Android Go: tudo sobre a versão feita sob medida para smartphones básicos
Durante o Google I/O 2017, Sameer Samat, vice-presidente de produtos do Google, apresentou o Android Go. O objetivo do Google com essa nova versão plataforma, que vem embarcada modelos básicos, é expandir o sistema em países com pouca infraestrutura, mas sem deixar de proporcionar uma experiência satisfatória aos usuários. Entenda mais sobre o Android Go e seus apps a seguir.
O principal pré-requisito para o funcionamento do Android Go é o aparelho ter 512MB ou 1GB de memória RAM. A plataforma é otimizada de diversas formas, eliminando recursos extras que comprometam a experiência de uso ou que exijam muito do hardware. A Play Store, por exemplo, conta com aplicativos adaptados e compatíveis com os pré-requisitos de hardware para funcionamento do Android Go. Os Google Apps, aplicativos nativos do Google, rodam em versões "lite", poupando recursos do sistema e também o hardware.
As medidas anunciadas e colocadas em prática pelo Google para o Android Go podem resultar numa economia de até 750TB de dados, que segundo o Google é a média consumida hoje pelos usuários. O YouTube Go, por exemplo, não pré-carrega os vídeos, contribuindo na poupança de dados de internet e de esforço hardware.
Se a sua memória é boa, como a nossa, vai lembrar que em meados de 2016 o Google anunciou o Android One, também voltado para smartphones com hardware básico. Logo, sim, o Android Go é uma reformulação do projeto anterior da Big G. A diferença é que o Android One era um Android mais puro que poderia rodar também em aparelhos topo de linha, caso as fabricantes deixassem, enquanto o Android Go é um Android mais "capado".
Os desenvolvedores também deverão oferecer versões mais básicas de seus aplicativos, os conhecidos "lite", que não devem ultrapassar o tamanho de 10MB e precisam oferecem ao menos um modo off-line, para funcionamento sem internet. É válido destacar que o Android Go e seu ecossistema não tem ligação direta com o recurso Instant Apps, que está sendo aprimorado pelo Google desde o lançamento do Android 7.0 Nougat.
Falamos mais sobre o Instant Apps no artigo abaixo:
Android Go: aplicativos
Abaixo, você confere uma lista de aplicativos "lite" do Android Go que estão disponíveis para download. Infelizmente, a maioria requer Android Go ou Android 8.1 Oreo para funcionar com instalação direta da Play Store. Alguns APKs também estão restritos, mas é possível baixar alguns para testes.
- Dataly: gerenciador de dados, permitindo que o usuário consiga monitorar o seu consumo de internet (download).
- Files Go: monitor de dados que ajudar os usuários a controlar o armazenamento do sistema (download).
- Gboard Go: conta com funções que facilitam a comunicação entre contatos com idiomas diferentes (download).
- Maps Go: vem com todos os comandos básicos para navegação guiada e consultas em geral (download).
- YouTube Go: permite baixar vídeos em modo offline para serem reproduzidos sem internet (download).
- Google Assistant Go: versão 'lite' do assistente que conta com funções essenciais (download).
- Google Go: versão simplificada do buscador (download).
Você já usou algum "app go"? O que acha da ideia do Android Go?
Mas Android Go Edition e Google Chrome normal não vai dar muito certo, né?!
Será que a Google ainda não cogitou um concorrente para o Opera Mini nesse caso?
Ou o jeito vai ser pensar no AOSP Browser, que é quase um "Google Chrome Lite" mesmo?
Por falar em Android Go, como sabemos que OEMs BRs como Positivo, Multilaser e DL ainda gostam desse tipo de configuração, segue aí uma dica de como podemos contribuir para que esse programa tenha vez aqui no Brasil não só em Custom ROMs:
https://www.androidpit.com.br/forum/767045/android-one-android-go-e-fabricantes-brs-o-que-voce-acha
Pude testar hoje o Android Go no meu Moto G3!
Fiquei muito surpreso com o desempenho e fluidez!
?Bom dia.. onde onde voce abaixou a ver go edition para o moto g3
conseguiu baixar e instalar esse android GO
Onde vou achou para baixar... manda pro meu e-mail por favor e como instalou: gsa.f5x@gmail.com
Defina aparelhos basicos... Existe algum aparelho ativo com 512 ate 1GB de RAM? Alguem ainda usa esse tipo de aparelho?
Tenho amigos que ainda usam o Galaxy S3.
Eu tenho um Moto G3 que tem 1GB de Ram!
E o Android Go ficou excelente nele!
Vc vive numa bolha, camarada? A maioria dos aparelhos Android ativos (moto g's e galaxy's J da vida) Ainda usam 1gb de RAM. A pergunta não é se alguém ainda usa. Mas sim se a maioria já passou a usar mais do que isso.
Seria realmente interessante se o Google melhorasse ainda mais a otimização, aliada aos aplicativos também. Tudo deve funcionar em sincronia. O mínimo exigido para o sistema, para se ter uma melhor experiência no Android, seria de 2 GB de RAM, assim, teríamos aparelhos mais baratos para um público específico.
Esse tipo de aparelho com especificações baixas é importante e não pode desaparecer. Temos que lembrar que nem todos tem oportunidade de comprar um smartphone com tecnologia melhor, não digo isso no Brasil e sim no resto do mundo onde a situação econômica é pior que a nossa...
Agora, o Android Go é que é a parte inútil. O que deveria existir é a otimização do código do Android como um todo pra rodar em qualquer aparelho.
Do que adianta ter um sistema Go e não ter aplicativos de terceiros otimizados.
olha... pra mim um smartphone em configurações tão baixas com 512 RAM deveria ser banido mesmo com Go ou qualquer outro sistema... o mundo tá evoluindo e existem muitos aparelhos bons com configurações bem superiores só.pesquisar...
Vai ser difícil você ver smartphone com 512 MB de RAM em 2018.
Acho que o máximo foi o Twist Mini da Positivo em 2017, mas isso foi apenas um dos momentos de loucura dela, mesmo.
https://www.tecmundo.com.br/positivo-twist-mini/114494-twist-mini-novo-smartphone-entrada-positivo-chega-r-429.htm
Quando começar a sair custom rom com Android Go vai ser incrível!
Gostaria mesmo era de testar o Android go, para ter uma real noção. Quem sabe um dia eu não consigo isso.
Parece que isso já não é uma possibilidade tão distante assim:
https://www.tudocelular.com/android/noticias/n120320/android-81-oreo-go-edition-versao-lineageos-151.html
Android GO não resolve o problema de usuários quanto a escolha de um aparelho, e sim, os varejistas abrindo mão de lucros espaciais no Brasil em cima das fabricantes! E outra:
Vai mesmo pagar 500 reais em um ALCATEL ou Moto C Plus com 1GB de RAM e 8 ou 16GB de interno sendo que podem encontrar um Moto X 2014, um Galaxy S5 (vantagem na digital com display AMOLED), ou talvez até um J5 Prime nessa faixa de preço?
Verdade, eu não faria isso. Infelizmente, tem gente que faz isso.