Alerta Anti-Rastreamento no Android: Conheça os Novos Recursos
Com a popularidade crescente das smart tags e dos rastreadores Bluetooth, também aumentou a insegurança em relação ao rastreamento não autorizado de dispositivos, inclusive em casos de stalking. Para combater essa ameaça, o Google apresentou novos alertas para notificar o usuário sobre rastreios ilegais, e agora dois novos recursos foram lançados para aumentar a segurança.
Alertas de rastreadores indevidos aprimorados
O primeiro novo recurso apresentado pelo Google é o Temporary Pause Location (pausa temporária de localização, em tradução direta), desenvolvido para ser uma camada extra de proteção assim que um rastreador desconhecido é detectado nas proximidades. Então, junto aos alertas automáticos de rastreamento desconhecido do Android, a função faz diversas varreduras em segundo plano em busca de smart tags não autorizadas.
Assim que um acessório rastreador suspeito é detectado, os usuários recebem uma notificação para desativar o compartilhamento de localização por 24 horas. Durante o período, o rastreador não recebe atualizações de localização, o que permite ao usuário encontrar o acessório e decidir o que fazer.
O segundo recurso apresentado pelo Google é o Find Nearby (encontrar por perto, em tradução direta), ativado quando um alerta de rastreador desconhecido é acionado. Assim que ele é iniciado, faz uma varredura na área ao redor para identificar a localização exata do rastreador, orientando os usuários sobre como desativá-lo. Caso o dispositivo tenha suporte, a função pode fazer a smart tag tocar sem notificar o proprietário.
O Find Nearby foi projetado a partir do recurso de varredura manual já existente no aplicativo Encontre Meu Dispositivo, na seção Segurança e Emergência nas configurações do Android. Diferente da verificação manual, no entanto, a função fica disponível de forma automática quando uma smart tag é detectada.
O Google ainda não se pronunciou sobre outra preocupação relatada pelos usuários: falsas detecções. Esses casos, normalmente, envolvem tags ou rastreadores próprios que estão vinculados a contas diferentes ou ainda em outros smartphones.
Dispositivos Android e smart tags compatíveis
Ambos os novos recursos estão incorporados no sistema Android em vez de serem incluídos no aplicativo Encontre Meu Dispositivo. Com isso, mesmo que os usuários não usem essa rede ou o app, ainda têm acesso à proteção aprimorada de rastreamento.
O Google já confirmou que os alertas de rastreamento desconhecidos estão disponíveis em dispositivos com Android 6.0 ou superior, sendo compatíveis também com acessórios que contam com acesso ao recurso Encontre Meu Dispositivo. Entre os rastreadores com disponibilidade estão os novos aparelhos da linha Point, da Chipolo, e Moto Tag da Motorola, além da Smart Tag e Smart Track da Eufy.
Você já usou o Encontre Meu Dispositivo do Android ou os novos recursos contra rastreamentos indesejados? Vamos adorar saber da sua experiência aqui na caixa de comentários!
Fonte: Google