100 dias com o Huawei Mate 20 Pro: pronto para tudo
Três meses após o seu lançamento, o Mate 20 Pro da Huawei ainda é um excelente smartphone. Após 100 dias com esse smartphone, é hora de fazer um balanço. Esse tempo com ele me permitiu ver fraquezas suas que no início ainda não eram reconhecíveis, vamos conhecer tudo agora.
Vantagem: desempenho
Devemos reconhecer que existem smartphones que, no papel, podem até passar pelos testes e benchmarks usuais com mais pontos que o Mate 20 Pro. No entanto, o desempenho do smartphone da Huawei nunca me desapontou, muito pelo contrário.
O processador Kirin 980 do dispositivo, junto com sua memória RAM generosa, tem energia mais que suficiente para oferecer desempenho máximo em qualquer situação. E aposto que continuará assim mais um ou dois anos.
Desvantagem: sensor de impressão digital
No entanto, o sensor de impressão digital na tela do Mate 20 Pro não consegue acompanhar o desempenho. É ainda mais lento e tem mais erros do que os sensores "normais" que a Huawei vem usando (na minha opinião, com bons resultados) há anos.
Então eu uso esse sensor apenas em casos excepcionais, optando por desbloquear por reconhecimento facial. Essa, após as dificuldades iniciais, finalmente funciona de forma rápida e segura.
Vantagem: bateria
Se falamos de celulares e autonomia, nossa história sempre acaba em tragédia. Mas com o Mate 20 Pro, tudo muda. Nos aproximadamente três meses em que tenho usado este smartphone, a duração da bateria nunca me decepcionou. Não importa o que você faça, é muito difícil drenar a bateria antes do anoitecer. Em um nível de uso normal, eu só carrego o Mate 20 Pro a cada dois dias.
Entre os meus elogios, devo incluir também a velocidade de carregamento. Com o carregador que vem na caixa, o Huawei Mate 20 Pro recarrega a bateria com velocidade sem precedentes, algo que resolveu muitos problemas. O carregamento sem fio é um bom extra, embora eu não o use com tanta frequência.
Desvantagem: multitarefa
Eu não gosto muito da multitarefa do Huawei Mate 20 Pro. Isso não é por causa de memória insuficiente por um processador muito lento, e sim devido ao software. O sistema arranca os aplicativos abertos da memória muito rapidamente, então você precisa reiniciá-los com mais frequência para colocá-los de volta em primeiro plano.
Outros dispositivos fazem isso muito melhor, especialmente aqueles com software mais próximo do Android puro do que a altamente modificada Huawei EMUI.
Vantagem: câmera
Três distâncias focais, amplo suporte da IA, uma resolução de até 40 megapixels, vídeos com um máximo de 960 quadros por segundo... Em teoria, a câmera tripla do Mate 20 Pro é uma verdadeira maravilha da tecnologia. E, depois de três meses, a câmera do smartphone continua a me fascinar.
Isso se deve principalmente a duas coisas: o zoom de grande angular e suas cinco ampliações. Embora a IA às vezes interfira um pouco demais para o meu gosto, e nem todas as fotos sejam um sucesso, acho que a câmera desse aparelho oferece mais possibilidades criativas do que todas as outras câmeras de smartphone atuais e, portanto, não tem paralelo.
Desvantagem: alto falante externo
Em princípio, a idéia da Huawei de integrar o alto-falante Mate 20 Pro na porta USB Type-C me pareceu muito boa. É uma pena que não funcione tão bem quanto eu esperava. O som não é o melhor e o volume é um pouco baixo e, claro, a situação piora quando você conecta um cabo à porta. Nesse caso, o Mate 20 Pro soa muito baixo e o som fica incompreensível.
Vantagem: tela
A tela AMOLED do Mate 20 Pro é uma verdadeira festa para os olhos. Alta resolução, nitidez, excelentes ângulos de visão e bom brilho em todos os momentos. O controle de brilho automático tem a sensibilidade correta, e somente em um ambiente escuro a tela do smartphone poderia escurecer um pouco mais para o meu gosto.
Mas esse detalhe é compensado pelo número de opções com as quais essa parte do dispositivo pode ser ajustada. A tela é uma das principais características de um smartphone e, nesse aspecto, o Mate 20 Pro é mais do que convincente.
Desvantagem: bordas da tela
Embora eu goste da tela, ela não é perfeita, e isso é por causa das bordas levemente curvas. Elas me deram nos nervos com uma frequência desagradável. Eu não me importo com a representação levemente distorcida da imagem, um detalhe que em algum momento nem é mais percebido.
Mas, especialmente ao escrever, a tela sensível ao toque nem sempre reage imediatamente se você quiser pressionar uma tecla que está na borda. Com os jogos acontece a mesma coisa: os elementos que estão nas bordas não ficam bem. Eu admito que são essas arestas que tornam o telefone mais arredondado e confortável de segurar. Mas, além disso, eles não têm valor agregado, pelo contrário.
Conclusão
Mesmo após 100 dias de uso, o Mate 20 Pro ainda não me aborreceu. Eu ainda acho que esse é um dispositivo muito bom: é rápido, tem uma câmera extremamente versátil e é muito divertido. Claro, existem alguns pontos fracos, mas posso perdoá-los facilmente perante suas vantagens.
Você teria um Mate 20 Pro?
Pronto pra tudo. Menos proporcionar liberdade para o usuário modificar o sistema, ou até mesmo troca-lo, assim como qualquer outro android que presta. Se for pra usar um sistema fechado, que seja iOS, não essa parada espiã que a Huawei faz e chama de Android.
Não teria um Huawei. O design geral e a interface não me atrai.
Troquei meu Samsung note 8 pelo mate 10 pro, amo meu celular e pretendo continuar com a Huawei, uma coisa que me preocupou no mate 20 é sua tela curva, visto que tive uma péssima experiência com o Galaxy S7 edge, em que as bordas eram super sensíveis e a palma da minha mão acabava por clicar involuntariamente na tela (um milhão de vezes por dia, principalmente no botão compartilhar do Facebook). Me deixou triste com a fabricante o update para o Android pie, retiraram algumas funções interessantes dos aparelhos, como por exemplo o desbloqueio facial com óculos, que já não é mais possível, e o multitarefa ainda está muito burro, tendo que centralizar o app para qual vc quer voltar a usar (visto que a rolagem se tornou horizontal). E o duplo clique no botão de multitarefa perdeu sua funcionalidade visto que nem sempre volta para o app anterior, eu gostaria de não tê-lo atualizado para o Pie
Depois de 2 anos o Huawei Mate 9 continua um excelente aparelho. Imagina o Mate 20 depois de 3 meses? Eu ainda sonho com o Mate 10 Pro... Um dia chego lá.
*Se o teu mate 20 pro dura 2 dias, isso quer dizer que tu não usa muito ;D
Meu mate 20X aguenta de 7 da manhã, até umas 2 da manhã e tenho que carregar, no momento o meu tá com 25% e com 7hrs de tela. Se eu fizer o mesmo uso do teu, devo chegar fácil a 3 dias. Mas celular peso de papel não rola ;D.*
Quanto aos apps, isso é por causa do gerenciamento agressivo, o Mi8 tem o mesmo gerenciamento agressivo de bateria, ambos tu tem que configurar manualmente, para evitar que se fechem em segundo plano *Isso é realmente chato, para quem não sabe mexer*
O som realmente deixa a desejar quando está alto, mas ele é alto, o do mate 20x pelo menos é bem alto, mas eu sinto que não é tão bom assim, como tu diz.
Já usei gadgets da Huawei , são excelentes, o que não gosto nadinha é da EMUi , poderiam dar uma bela enxugada nela , algo próximo a oxygen OS , aí seria maravilhoso
É uma ótima opção, sinceramente, posso pensar em comprar um.
Três meses após o seu lançamento, o Mate 20 Pro da Huawei ainda é um excelente smartphone
Ah não sério? Depois de longos três meses ele AINDA é excelente assim? Não preciso trocar? Nossa que alívio que duração incrível de excelência.
Repetindo:Se eu teria o Mate 20 pro?
Sim,bom processamento,ótima câmera,bateria que está entre as melhores..
Que smartphone meus senhores..Que smartphone..