5 tendências de 2015 que você verá nos Android top de linha de 2016
2015 nos presenteou com vários dispositivos Android com características incríveis, algumas inéditas e outras apenas aprimoradas, isso tanto na parte de hardware quanto de software. Abaixo separamos 5 tendências que foram consolidadas este ano no mercado mobile e que serão facilmente encontradas em qualquer aparelho top de linha lançado em 2016. São recursos que prometem facilitar a vida do usuário e entregar desempenho antes nunca visto em um dispositivo móvel.
- Estes são os melhores Android top de linha lançados em 2015
- Confira os 25 melhores jogos de 2015 para Android de acordo com o Google
1. Telas curvas
Aparelhos com telas flexíveis ainda não são uma realidade, mas 2015 foi o ano em que mais empresas flertaram com essa tecnologia, entregando vários dispositivos com telas curvas. O aparelho de maior expressão com essa característica foi o Galaxy S6 Edge, mas telas curvas também estão presentes no S6 Edge+ e LG G Flex 2. Certamente é uma das características que marcarão presença em vários dispositivos top de linha de 2016.
Rumores indicam que a Samsung pode sair mais uma vez na frente e lançar o primeiro aparelho com tela realmente dobrável no ano que vem, o chamado Project Valley. Projetos bem menos ousados, mas com telas curvas são dados como certos no Galaxy S7 Edge, e empresas como a LG também devem aprimorar essa tecnologia em seus lançamentos.
Também fez sucesso em 2015 as telas 2.5D, que não possem uma curvatura como o Galaxy S6 Edge, mas são ligeiramente abauladas nas laterais, dando uma sensação de imersão nos aparelhos em que são utilizadas, dando também um toque mais suave e um visual mais harmonioso. Exemplos de aparelhos com essas tecnologia são o ZTE Nubia Z9, Pepsi Phone P1 e o Xiaomi Mi Note.
2. Processadores de 64 bits e 4 GB de RAM
A arquitetura de 64 bits chegou para ficar ao mercado mobile, e 2015 foi o ano em que mais aparelhos vieram equipados com processadores com essa tecnologia. Entre os representantes de maior exponencia temos o Snapdragon 808 e 810, ambos da Qualcomm, e o Exynos 7420 da Samsung. Os três processadores mencionados acima foram os responsáveis por embalarem os principais aparelhos top de linha de 2015.
Em 2016 a briga ficará entre o Snapdragon 820 e o Exynos 8890, ambos também com arquitetura de 64 bits. Há outros processadores que correm por foram, como os da linha Intel Atom Z 3580 e também os da MediaTek, resta saber se eles serão fortes o suficiente para desbancaram os favoritos.
Acompanhando o desenvolvimento dos processadores está também o tamanho da memória RAM. Em 2015 a Asus foi uma das primeiras empresas a usar módulos de 4 GB DDR3 de memória RAM no Zenfone 2.
Poder de processamento e multitarefa eficiente para agradar a todos
Mais tarde vimos a Samsung apresentar o Galaxy Note 5 e Galaxy S6 Edge+ também com 4 GB de memória RAM, porém com módulos LP-DDR4, ainda mais avançados do que o presente na linha Zenfone da Asus. Assim dificilmente você encontrará um aparelho top de linha em 2016 sem contar com 4 GB de memória RAM, tudo para entregar o que há de melhor para o consumidor, já que alta capacidade de processamento sem uma multitarefa eficiente é quase um insulto para o usuário.
3. Pagamento mobile
Em 2015 vimos as primeiras tentativas mais incisivas de implementação de pagamentos mobile, impulsionados pelo Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay. Como se pode perceber três das maiores empresas de tecnologia do mundo apostam neste recurso, que vem ganhando cada vez mais aparelhos compatíveis graças à chegada ao mercado de dispositivos com sensores de impressão digital, que garantem maior segurança, fator importantíssimo, principalmente quando se fala em transferência de valores e dados de cartões de crédito.
Não se assuste se logo tivermos o LG Pay, Sony Pay e etc...
Com tanto apoio e investimento no setor, 2016 tem tudo para se tornar o ano em que os pagamentos mobile irão tomar conta do mercado. Seu smartphone já substituiu muita coisa, e o próximo (muito próximo) passo será a sua carteira, e não se assuste de outras empresas lançarem o seu próprio serviço de pagamento mobile.
4. Sensor de impressões digitais
Como já citado acima, os pagamentos através de dispositivos móveis devem finalmente deslanchar em 2016, e é natural que a maioria das fabricantes adotam sensores de impressões digitais para tornarem os aparelhos mais seguros de uma forma geral, componentes que ainda facilitam a verificação de informações protegidas por senha simplesmente através do reconhecimento de sua digital registrada no aparelho.
Em 2015 aparelhos com os mencionados sensores deixaram de ser exclusividade da Samsung no mundo Android, com empresas como a Sony e o próprio Google adotando como padrão aparelhos com um leitor de impressões digitais, tanto é que o Android 6.0 Marshmallow foi o primeiro a incluir de forma nativa o suporte ao mencionado recurso.
Nesta linha de raciocínio é praticamente inconcebível que os principais lançamentos de 2016 da Samsung, Sony, LG, Motorola, Google e tantas outras cheguem ao mercado sem um sensor de impressões digitais.
5. Múltiplos lançamentos
Foi-se o tempo em que você esperava ansioso para conhecer apenas um aparelho em determinado evento de lançamento de uma fabricante Android. A Samsung em 2014 apresentou o Galaxy Note 4 e o Galaxy Note Edge em um mesmo evento e em 2015 repetiu a dose com o Galaxy S6 e S6 Edge e também com o Galaxy Note 5 e o Galaxy S6 Edge+.
A Motorola, por sua vez, apresentou em um mesmo evento o Moto X Play e o Moto X Style, já o Google apostou no Nexus 5X e no Nexus 6P. A Sony foi além e apresentou de uma vez 3 aparelhos: Xperia Z5, Xperia Z5 Premium e Xperia Z5 Compact. Isso se deve ao fato de as empresas perceberem que determinado tipo de aparelho pode não agradar a todo mundo, assim com múltiplos lançamentos elas conseguem alcançar um público maior, e ainda aproveitam todo o marketing gratuito que gira em torno do aparelho mais robusto.
Maior gama de aparelhos torna o mercado mais competitivo
Ao contrário do que pode parecer isso é bom para o usuário, já que mais dispositivos no mercado aquecem a concorrência, fazendo com que as empresas tenham que praticar preços mais competitivos. É claro, sabemos que no Brasil essa realidade é um pouco diferente, mas é fácil notar como a Motorola balançou o mercado com o Moto G, obrigando outras empresas a oferecerem aparelho bons com preços competitivos.
Acima você conferiu apenas 5 tendências que se consolidaram ente ano e que serão figurinha fácil nos lançamentos de novos dispositivos Android no ano de 2016. Resta saber o que as fabricantes trarão de novidade para o mercado.
E você, no que aposta para 2016?
Apple(Iphone)sempre vai ser o top,o resto é consolo pra quem não pode ter um smartfone de verdade.Nunca vão conseguir copiar o Iphone,só o material de acabamento do Iphone é Mais caro que todo smartfone que se Acha Concorrente da Apple,só se acha,pois o Iphone não tem concorrência.
Vamos rezar para um baixa de preços!
Dispenso as telas curvas, apostem no 3D Touch!
a tela curva é um dos melhores, a do galaxy S6 fico top D+ ainda mais sendo um top de linha, com design premium, alta densidade de pixel na tela, camera super foda *--------* eu evito samsung por causa do peso da touch wiz, mas essas é a melhor interface depois do android puro, e o pouco q eu usei esse smartphone na loja foi mágico *-* HSUAshauhahu :v
A tela inquebrável do Moto X Force espero que seja tendência.
Sabe uma tendência que não foi dita aqui? PREÇOS ABUSIVOS!! Podem esperar, ano que vêm o clima tá ficando tensooo neste país abusivo!!
Sabe um distúrbio chamado TOC?
kkkkkkkkkk Esse distúrbio foi do meu computador! Apareceu ERRO e enviou várias vzs!
Ah, bom...
Abs.
É verdade, cada vez mais caros os aparelhos... Se a tela curva for uma tendência, quando quebrar uma tela dessa teremos que vender um órgão para fazer a troca da tela. Quase vendi meu Rim para trocar a tela do meu Z3 (R$500), não gosto nem de imaginar o valor de uma tela curva.
Como o colega "Iuri André Stona" falou acima. Telas inquebráveis pode ser uma tendência, mas por um lado telas quebradas são somente mais uma incentivo ao consumidor para trocar de aparelho e isso as grandes empresas tem interesse. Eles não querem aparelhos que durem mais de 2 anos.
Sabe uma tendência que não foi dita aqui? PREÇOS ABUSIVOS!! Podem esperar, ano que vêm o clima tá ficando tensooo neste país abusivo!!
Sabe uma tendência que não foi dita aqui? PREÇOS ABUSIVOS!! Podem esperar, ano que vêm o clima tá ficando tensooo neste país abusivo!!
Sabe uma tendência que não foi dita aqui? PREÇOS ABUSIVOS!! Podem esperar, ano que vêm o clima tá ficando tensooo neste país abusivo!!
Sabe uma tendência que não foi dita aqui? PREÇOS ABUSIVOS!! Podem esperar, ano que vêm o clima tá ficando tensooo neste país abusivo!!
Sabe uma tendência que não foi dita aqui? PREÇOS ABUSIVOS!! Podem esperar, ano que vêm o clima tá ficando tensooo neste país abusivo!!
Creio que câmeras frontais aprimoradas e com flash também serão tendência.
tela curva, não. Obrigado!!
queria baixar esse papel d parede
Dissipadores de calor, 3D/Force touch, 4Gb de RAM, Leitor biométrico, acredito nessas
múltiplos lançamentos já existem... samsung... motorola esse ano...
Múltiplos lançamentos em um evento só , e n vários ao longo do ano .