretende unificar a forma visual, os movimentos e a interação entre as plataformas, incluindo web, Android e até mesmo iOS.
Interface do usuário otimizada
O Android L pode ser identificado por uma palavra: animação. O Android L trouxe mudanças na interface do usuário do Android. Em primeiro lugar, vale dizer que o gradiente da barra de notificações e da barra de navegação foi deixado de lado e a interface está em consonância com as características gerais de transparência da tela. O que me agrada, visto que oferece uma melhor sensação de aproveitamento da tela.
Além disso, a UI é uma versão otimizada do Google Now. Usando os mesmos movimentos de gestos que hoje usamos para dispensar cartões no aplicativo de buscas, podem ser usados para recusar chamadas, por exemplo.
Desbloqueio Pessoal
A gigante das buscas adicionou um recurso chamado Personal Unlocking que identifica o usuário antes de desbloquear a tela. No evento, foi usado como exemplo o reconhecimento do relógio do usuário para que o mesmo possa desbloquear e usar o dispositivo. A ideia por trás deste serviço é oferecer mais segurança ao OS.
Recurso flutuante
Com o recurso flutuante, agora é possível ter multijanelas no Android. Além disso, o recurso multitarefas entre aplicativos ficou mais simples. A função multitarefa será o coração do novo OS, a ideia é que ao deslizar o dedo para baixo um menu multitarefas/ multijanelas abra a partir do "zoom out" do aplicativo.
Assim, o uso do smartphone ou tablet se torna ainda mais funcional.
Nova barra de status
Conforme publicamos mais cedo, a Google redesenhou o atalho para configurações rápidas e a barra de notificações para o melhor estilo dos cartões de notificação do Google Now. Hoje, a maioria das funções no painel de configurações rápidas podem ser ativadas e desativadas com um simples toque ou abrem o menu de configurações depois que pressionamos as telhas longamente.
Com o Android L, ao clicar em um azulejo do painel de notificações, o usuário será direcionado para uma interface com a informação especifica relacionada à telha determinada na mesma tela. Assim, se você pressionar o azulejo do wi-fi, o painel com as configurações do recurso irá se abrir no mesmo espaço, com a lista de redes e a opção para ligar ou desligar o wi-fi. A grande vantagem desta implementação é que as notificações e definições rápidas podem ocupar o mesmo espaço visual.
A ideia é fazer com que quando o usuário puxar a barra de status para baixo, veja duas opções: uma é o acesso às notificações e outra o acesso às configurações rápidas. Quando puxamos a bandeja de notificações, uma sobreposição escura com cartões no melhor estilo Google Now aparece. Já quando o usuário acessa o menu de configurações rápidas, as notificações se juntam em uma pilha de cartões na parte inferior da tela.
Produtividade
A Google está levando a sério a questão de uso do Android no trabalho. Agora temos o "Android para trabalho" um serviço que separa a vida profissional e pessoal do usuário e, ao mesmo tempo, investiu na otimização do Google Drive, oferecendo suporte para edição de documentos de forma nativa. Assim, se você abrir um documento do Office enviado por e-mail, já será possível editar os mesmos a partir do Drive. Este é o Android L!
Adoção do ART
Com a introdução do Android 5.0 Lollipop, a Google introduziu a máquina virtual ART como uma forma de tornar a execução dos apps mais eficiente. A máquina virtual ART aumenta a eficiência do OS, e torna mais a integração entre plataformas uma opção para a Google. Porém, algo que não foi dito na apresentação é que o ART também vai dificultar o acesso de aplicativos root ao sistema, visto que não vai deixar os aplicativos de root irem fundo no acesso ao sistema operacional. Além disso, a instalação dos aplicativos será perceptivelmente mais demorada conforme a complexidade dos mesmos e eles utilizarão mais espaço na memória do aparelho.
Projeto Volta
A Google também está de olho na autonomia da bateria dos smartphones e isso será entregue aos desenvolvedores em forma de API para que os aplicativos não drenem a bateria dos dispositivos móveis. Até que enfim temos um serviço de economia de energia nativo do OS e mais concreto.
Google FIT
O que era esperado chegou de forma nativa ao OS, o Google Fit. O recurso permitirá que um app acesse um único local para obter todos os dados da prática esportiva dos usuários. Porém, os mesmos terão que autorizar o serviço para tanto. A função funciona com os recém anunciados wearables rodando com Android Wear. Quem vai?
Disponibilidade
A nova versão do OS será liberada no Outono, ou seja, na Primavera no Brasil. Como disse ontem, este é um novo posicionamento do time de desenvolvedores do Android que, agora, passa a seguir os passos da Apple. Assim, primeiro teremos uma visão geral sobre os recursos adicionados ao OS, depois a equipe continua trabalhando para tornar o sistema operacional o mais estável possível e então libera o update para os usuário.
Com relação à liberação do Android L, como de costume, a linha Nexus da Google deve ser a primeira na fila de entrega do novo OS. Em seguida, será a vez dos Google Play Edition e, levando em consideração a rapidez com que a Motorola vem atualizando o OS da linha Moto, acredito que a fabricante será uma das primeiras a liberar o update. Depois, os carros-chefe atuais das principais fabricantes devem começar a receber a notificação via OTA. Claro, essa é apenas uma estimativa, confira outros detalhes sobre quais dispositivos devem receber o update para Android L aqui.
Além disso, temos que levar em consideração que a Google vinha garantindo o suporte de 18 meses para os dispositivos, mas visto que a atualização não mais será lançada logo após a sua apresentação, é bem provável que teremos mudanças neste sentido.
Confesso que estou impressionada, faz um ano que estou esperando para ver as mudanças que tivemos aqui hoje. Porém, uma das coisas que mais me chamou a atenção até o momento é a integração dos serviços: Android, Chrome, Android TV e Android Auto. Isso significa que, num futuro muito próximo, o problema com desenvolvimento de aplicativos para diferentes dispositivos irá ter um fim. A prova disso foi o uso do Evernote em um tablet e em um laptop e a UI do software continuou a mesma. E isso, ao que tudo indica é consequência do Android L, esse firmware está prometendo.
O Google I/O chega ao final sem uma definição quanto ao número da versão do novo software, apenas identifica o OS como Android L. Isso significa que muita água ainda vai rolar. Porém, segundo uma fonte de dentro do Big G, os responsáveis pelo desenvolvimento do Android simpatizaram muito com o nome Lollipop. Vamos aguardar!
E aí, você está satisfeito com o desenvolvimento do Android L ou esperava mais?
Este artigo será atualizado conforme o Keynote do Google I/O 2014 se desenvolve.
Será que vai ter pro LG L90?
Acabei d atualizar meu meu galaxy mega para 4.4.2... E é uma grande bosta!! Q chegue logo uma nova atualização!!
Um conselho, não espere por futuras atualizações, agradeça dele ainda receber o KitKat o/
.
Instalei aqui o dev preview e sinceramente o negócio é diferenciado, para alguém como eu que já pegou e usou, conviveu diariamente com o manuseio de smart com iOS o Android L é algo bem inovador ao meu ver.
Nada contra o design horrivel do iOS 7 que não me agradou desde o lançamento, mas esse Android L promete.
O mundo androidiano quer muito que você faça um vídeo mostrando. Por favor, faz isso pelo site. Abraços!!
O google já liberou a imagem para para download apenas do nexus 5 e 7 mais é versão de desenvolvedor então se forem instalala cuidado pois devera vir com alguns bugs pois a versão pronta sairá apenas no fim do ano...
Segue o DP Android L, pelo o que sei, será a versão 4.X.
http://s30.postimg.org/i72zjgsup/IMG_20140626_160324429_HDR.jpg
http://s21.postimg.org/3l6ldnuvr/IMG_20140626_161236249_HDR.jpg
Calma Google meu celular tá no jelly bean ainda
Será que vai atualizar o tab3 tbm?
Amei o sistema de autenticação com o watch, perfeito.
Será que meu Xperia T2 recebe?
Não vou atualizar.. odiei a interface..
KitKat, tamojunto, seu lindjo <3'
Hu3Hu3
Agora ninguém pode querer falar nada.. Android e iOS os dois estão com quase as mesmas funções na UI. Só que com UI's diferentes. iOS copiou algumas funções do Android, e o Android também copiou algumas funções do iOS. Agora só Os ignorantes e burros pra não ver isso que irão falar que e mentira.
Grandes mudanças na interface, mas realmente achei péssimos esses botões da barra de navegação. Mas não teve só isso, agora temos o art já mais desenvolvido, o suporte a processadores tanto arm, quanto x86 e x64. Também vimos o sistema rodar gráficos de PC, o que era difícil de imaginar a pouco tempo. Com essas novidades, imagino que o os vá rodar com bastante fluidez em grande parte dos aparelhos, o que será lindo junto com essa interface. Sobretudo, acho que ficou bem futurista, to até com medo. Eu já gostava da holo, vamos ver como será essa interface na prática.
Bom eu gostei das novidades! Realmente já fazia um tempo que o Android precisava dessa reforma em geral! Não gosto de comparar com outros SO. O Android tem suas características únicas. Assim como os outros tb tem, seja em designe ou em segurança... Enfim que venha a atualização pra todos. Vamos ver o que temos amanhã.... Espero que não seja nenhum "exterminador do futuro " , depois que a google saiu comprando IA e robótica fiquei com medo!! Valeu pessoal
na parte de disponibilidade tem um erro de português, está "para os usuário."
Seria meio f### arrumar nomes de sobremesas de A a Z.
Espero que está nova versão utilize melhor a capacidade desses computadores de bolso, e que esse novo Android possibilite ter versões mobiles de programas que rodamos em pcs mais que já poderiam muito bem ter uma versão Android, corel, photoshop e outros.
Camila tem alguma chance da Google confirmar o nome e o número amanhã? E você também ganhou um smartwatch? rsrs