As novidades do Android 8.1 Oreo: agora em vídeo
O Android Oreo ainda não está presente em muitos aparelhos vendidos no Brasil, incluíndo aí os topos de linha. Poucas fabricantes, como a Sony, Asus e Motorola liberaram novos dispositivos de fábrica com o novo sistema ou estão em dia com seu cronograma de atualizações. Apesar disso, o Google segue a todo vapor e liberou a versão final do Android 8.1 Oreo recentemente. Conheça todos os detalhes dessa versão a seguir.
Android 8.1 Oreo: lançamento e compatibilidade
Apesar de ser uma nova versão do sistema, devemos dizer que a maioria das novidades são destinadas aos smartphones Google Pixel, sobretudo os modelos Pixel 2 e Pixel 2 XL. Os smartphones que estavam legíveis para receber o 8.0 Oreo receberão o novo update, como o primeiro Pixel, o Pixel C, o Nexus 6P e o Nexus 5X.
A nova versão veio acompanhada pelo Android Oreo Go Edition, ou Android Go, destinada aos modelos com 512MB ou 1GB de RAM.
Android 8.1 Oreo: vídeo hands-on
Em vídeo, conheça todas as últimas novidades do Android 8.1:
Android 8.1 Oreo: novidades e recursos
Velocidade das redes Wi-Fi
O Android 8.1 mostra rótulos a respeito da velocidade de redes de Wi-Fi públicas. Isso significa que dá para saber a velocidade da rede antes mesmo de se conectar a ela. Antes, era possível ver um indicador da força do sinal, mas era necessário se conectar a uma rede para saber a sua velocidade.
As informações que aparecem antes da conexão rotulam as redes entre Lenta, OK, Rápida e Muito Rápida, respeitando o seguinte modelo de categorias:
- Lenta: se você utiliza chamadas via Wi-Fi, dá para realizá-las e enviar mensagens (de 0 a 1 Mbps)
- OK: você pode ler páginas da web, usar redes sociais e ouvir música por streaming (de 1 a 5 Mbps)
- Rápido: você consegue ver a maioria dos vídeos (de 5 a 20 Mbps)
- Muito rápido: você consegue ver vídeos de qualidade muito alta (superior a 20 Mbps)
Observação: o recurso não funciona para redes protegidas por senhas, e pode ser desabilitado caso você não queira utilizá-lo.
Alertas para consumo de bateria
A interface do gerenciador de bateria passou por pequenos refinamentos e irá monitorar melhor os apps que consomem mais bateria. Atualmente, a interface já nos mostra quais apps estão gastando mais energia, no entanto, com o Android 8.1 Oreo um alerta será enviado ao usuário com detalhes do app gastão. Essa notificação aparecerá na barra de notificações e na tela bloqueada.
Quando uma notificação for enviada, basta tocar na mesma e o sistema irá sugerir alguns comandos que irão limitar a aplicação. O Android 8.1 também mostra quando um aplicativo estiver rodando em segundo plano e usando recursos com frequência como, por exemplo, solicitando uma atualização quando a tela está desligada.
Visual Core
Essa novidade se destina a quem comprou os mais recentes smartphones do Google. Se trata da liberação do Pixel Visual Core, o primeiro chip móvel desenvolvido pelo Google. Toda Engine do novo chipset estava restrita ao software de câmera controlado pelo Google, nativo dos modelos.
Agora, contudo, o Android 8.1 permitirá que outras empresas possam integram recursos e utilizar a função HDR+ exclusiva dos Pixel 2. Infelizmente, apenas apps que rodarem nos Pixel 2 poderão tirar proveito dessa integração. O modo HDR+ se destaca nesse aplicativo por oferecer um recurso realmente funcional, em tempo real e que entrega ao usuário um resultado fiel no que diz respeito ao contraste e as cores.
Adaptação da interface
O Google está otimizando alguns detalhes da interface do Android Oreo. Como já vimos em outro artigo, o sistema pode receber cores mais escuras nos principais menus, widgets e na Dock principal quando um papel de parede com cores pretas é aplicado. Além de otimizar essa adaptação, o Google está permitindo que os desenvolvedores adaptem a interface de seus aplicativos com base na cor predominante do wallpaper.
TensorFlow Lite
Os desenvolvedores poderão otimizar a inteligência artificial de seus aplicativos através do TensorFlow Lite, que permite que operações de redes neurais sejam executadas localmente no aparelho usando aceleração por hardware. A API Neural Networks também está ligada ao chip Visual Core e a outros frameworks, como o Caffe2. Isso significa que serviços como o Google Assistente estarão mais inteligentes e integrados a outros apps que poderão usufruir de um chip dedicado a computação de Machine Learning.
Otimizações para modelos com 1GB de RAM
É um pouco ousado dizer que modelos com 1GB irão receber o Android 8.1, ou melhor, é pouco provável que estes cheguem até a oitava versão do sistema de alguma forma. Acontece que o Google está se esforçando para que os smartphones que fazem parte do Android Go, ou com 1GB de RAM, possam receber versões mais simples de apps e jogos sem grandes impactos na performance geral. O Instant Apps também deve garantir que dispositivos com hardware superior possam rodar apps em formato web.
Além das otimizações importantes mencionadas acima, o Android 8.1 Oreo traz as seguintes melhorias:
- Um novo widget de calendário
- Central de atalhos rápidos agora está levemente transparente
- O menu de "Gestos" agora está destacado nas configurações do sistema
- É possível ver o nível de bateria de acessórios Bluetooth conectados ao sistema
- Melhorias no sistema de preenchimento rápido
- Menu de desligar e reiniciar o dispositivo foi remodelado
- Seção de "Ajuda e Suporte" foi redesenhada.
E aí, ansioso para receber essa atualização?
Fonte: Android Central
Acabei de receber essa atualizado no meu moto g 5 plus. A interface melhorou bastante. E até que enfim chegou o botão "reiniciar". Até o consumo de bateria melhorou. Parabéns, Google!!
um indicativo que a engrenagem está funcionado, Google e IOS seguem tranquilos no duopólio chatinho e lucrativo.
Enquanto isso o Windows Mobile e o BlackBerry 10 afundando por conta da indiferença do público e dos desenvolvedores, o Tizen e o Sailfish OS passando batidos pelo mesmo motivo, e o Ubuntu Touch (ressuscitado recentemente por desenvolvedores autônomos) e o KDE Plasma Mobile sendo apenas experiementos de entusiastas do Linux.
Bom dia! Boa matéria!!! Porém, eu tenho o Moto X Play já atualizado para Android Nougart (7.1). E espero pela 8.1 brevemente...
Bons sonhos, no mundo real isso não vai rolar de modo oficial😐😐😐
essa rima foi devastadora.
Vai ficar esperando. Duvido que ele receberá alguma atualização mais que não de segurança
Bom dia Brothers e Sisters!
Venho aqui trazer um comunicado a todos os membros que participam e acompanham o Androidpit.
-Todos aqui são livres pra comentar, participar, discordar, concordar e ter aquela discussão sadia desde que seja feito com respeito.
-Não será permitido xingamentos, palavrões, ofensas e nada que causa tumulto e bagunça!
-Todo aquele que descumprir essas regras terá o comentário excluído e será advertido!
-Persistindo no descumprimento das regras posteriormente será banido do site!
Agradeço a compreensão de todos.
Caro, Devis,
Eu espero que o julgamento seja feito de forma imparcial e sem beneficiar seus amigos, pois, meus comentários foram apagados, sem eu dizer palavrão ou ofender!
Sem duvidas as regras se aplicam a todos Manolo!
E da mesma forma que notifiquei vc e apaguei seu comentário, fiz o mesmo com outros membros!
8.1? Meu Moto G5+ não sabe nem o que é o 7.1
Pq vai pro 8.0 direto....
E o que dizer do S7 que vão começar a trabalhar no android Oreo agora, como se houvesse grande diferença para o S8 na interface. As únicas que estão mandando bem em atualização: Asus e Sony.
Como assim? Toda a linha Moto G 2017 já está no 7.1.1, bro... Agora, se estiver com root ou mod, não irá receber mesmo.
Toda linha não, somente os g5s e g5s plus que foram lançado depois, G5/G5 Plus foram lançado com 7.0 e vai pro oreo direto
7.1 não é a última versão.
Verdade meu G5s plus tá no 7.1.1.....so aguardando o 8.1. Ouvi dizer que vai pular a 8.0
Isso é bom. Certamente receberá logo o Android 8 ao invés do 7.1.
muito bom
Muito bom, eu queria que chega-se no Redmi Note 4X da Xiaomi.