Ice Cream para todos: uma lista de custom roms disponíveis
I scream, you scream, we all scream for Ice Cream Sandwich, a versão 4.0 do Android. Conjugar o verbo "to scream" (gritar em inglês) soa como falar "sorvete" (ice cream). E aqui não se trata de maneira alguma de um cacófato: um sanduíche de sorvete é desejável. E em dois sentidos: ou para comer, ou para ser instalado nos nossos celulares Android. E gritar representa, talvez, a impaciência de muitos que esperam a chegada definitiva do Ice Cream Sandwich no mercado. Sobretudo sabendo-se que já há um tempo o código-fonte do Android Ice Cream Sandwich está disponível para download. Dentre estes impacientes estão, claro, alguns desenvolvedores, os quais têm trabalhado para fazer ports para diferentes aparelhos celulares. E até mesmo ports para aparelhos que nem mesmo foram anunciados por suas fabricantes para rodar o Ice Cream Sandwich. O que fez Sam Caplat, do xda-developers, foi empenhar-se em listar todos os ports e seus respectivos status. E nós fazemos questão de trazer tal lista aqui para o nosso blog.
A maioria dos custom roms do Ice Cream Sandwich que se podem ver nesta lista encontram-se, ainda, em seu estágio alpha. Dentre os aparelhos que já apresentam uma versão beta do Ice Cream Sandwich estão o:
- Google Nexus S
- Samsung Captivate (USA)
- Samsung Epic 4G Touch (USA)
- Samsung Galaxy S II
- Samsung Galaxy S i9000/i9000B
- HTC Leo: HD2
- HTC Sensation
Ter uma versão beta não significa, porém, que tudo o que se projetou para funcionar já está em funcionamento. Para mais informações, deem uma olhada na lista a seguir ou então acompanhem o site dos xda-developers. Vale ainda dizer que essa lista não está completa. Dá, ao menos para quem se interessa pelo tema, uma boa ideia do que já foi feito, até agora, quando o quesito é custom rom do ICS.
Links que podem lhe interessar:
Fonte: xda-developers
O que era interessante é que antes, a grande maioria dos dispositivos das marcas, recebiam atualizações para a versão mais nova do Android, e olha que não eram tão modernos assim. Hoje, pouquissimos recebem.